Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC - fase inicial de discussão de critérios de avaliação: ficha de avaliação - dois especialistas por coleção - duas coleções por duplas
2
Ficha de avaliação I – DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA COLEÇÃO
II – CRITÉRIOS ELIMINATÓRIOS - Há erro conceitual ou indução ao erro - O MP explicita os pressupostos teóricos e os objetivos que nortearam a elaboração da coleção - Há coerência entre os pressupostos teóricos explicitados no MP e o livro do aluno - Há adequação e coerência entre os diferentes volumes
3
Ficha de avaliação II – CRITÉRIOS ELIMINATÓRIOS
- A metodologia adotada contribui para o desenvolvimento de capacidades básicas - Os textos e as ilustrações são livres de preconceitos ou estereótipos que levem a discriminações de qualquer tipo. - A coleção é isenta de doutrinação política ou religiosa. - A coleção apresenta-se sem publicidade de artigos, serviços ou organizações comerciais. - Respeita a proibição de trazer informações que contrariem a legislação vigente, como o estatuto da criança e do adolescente e o estatuto do idoso.
4
Ficha de avaliação III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
1. SELEÇAO E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS A coleção apresenta adequadamente os conhecimentos relativos a números e operações; álgebra; geometria; grandezas e medidas; tratamento da informação, quanto a: - Seleção, distribuição, articulação entre o conhecimento novo e o já abordado; entre os diversos campos da Matemática
5
Ficha de avaliação III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
2. ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS - contribui para a compreensão dos conceitos e procedimentos matemáticos, favorecendo a atribuição de significados aos conteúdos do campo: Números e Operações; Álgebra; Tratamento da Informação (Estatística, probabilidade e Combinatória) - articula os diferentes significados de um mesmo conceito; - articula as diferentes representações matemáticas (língua materna, linguagem simbólica, desenhos, gráficos, tabelas, diagramas, ícones, etc.); –há equilíbrio e articulação entre conceitos, algoritmos e procedimentos
6
Ficha de avaliação III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
3. METODOLOGIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM - uso de conhecimentos já trabalhados, extra-escolares, interação entre alunos, favorece o desenvolvimento de competências complexas: observar, explorar e investigar; estabelecer relações, classificar e generalizar - apresenta situações que envolvem: questões abertas; desafios; problemas com nenhuma solução ou com várias soluções; utilização de diferentes estratégias na resolução de problemas; comparação de diferentes estratégias na resolução de problemas; verificação de processos e resultados pelo aluno; formulação de problemas pelo aluno
7
Ficha de avaliação III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
3. METODOLOGIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM – valoriza o desenvolvimento de habilidades relativas ao: cálculo mental; cálculo por estimativa – estimula a utilização de recursos didáticos diversificados: materiais concretos; calculadora; outros recursos tecnológicos: leituras complementares.
8
Ficha de avaliação III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
4. CONTEXTUALIZAÇÀO - Na coleção, os conhecimentos matemáticos são contextualizados, de forma significativa, no que diz respeito: a própria matemática; as práticas sociais atuais; a história da Matemática; a outras áreas do conhecimento
9
Ficha de avaliação III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
5. FORMAÇÃO DA CIDADANIA IV – ESTRUTURA: TEXTUAL e VISUAL
10
Ficha de avaliação V – MANUAL DO PROFESSOR Linguagem clara; subsídios para a atuação do professor: orientações metodológicas para o trabalho com o livro do aluno; sugerindo atividades diversificadas (projetos, pesquisas, jogos etc.) além das contidas no livro do aluno; apresentando resoluções das atividades propostas aos alunos; contribuindo para reflexões sobre o processo de avaliação do aluno; sugerindo leituras complementares; apresentando a bibliografia utilizada pelo autor; indicando fontes de informação.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.