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Instrumentos Utilizados

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Apresentação em tema: "Instrumentos Utilizados"— Transcrição da apresentação:

1 Instrumentos Utilizados
Planejamento Orçamento Controle Profª Márcia D´Souza

2 Processo de Gestão Planejamento Estratégico Operacional Programação
Execução Controle Profª Márcia D´Souza

3 Processo de Gestão Fases do Processo Finalidade Produto Planejamento
Estratégico Garantir a Missão e a Continuidade Diretrizes e Políticas Estratégicas Planejamento Operacional Otimizar o Resultado a Médio e a Longo Prazo Plano Operacional Programação Otimizar no Curto Prazo Programa Operacional Execução Otimizar o Resultado de cada Transação Transações Controle Corrigir e Ajustar para Garantir a Otimização Ações Corretivas Profª Márcia D´Souza

4 TIPOS DE PLANEJAMENTO Planejamento Estratégico
É um tipo de planejamento de longo prazo, de responsabilidade dos níveis mais altos da Administração, que procuram se antecipar a fatores exógenos e internos à empresa, geralmente relacionados com as linhas de produtos ou mercados. Outras características: Envolve grande volume de recursos Decisões de difícil reversibilidade Nível de risco expressivo Profª Márcia D´Souza

5 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Técnica com a finalidade de ordenar as idéias, criando uma visão do caminho que se deve seguir (estratégia). Por Que Planejar? Profª Márcia D´Souza

6 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Quem Planeja Sabe: Avaliar as perspectivas a curto, médio, longo prazos. Agir sobre o mercado. Desenvolver diferenciais competitivos. Antecipar-se as situações desfavoráveis. Profª Márcia D´Souza

7 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Quem é Planejado Acaba: Sendo surpreendido por alterações no mercado. Precisando sempre se reprogramar. Atrelado a iniciativas da concorrência. Profª Márcia D´Souza

8 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Objetivos Investigar as vantagens competitivas. Estabelecer objetivos e fatores críticos de sucesso. Facilitar a consecução dos objetivos empresariais. Criar um modelo funcional e de dados do negócio. Permitir visualização do negócio em termos dos objetivos críticos de sucesso. Profª Márcia D´Souza

9 Onde estamos? Para onde iremos? Como iremos?
Revisar estratégias do negócio Desenvolver planos de sistemas Definir necessidades Revisar operações do negócio Estabelecer projetos Iniciar o projeto Desenvolver projetos Desenvolver planos de tecnologia Revisar sistemas existentes Obter aprovação da gerência Desenvolver alternativas de solução Desenvolver planos Organiza- cionais Identificar melhorias de prazo Profª Márcia D´Souza

10 ESTRATÉGIA DA ENTIDADE
COMO CRIAR A ESTRATÉGIA? Análise do Ambiente Análise dos Aspectos Internos ESTRATÉGIA DA ENTIDADE Missão Versus Campo de Atuação Estratégia Vigente Profª Márcia D´Souza

11 PLANEJAMENTO DE RESULTADOS
Planejamento Tático Tem a finalidade de otimizar parte do que foi planejado estrategicamente. Tem um alcance temporal mais curto em relação ao planejamento estratégico. Profª Márcia D´Souza

12 Planejamento Operacional
PLANEJAMENTO DE RESULTADOS Planejamento Operacional Tem a finalidade de maximizar os recursos da empresa aplicados em operações de um determinado período (curto e médio prazos). Outras características: Decisões mais descentralizadas Decisões mais repetitivas Decisão mais fácil de ser revertida do que a estratégia. Profª Márcia D´Souza

13 ORÇAMENTO EMPRESARIAL
O QUE É O ORÇAMENTO? É uma ferramenta de planejamento e controle que fazem com que as empresas olhem para frente. Profª Márcia D´Souza

14 ESTRATÉGIAS E PLANOS O orçamento é mais útil quando elaborado como parte integrante da análise estratégica da organização. ANÁLISE ESTRATÉGICA Estuda como uma organização pode combinar melhor sua própria capacidade com as oportunidades de mercado, com vistas a alcançar seus objetivos gerais. Profª Márcia D´Souza

15 ORÇAMENTOS ESPECÍFICOS
O orçamento geral de uma empresa industrial é formado basicamente pelos seguintes orçamentos específicos: a. orçamento de vendas; b. orçamento de produção; c. orçamento de matérias-primas; d. orçamento de mão-de-obra direta; e. orçamento de custos indiretos de fabricação; f. orçamento de custo de produção; g. orçamento de despesas gerais, administrativas e de vendas; h. orçamento de capital; i. orçamento de aplicações financeiras e financiamentos; j. orçamento de caixa; k. orçamento de resultado. Profª Márcia D´Souza

16 Inter-relaciona- mentos dos orçamentos específicos
Profª Márcia D´Souza

17 ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Concepção do negócio atual Planejamento Estratégico Focado no Lucro Orçamento Empresarial Integrado Relatório Comparativo do Orçado versus realizado Análise das variações orçamentárias Replanejamento do modelo adotado Profª Márcia D´Souza

18 ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DO NEGÓCIO
SELEÇÃO DE CLIENTE Quais clientes quero servir? Quais clientes posso realmente agregar valor? Quais clientes me permitirão ter lucros? Quais clientes não quero servir? CAPTURA DE VALOR Como posso gerar lucros? DIFERENCIAÇÃO / CONTROLE ESTRATÉGICO Por que meus clientes compram de mim? ESCOPO Que serviços e soluções quero vender? Que atividades ou funções quero sub-contratar, terceirizar ou trabalhar com um parceiro? Profª Márcia D´Souza

19 GESTÃO E ANÁLISE DE ORÇAMENTOS
O processo de análise do orçamento não acontece num só instante, mas sim ao longo de todo o desenvolvimento do orçamento. Uma vez fixadas as datas, o departamento de orçamento verifica se as áreas estão respeitando as datas limites de entregas e, quando não, toma as providências cabíveis. Profª Márcia D´Souza

20 GESTÃO E ANÁLISE DE ORÇAMENTOS
Concluída a elaboração do orçamento, os valores apresentados pela demonstração de resultados e pelo balanço projetado devem ser objeto de análise que vise otimizar os resultados ou detectar possíveis distorções geradas por premissas e objetivos considerados em sua elaboração. Profª Márcia D´Souza

21 COMO ANALISAR UM ORÇAMENTO
A análise dos orçamentos será baseada nos seguintes aspectos: Ponto de equilíbrio; Análise financeira de balanços; Análise de variações com o ano anterior ou com o orçamento anterior do mesmo período; Análise conjunta com os representantes dos centros de responsabilidade. Profª Márcia D´Souza

22 ANÁLISE FINANCEIRA DE ORÇAMENTOS
Basicamente, a análise financeira do orçamento será composta pelas seguintes técnicas: Técnicas Objetivo Análise por meio de índices Análise Vertical / Horizontal Modelos de Análise de Rentabilidade Permitir um diagnóstico geral da situação econômico-financeira da empresa. Possibilitar a descrição de detalhamento da situação econômico-financeira que escapa à abrangência dos índices. Dar ampla e profunda visão sobre os fatores que interferem na rentabilidade de uma empresa. Profª Márcia D´Souza

23 ANÁLISE DE VARIAÇÕES PARA CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
O confronto entre resultados reais e objetivos orçados é denominado de análise de variações, a qual permite a avaliação do desempenho e a indicação de variações. Isso permitirá que a administração atue nas execuções. Profª Márcia D´Souza


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