A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi
A REDUÇÃO DE CUSTOS X GESTÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DO COPROCESSAMENTO DE RESÍDUOS: ESTUDO DE CASO NA FÁBRICA DE CIMENTO NA CIDADE DE BARAÚNA/RN. Francisco Fábio Barreto de Medeiros Orientador: Prof. Ms. Ana Marisa Duarte Junho/2015

2 INTRODUÇÃO O crescimento populacional atrelado ao aumento do consumo;
A necessidade das organizações as exigências da sociedade; Atendimento da legislação vigente; O avanço tecnológico Busca por novas praticas sustentáveis.

3 JUSTIFICATIVA Mostrar que um Processo Industrial pode atender a preservação ambiental; Mostrar que possível otimizar custo sobre o produto; Criação de novas oportunidades;

4 Problemática A empresa atende aos requisitos legais do novo processo e se a gestão ambiental serve para auxiliar a empresas no planejamento para tomada de decisões certas, otimizando assim a utilização dos recursos no processo produtivo?

5 OBJETIVOS Geral Específicos
Demonstrar a viabilidade de se fazer coprocessamento no ramo cimenteiro e evidenciar os benefícios econômicos. Específicos Evidenciar a importância da gestão ambiental na indústria; Comprovar os benefícios da atividade; Apresentar resultados do processo industrial; Demonstrar os futuros investimentos para a atividade de coprocessamento.

6 METODOLOGIA TIPO DE PEQUISA: Exploratória, descritiva e Qualitativa
Pesquisa bibliográfica e de Campo UNIVERSO: Uma fábrica de Cimento Mizu, em Baraúna-RN AMOSTRA: Um processo industrial de aproveitamento de resíduos. INSTRUMENTO DE PESQUISA: Analise de dados, documental, funcionamento do processo, entrevistas e certificações legais.

7 REFERENCIAL TEORICO SUSTENTABILIDADE ANOS 70. MUNDO GLOBALIZADO
TECNOLOGIA COPROCESSAMENTO DE RESIDUOS INDUSTRIAS MINIMIZAÇÃO DE CUSTO IMAGEM DA ORGANIZAÇÃO LEGISLAÇÃO VIGENTE. SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR . EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE Elaborado pelo autor

8 LEGISLAÇÕES QUE REGEM A PRÁTICA DE COPROCESSAMENTO
Licenciamento de fornos rotativos de produção de clínquer para atividade de Coprocessamento. CONAMA nº 264/99 Procedimentos e critérios para funcionamento de sistemas de tratamento térmico de resíduos. CONAMA nº 316/2002 Monitoramento ambiental contínuo e periódico das emissões atmosféricas. RESOLUÇÃO SEMA 054/06 A Lei Federal /2010 Gerenciamento corretos de resíduos

9 RESULTADOS E DISCUSSÃO
No Brasil, a destinação de resíduos industriais está de forma desordenada; A região Nordeste tem a sua destinação final relacionada a lixo uma das piores com 49,38%; Há necessidade maior em investir . Fonte: ABRELPE, 2012.

10 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Panorama Brasil em coprocessamento:

11 RESULTADOS E DISCUSSÃO
A inauguração oficial da unidade da fábrica de Cimento Mizu, em Baraúna-RN, aconteceu em maio de 2012. Capacidade de fabricação de cimento 2,4 milhões de toneladas anuais; Capacidade de clinquerização 1,43milhões de toneladas anuais. Projetos Futuros: Forno de clinquerização 1,43 milhões de toneladas anuais; A instalação da terceira linha de moagem, a fábrica passará a produzir 3,6 milhões de toneladas de cimento por ano.

12 RESULTADOS E DISCUSSÃO
O crescimento da organização reflete quadro de integrantes: Ano 2010 = 42 Ano 2011 = 169 Ano 2012 = 207 Ano 2013 = 267 Ano 2014 = 304 Ano 2015 = 348 Media de 44,75 Funcionários por ano.

13 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Em Janeiro de começa a destruição térmica com certificação. Media = 2,02% substituição de combustível. Borra oleosa = 11 ton/dia; Cascalho de perfuração = 200t/dia. Em Ferreiro de 2015 começa a destruição térmica de resíduos sólidos. DT = 33 toneladas.

14 CONCLUSÃO O aumento da sociedade e o avanço tecnológico gera a necessidade de praticas inovadoras; As organizações podem maximizar seus lucros sem degradar o meio ambiente; Existe possibilidade de minimizar os custo sem prejudicar o processo; Geração de novos empregos diretos e indiretos; Uma melhor credibilidade da sua imagem junto a sociedade e investidores; Atender a legislação vigente.

15 “A organização que enfrenta os desafios que surgem pelo caminho com maturidade e otimismo, fatalmente será bem sucedida”. Obrigado


Carregar ppt "Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google