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PublicouArthur Diegues Raminhos Alterado mais de 6 anos atrás
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A formação do Enfermeiro e suas competências
III Encontro Amazonense dos Estudantes de Enfermagem A formação do Enfermeiro e suas competências Batalha LMC, PhD Manaus, 2017
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Marcos da evolução da profissão e ensino da enfermagem em Portugal;
Sumário Marcos da evolução da profissão e ensino da enfermagem em Portugal; Perfil de competências do enfermeiro (cuidados gerais e especialistas); Desafios futuros.
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Coimbra
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Coimbra
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Evolução da profissão e ensino
1881 – Primeiros cursos para formação de enfermeiros (HUC). Criada a Escola Profissional de Enfermeiros Auxiliares enfermagem, enfermeiros, Enf. chefes e monitores; Enfermeiros com 3 áreas de atuação: administrativa; administração da terapêutica; cuidados de higiene.
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Evolução da profissão e ensino
Reestruturação do Ensino da Enfermagem Escolas com autonomia técnica e administrativa. Curso auxiliares enfermagem (ingresso 4 anos de escolaridade) Curso Geral de Enfermagem (três anos de formação); Curso complementar (funções de chefia e monitores)
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Evolução da profissão e ensino
1974 Extinção do curso de Auxiliares de Enfermagem; 1976 Curso Enfermagem Geral (3 anos) integra conteúdos de: Saúde; Pedagogia,; Gestão; Investigação.
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Evolução da profissão e ensino
1979 Criado o Serviço Nacional de Saúde (SNS), consagrando o direito à saúde como um bem Universal e gratuito e organizado em Centros de saúde e Hospitais. Exigência do 12º ano para ingresso no Curso.
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Evolução da profissão e ensino
1981 Criam-se os Cursos de especialização clínica: Duração: 18 a 24 meses Curricula: Área clínica de enfermagem (especialização); Gestão em enfermagem; Pedagogia; e Investigação). Especialização em Enfermagem Comunitária Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica Especialização em Enfermagem de Reabilitação Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
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Evolução da profissão e ensino
1981 Criada uma única carreira para todos os enfermeiros com três áreas de atuação, (prestação de cuidados, administração e docência) (Decreto- lei 305/81) grau 1: enfermeiro. grau 2: enfermeiro graduado e enfermeiro-monitor. grau 3: enfermeiro especialista, enfermeiro-chefe e enfermeiro assistente. grau 4: enfermeiro-supervisor e enfermeiro-professor. grau 5: técnico de enfermagem.
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Evolução da profissão e ensino
1990 Integração das Escolas Superiores de Enfermagem no Ensino Superior. Escolas integradas no ensino Politécnico, Universidades e não Integradas (43 escolas de enfermagem) Curso de Bacharelato / Licenciatura Definição de nova Carreira da Enfermagem (Decreto-Lei nº 437/91 de 8 de Novembro) que estabeleceu três áreas de atuação: prestação de cuidados, gestão e assessoria. 1992 – Criado os Cursos de Mestrado em Enfermagem
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Evolução da profissão e ensino
1996 Publicado o REPE (Decreto-lei nº 161/96 de 4 de Setembro). clarificar conceitos, intervenções e funções e os aspetos básicos dos direitos e deveres dos enfermeiros. Enfermagem é uma profissão da área da saúde com o objetivo de prestar cuidados de enfermagem ao ser humano, são ou doente, ao longo do ciclo vital, e aos grupos sociais de forma a que mantenham, melhorem e recuperem a saúde, ajudando-os a atingir a sua máxima capacidade funcional tão rapidamente quanto possível.
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Evolução da profissão e ensino
Cuidados de enfermagem são caracterizados por: Uma interação (enfermeiro e utente, família, grupos e comunidade;) Estabelecerem uma relação de ajuda; Utilizarem metodologia científica; Atuar de acordo com o grau de dependência do utente: a) Substituir ou ajudar em competência funcionais incapacitantes; c) Orientar, supervisar e informar para estilos de vida saudáveis ou de recuperação; d) Encaminhar; e) Avaliar. As intervenções são autónomas e interdependentes
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Evolução da profissão e ensino
A função dos enfermeiros: Prestação de cuidados (3 níveis de prevenção): manutenção e recuperação das funções vitais (respiração, alimentação, eliminação, circulação, comunicação, integridade cutânea e mobilidade); Administração de terapêutica; Vigilância; Ensino; Gestão; Investigação; Formação e assessoria.
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Evolução da profissão e ensino
1998 Criação da Ordem dos Enfermeiros (Dec.-lei nº 104/98 de 21/4) que promove a «regulamentação e disciplina da prática de Enfermagem».
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Evolução da profissão e ensino
2002 Padrões de Qualidade em Enfermagem Satisfação do cliente; Promoção da saúde; Prevenção de complicações; O bem-estar e o autocuidado; Readaptação funcional; Organização dos cuidados.
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Evolução da profissão e ensino
CLE passa a 4 anos: 2001 – Criado Doutoramento em Enfermagem Cursos de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem (não conferem grau académico). Duração de dois a quatro semestres curriculares e carga letiva mínima 900 horas.
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Evolução da profissão e ensino
2009 Novo REPE (Decreto-Lei n.º 248/2009. DR n.º 184, Série I de ) Categorias: Enfermeiro e enfermeiro principal áreas de exercício profissional (hospitalar e de saúde pública); áreas de cuidados de saúde (cuidados primários, continuados e paliativos, na comunidade, pré--hospitalar e de enfermagem no trabalho).
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Evolução da profissão e ensino
2009 Transposição da Diretiva 2005/36/CE (reconhecimento das qualificações profissionais) 3 anos ou 4600 horas (teoria ≥1/3 e EC ≥ ½) 4 anos / 8 semestres / 240 créditos.
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Perfil de competências do enfermeiro de cuidados gerais (OE, 2011)
Domínios de competências A - Domínio Responsabilidade profissional, ética e legal. B - Domínio Prestação e gestão de cuidados. C - Domínio Desenvolvimento Profissional.
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Perfil de competências do enfermeiro de cuidados gerais (OE, 2011)
A - Domínio Responsabilidade profissional, ética e legal. Competência A1. Desenvolve uma prática profissional com responsabilidade; A2. Exerce a sua prática profissional de acordo com os quadros ético, deontológico e jurídico.
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Perfil de competências do enfermeiro de cuidados gerais (OE, 2011)
B - Domínio Prestação e gestão de cuidados. Competência B1. Atua de acordo com os fundamentos da prestação e gestão de cuidados; B2. Contribui para a promoção da saúde; B3. Utiliza o Processo de Enfermagem; B4. Estabelece uma comunicação e relações interpessoais eficazes; B5. Promove um ambiente seguro; B6. Promove cuidados de saúde interprofissionais B7. Delega e supervisiona tarefas
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Perfil de competências do enfermeiro de cuidados gerais (OE, 2011)
C - Domínio Desenvolvimento Profissional. Competência C1. Contribui para a valorização profissional; C2. Contribui para a melhoria contínua da qualidade dos cuidados de Enfermagem; C3. Desenvolve processos de formação contínua;
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Perfil de competências do enfermeiro especialista (OE, 2011)
Domínios das competências comuns do Enfermeiro Especialista (Regulamento n.º 122/2011) Responsabilidade profissional, ética e legal; Melhoria contínua da qualidade; Gestão dos cuidados; Aprendizagens profissionais.
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Perfil de competências do enfermeiro especialista (OE, 2011)
Competências específicas das várias especialidades Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública; Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica; Enfermagem de Reabilitação; Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem: Enfermagem de Saúde Familiar; Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica; Enfermagem de Saúde Mental.
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Desafios futuros Reconhecimento social da profissão;
Comprovar a efetividade das intervenções dos enfermeiros (ganhos em saúde); Clarificar a prática profissional (o que fica por fazer se o enfermeiro não está); Clarificação e adoção de um corpo de conhecimento próprio (modelos conceptuais) que oriente a intervenção (AV, adaptação, transição, autocuidado,….);
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Desafios futuros Em Portugal estamos na procura de uma identidade profissional (fase de adolescência); Falta a implementação de um ensino por competências (conceção de planos curriculares); Falta concluir uma integração plena no ensino Universitário.
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