A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VALIDAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS Experiência da UNASUS UFMA Profª. Paola trindade Garcia Coordenação de produção pedagógica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VALIDAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS Experiência da UNASUS UFMA Profª. Paola trindade Garcia Coordenação de produção pedagógica."— Transcrição da apresentação:

1 VALIDAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS Experiência da UNASUS UFMA Profª. Paola trindade Garcia Coordenação de produção pedagógica

2 Recursos educacionais o A função principal de um recurso educacional de aprendizagem é auxiliar quem recorre a ele em seu processo de desenvolvimento e construção de conhecimento próprio sobre determinado tema; o A estratégia as ser utilizada em tal condução está intimamente relacionada ao público-alvo identificado e à abordagem educacional definida (componentes do planejamento didático pedagógico), sendo o principal responsável pela efetividade do recurso de aprendizagem, pois é ela que atrai ou não o aluno. (SANTOS, 2015)

3 Por que validar recursos educacionais? A produção de material didático na EaD é de grande importância para a efetiva aprendizagem do aluno e, para isso, exige alguns diferenciais em sua elaboração; aspectos que devem ser observados por todos os profissionais que integram o seu processo de produção. A validação de materiais para a EaD tem sido um grande desafio para as IES, especialmente por sua ausência de padronização e as diversas abordagens que se dão como critérios ao processo de validação e postagem nos AVAs.

4 Por que validar recursos educacionais? Para que o processo de validação seja eficaz, é importante observar a construção do material didático no que diz respeito à garantia de unidade entre os conteúdos trabalhados, quaisquer que sejam sua organização, módulos, unidades educacionais, áreas, temas e projetos. Aspectos como organização, clareza e objetividade das atividades e produtos, e ainda a articulação entre o conteúdo, o processo ensino- aprendizagem e as diversas mídias propostas são fundamentais nesse processo.

5 Por que validar recursos educacionais? Além disso, o aluno da EaD, desenvolve suas habilidades e competências através (com o apoio) dos materiais que são disponibilizados nos AVA, Assim, estes devem ser bem elaborados e organizados de tal forma a facilitar o entendimento do aluno e sua organização e planejamento para os estudos, aspectos diretamente relacionadas à sua autonomia enquanto aluno da EaD.

6 Recursos educacionais e o processo de validação o Independente da estratégia escolhida é fundamental um planejamento bem elaborado da sequência e da forma de condução e validação do recurso educacional. (SANTOS, 2015)

7 Planejamento didático pedagógico: -Aspectos pedagógicos -Aspectos técnicos -Detalhamento de conteúdos Validação dos conteúdos educacionais e itens de avaliação: -Aspectos pedagógicos -Aspectos técnicos científicos -Adequação planejamento x produto entregue Parâmetros para validação: Planejamento didático-pedagógico Conteúdos educacionais Avaliação da aprendizagem

8 Planejamento didático-pedagógico

9 Instrumentos de validação - conteúdos Formulário para avaliação de conteúdo educacional -Composto por questões abertas e fechadas; -Distribuídas em blocos; -Respondidas por um validador (especialista no conteúdo abordado, considerando-se expertise e titulação).

10 Instrumentos de validação - conteúdos I - ANÁLISE POR ITENS 1.Título É compreensível, conciso e retrata o conteúdo do trabalho? 2. Introdução Apresenta a contextualização do tema em sequência lógica? Os objetivos e/ou hipóteses estão bem formulados? Explicita a importância da questão abordada?

11 Instrumentos de validação - conteúdos I - ANÁLISE POR ITENS 3. Conteúdo - É apropriado para atingir os objetivos de acordo com o plano didático? A linguagem está adequada ao público alvo? - Apresenta evidências científica do conteúdo? Está atual? A apresentação segue uma sequência lógica e conformidade com as políticas do Ministério da Saúde? - O contexto de trabalho do público-alvo foi considerado na redação? O conteúdo está adequado ao nível educacional do público-alvo? O conteúdo atende a carga horária proposta?

12 Instrumentos de validação - conteúdos I - ANÁLISE POR ITENS 4. Tabelas, imagens, quadros, infográficos e outros elementos visuais Contêm informações úteis e em sequência lógica de acordo com o corpo do texto? São autoexplicativas e sem duplicação de dados já descritos no texto? Possuem indicação de fonte? A imagem tem qualidade para visualização que possibilite redesenho? As imagens são atuais e correlatas ao conteúdo proposto? 5. Considerações finais/Conclusões São claras e baseadas no texto exposto? Demonstram síntese reflexiva do autor?

13 Instrumentos de validação - conteúdos I - ANÁLISE POR ITENS 6. Redação - O texto em sua completude apresenta um fio condutor nas ideias apresentadas pelo autor? - O texto apresenta coerência e consistência metodológica e de interpretação? - O texto contribui de forma significativa para a construção do conhecimento? - Utiliza linguagem correta, clara, concisa, precisa e coerente? - O texto contém partes excessivamente extensas?

14 Instrumentos de validação - conteúdos I - ANÁLISE POR ITENS 7. Referências São seletivas, pertinentes e atualizadas para o tema? A quantidade de referências é suficiente? 8. Originalidade O texto é original? Foi identificado algum trecho em que ocorresse plágio? Em caso de ocorrência de plágio, grifar e indicar no próprio texto (além de destacar aqui). 9. Comentários gerais e solicitações ao autor

15 Instrumentos de validação – conteúdos II – PARECER FINAL [ ] Indicado para publicação [ ] Indicado para publicação mediante as reformulações solicitadas [ ] Não é indicado para publicação

16 Instrumentos de validação Itens de avaliação

17 Onde os processos de validação aparecem nos fluxos?

18 Parâmetros para validação (produtos multimídia) Fatores pedagógicos Fatores técnicos Fatores gráficos

19 Fatores pedagógicos o Objetivos educacionais o Transposição didática o Comunicação didática: diálogo entre o aluno e a teoria abordada o O planejamento das interações e da interatividade deve ter como base a elaboração de um “modelo conceitual” o Respeito ao planejamento didático-pedagógico o Coerência na inserção de recursos educacionais (planejamento)

20 Fatores técnicos o Validação de AVA o Navegação fácil e intuitiva o Validação da plataforma (potencialidades e limitações) o Verificação de critérios de usabilidade

21 Fatores gráficos o Imagens: centralizar o uso via finalidade pedagógica. o Utilidade: compreensão do conteúdo e perfil do público-alvo. o Objetivo: que os alunos possam compreendê-las e usá-las como ferramentas para elaborar, testar e reelaborar suas hipóteses sobre o assunto tratado. o Interface gráfica dos recursos: ícones que representam os elementos navegacionais devem estar relacionados aos signos dos alunos e à composição gráfica da interface, a fim de contemplar o conceito de relevância.

22 Ponderações relevantes o Os elementos textuais e visuais apresentados estimulam a reflexão do aluno? Caso não, modifique. o Há uma sequência lógica de estudo sendo cumprida? Caso não, reorganize a sequência. o Há uma grande quantidade de informações/conteúdos simultaneamente na tela ( textos e/ou imagens e gráficos? Caso sim, redistribua a informação. o Há sobreposição ou concorrência de recursos visuais que prejudicam a percepção do que se pretende comunicar? Caso sim, remova ou mesmo reposicione alguns elementos menos relevantes. o As cores e formas dos elementos visuais chamam mais atenção do que a informação e o conteúdo? Caso, sim, repense.

23 Como são os fluxos operacionais?

24 Algumas reflexões É fundamental elaborar critérios de validação referentes ao processo de criação, produção e pós-produção de materiais didáticos para EaD. Temos uma grande demanda de evasão nos cursos a distância e precisamos repensar sempre na qualidade/formato dos materiais, considerando cada uma das categorias da EaD. Gerenciar processos de validação, considerando o gerenciamento do tempo de produção.

25 OBRIGADA! paolatrindadegarcia@gmail.com


Carregar ppt "VALIDAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS Experiência da UNASUS UFMA Profª. Paola trindade Garcia Coordenação de produção pedagógica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google