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Comunicação Interpessoal

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Apresentação em tema: "Comunicação Interpessoal"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Interpessoal
Gestão Pessoal – Senai

2 Comunicação Interpessoal
A palavra comunicação tem origem na palavra latina communicare, que significa colocar em comum, partilhar, entrar em relação com. No popular, é trocar ideias, sentimentos e experiências entre pessoas que conhecem o significado daquilo que se diz e do que se faz.

3 Constituintes da Comunicação

4 Constituintes da comunicação
Transmissor / Emissor: é aquele que emite, envia, transmite a mensagem. O emissor deve ser capaz de construir mensagens que sejam compreendidas pelo receptor. Receptor: é o indivíduo que recebe a mensagem. Este deve estar sintonizado com o emissor, de forma a entender a mensagem, ele será mais receptivo quanto maior for a sua abertura ao outro. Mensagem: é o conteúdo da comunicação (conjunto de sinais com significado: ideias, sentimentos, conjunto de símbolos emitidos pelo emissor).

5 Constituintes da comunicação
Código: é o conjunto de sinais e regras que permite transformar o pensamento em informação que possa ser entendida, na sua globalidade, pelo receptor. Canal: é o suporte físico por meio do qual passa a mensagem do emissor para o receptor. O canal mais comum é o ar, mas existem outros - a carta, o livro, o rádio, a TV, a Internet etc. Contexto: é o conjunto de variáveis que rodeiam e influenciam a situação de comunicação.

6 Constituintes da comunicação
Ruído: existe outro elemento fundamental que entra no processo de comunicação, designado ruído. Inclui tudo aquilo que perturba ou distorce o processo de comunicação.

7 Constituintes da comunicação
Feedback/Informação de Retorno: é o que permite aferir a eficácia da comunicação e de que forma a mensagem está chegando ao interlocutor. Serve para corrigir deficiências ou equívocos e reforçar a comunicação. Favorece a sintonia.

8 Meios de Comunicação Sistemas de Radios; Telefonias: Fixa e móvel
Internet: s, atendimentos online.

9 Características Básicas da Comunicação Interpessoal
Dá-se exclusivamente entre duas pessoas; Independe da forma ou canal que seja utilizado; Independe do grau de profundidade, intensidade ou do tempo em que ocorre; Independe da motivação que lhe dá origem, ou seja, funcional, (administrativa ou institucional), pessoal, ou mercadológica; Independe do local em que ocorre desde que em horário de trabalho, ou no exercício da função. Toda a comunicação interpessoal é interativa,.

10 Definição de Comunicação Interpessoal
É o processo através do qual pessoas trocam informações, sentimentos e sentidos através de mensagens verbais e não verbais. Dessa forma, a comunicação interpessoal não tem simplesmente a ver com o que é dito, a linguagem usada, mas como é dito, e as mensagens não verbais emitidas pelo tom de voz, expressões faciais, gestos e linguagem corporal.

11 Comunicação Interpessoal
Quem você pensa que você é? Quem você pensa que o outro é? Quem você pensa que a outra pessoa pensa que você é? Quem a outra pessoa pensa que ela é? Quem a outra pessoa pensa que você é? Quem a outra pessoa pensa que você pensa que ela é?

12 Formas de comunicação Segundo James Borg (2010), 93% da linguagem é corporal. Gestos; Posturas e movimentos no andar; Expressões faciais; Tom de voz; Silêncio; Roupa e adereços; Olhar; Pontualidade; Distância; Forma de contato físico (toque).

13 Comunicação: Ouvir! Centrar-se no que é dito;
Centrar-se no que é dito; Manter os canais de comunicação abertos; Eliminar juízos imediatos (primeiro ouça tudo); Não interromper o outro (deixe o outro completar a explanação de suas ideias); Controlar as emoções pessoais (calma!); Reformular as mensagens (repita o que o outro diz para confirmar que está entendendo sem usar isso para interrompê-lo); Utilizar as capacidades de intuição (há muito além de nossas habilidades técnicas e percepção dos órgãos dos sentidos).

14 Feedback Não se esqueça de que o feedback precisa ser claro e apropriado, ou seja, indicar os pontos mais importantes que precisam ser falados de forma que o outro possa entender.

15 FEEDBACK Sempre comece por aspectos positivos. Isso não significa enrolar, mas falar de algo positivo que a pessoa já tenho feito. Isso deve preparar o ambiente para as criticas necessárias;

16 Descreva o problema com neutralidade, sem que a pessoa se sinta julgada negativamente. Para tanto, é importante que você critique o problema e não a pessoa. Um mauexemplo seria dizer “você é bruto com os colegas”;já umbom exemplo seria dizer “ser excessivamente ríspido com os colegas sempre gera discussões”. Não deixe de falar o necessário, mas se esforce para não expor a pessoa ou fazê-la sentir-se envergonhada. FEEDBACK Descreva o problema com neutralidade, sem que a pessoa se sinta julgada negativamente. Para tanto, é importante que você critique o problema e não a pessoa. Um mau exemplo seria dizer “você é bruto com os colegas”;já um bom exemplo seria dizer “ser excessivamente ríspido com os colegas sempre gera discussões”. Não deixe de falar o necessário, mas se esforce para não expor a pessoa ou fazê-la sentir-se envergonhada.

17 FEEDBACK Informa a pessoa a respeito de justificativas racionais e razoáveis para a sua critica, sendo específico e concreto. Dizer que a pessoa é bruta não ajuda. Informar que não se deve gritar quando alguém faz algo errado é específico.

18 FEEDBACK Mantenha o foco no que precisa ser feito. Não diga: “Você é um bagunceiro!” Fale que o almoxarifado deve estar organizado. Se for o caso, assuma parte da culpa com a pessoa. Tirá-la do foco do problema deve ajudá- la a refletir.

19 FEEDBACK Por último, respeite o direito da pessoa de responder ao seu feedback. Ouça ativamente, como já aprendemos, procurando achar razão no que a pessoa diz. O primeiro a estar aberto a novas informações e possibilidades de ajuste, dando o exemplo, é você. Use expressões como “você está dizendo que...” e “você pode me explicar melhor...” par a garantir à pessoa que, de fato, você quer entender o ponto de vista dela.

20 DICAS DE COMUNICAÇÃO Tomar notas, ou seja, registrar para possível posterior revisão - Sendo possível, enquanto comunicador, dê aos seus ouvintes o esboço do que será falado para anotações; Usar esboços, desenhos e diagramas que estruturem a informação graficamente - Atenção que o que parece de fácil entendimento para você pode não o ser para o outro; Usar mais de um meio de comunicação para reforçar a transmissão - Recursos audiovisuais devem ser utilizados quando possível; Repetir a informação – A repetição é uma das ferramentas para aguçar a memória. Obviamente a repetição que idiotiza atrapalha, portanto, seja criativo na forma, mas repita diversas vezes.

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