A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 5 Definição do alcance da pesquisa a ser realizada: exploratória, descritiva, correlacional ou explicativa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 5 Definição do alcance da pesquisa a ser realizada: exploratória, descritiva, correlacional ou explicativa."— Transcrição da apresentação:

1

2 Capítulo 5 Definição do alcance da pesquisa a ser realizada: exploratória, descritiva, correlacional ou explicativa

3

4 Objetivos da aprendizagem
Ao concluir este capítulo, o aluno será capaz de: Conhecer os alcances dos processos da pesquisa quantitativa.

5 Que alcances pode ter o processo de pesquisa quantitativa?

6 O alcance afeta todas as demais etapas do processo de pesquisa
A estratégia de pesquisa depende do alcance do estudo. Assim, o desenho, os procedimentos e outros componentes do processo serão diferentes em estudos com alcance exploratório, descritivo, correlacional ou explicativo. Mas, na prática, qualquer pesquisa pode incluir elementos de mais de um desses quatro alcances.

7 Estudos cujo alcance é exploratório
São realizados quando o objetivo é examinar um tema ou um problema de pesquisa pouco estudado, sobre o qual temos muitas dúvidas ou que não foi abordado anteriormente. Os estudos exploratórios servem para se ter mais contato com fenômenos relativamente desconhecidos, obter informação sobre a possibilidade de realizar uma pesquisa mais completa relacionada com um contexto específico, pesquisar novos problemas, etc.

8 Exemplos de estudos exploratórios
Primeiros estudos sobre a AIDS. Experimentos iniciais de Pavlov sobre os reflexos. Pesquisas sobre um novo fenômeno social. Estudos sobre um evento astrológico desconhecido.

9 Estudos de alcance descritivo
Buscam especificar as propriedades, as características e os perfis de pessoas, grupos, comunidades, processos, objetos ou qualquer outro fenômeno que se submeta a uma análise. Pretendem medir ou coletar informação de maneira independente ou conjunta sobre os conceitos ou as variáveis a que se referem.

10 Exemplos de estudos descritivos
Enquetes sobre tendências eleitorais. Estudos de procedência e contagem (quantas pessoas frequentam a psicoterapia numa comunidade específica e a que tipo de psicoterapia recorrem, caracterização de empresas, propriedades de materiais, número e tipo de pacientes atendidos num hospital, etc.). Censos.

11 Estudos de alcance correlacional
Associam variáveis. Têm como finalidade conhecer o grau de relação entre dois ou mais conceitos, categorias ou variáveis num contexto determinado. Variável Variável Variável

12 Exemplos de estudos correlacionais
Pesquisa para relacionar motivação no trabalho e produtividade em várias empresas industriais. Estudo que associe o tempo dedicado a estudar para uma prova com a nota obtida nela.

13 Estudos de alcance explicativo
Pretendem estabelecer as causas dos eventos, acontecimentos ou fenômenos estudados. As pesquisas explicativas são mais estruturadas que os estudos com os demais alcances.

14 Exemplos de estudos explicativos
Os estudos explicativos responderiam perguntas como: Quais efeitos podem ter nos adolescentes peruanos, habitantes de áreas urbanas e com um nível socioeconômico elevado, o fato de verem videoclipes com muito conteúdo sexual?

15 Uma mesma pesquisa pode incluir diferentes alcances?
Às vezes, uma pesquisa pode ser caracterizada como basicamente exploratória, descritiva, correlacional ou explicativa, mas não estar unicamente posicionada como tal. Uma pesquisa pode começar sendo exploratória ou descritiva e depois ser correlacional e até mesmo explicativa.

16 Do que depende que uma pesquisa comece como exploratória, descritiva, correlacional ou explicativa?
O estado do conhecimento revelado pela revisão da literatura. A perspectiva do pesquisador.

17 Qual dos quatro alcances para um estudo é o melhor?
Todos são importantes e necessários.


Carregar ppt "Capítulo 5 Definição do alcance da pesquisa a ser realizada: exploratória, descritiva, correlacional ou explicativa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google