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Repensando a Logística
Grupo: 19Y
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Logística com enfoque fracionado
A execução de atividades relativas a movimentação, armazenagem, seleção de fornecedores, compras, produção é realizada nas empresas de forma separada e funcional. Problemas: Falta de foco no cliente; Níveis de serviço abaixo do desejado; Custos de logística elevados; Excesso de capital operacional empregado em estoques; Ciclos longos de produção e pouca flexibilidade.
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Conceito de Logística Conceito básico Logística Integrada
“é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes”. Logística Integrada “promover o fluxo contínuo de entrada de matéria-prima (suprimento), de fabricação do bem (produção) e da saída de produto acabado até o ponto de venda (distribuição), não interrompendo em nenhum ponto o processo, minimizando cada vez mais o uso de estoque pela empresa”.
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Desvantagens de manter
Estoque Pode absorver até 40% dos custos totais Dilema: manter ou não estoque A idéia é retirar o estoque a medida que a empresa vai implementando e aperfeiçoando o sistema logístico. Vantagens de manter Desvantagens de manter Disponibilidade e Qualidade Custos elevados de manutenção Economia de escala Preços menos competitivos Proteção contra incertezas no tempo de ressuprimento Não agrega diferenciais aos produtos Proteção conta incertezas na demanda
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Fatores de pressão da mudança do papel da logística
Competição externa: diferentes fatores competitivos implicam diferentes objetivos de desempenho para a empresa. Demanda por parcerias: Relação simbiótica – todo o processo é desenvolvido em cadeia e cada agente depende do perfeito funcionamento do outro. Fatores competitivos Objetivos de desempenho Preço baixo Custo Produtos e serviços inovadores Flexibilidade (produtos/serviços) Ampla gama de produtos e serviços Mix ou composto de produtos
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Fatores de pressão da mudança do papel da logística
Ciclo de vida do produto: ciclo de vida diminui. Marketing inteligente e agressivo; política comercial flexível; novos canais para escutar clientes e alterar a engenharia. Clientes mais exigentes e mais bem informados: fica mais difícil conquistar um cliente leal, pois os clientes recebem muitas informações e opções. Papel mais restrito dos distribuidores: empresas precisam replanejar suas estratégias de distribuição para atingir o consumidor de forma rápida e eficiente. Racionalização da base de fornecedores: “Sistema modular”-fornecedores mantêm outros subfornecedores Trazer seus fornecedores para dentro de suas fábricas
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Supply chain É todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final. Forma integrada de planejar e controlar Depende de quatro fatores: Capacidade de resposta às demandas Qualidade de produtos e serviços Velocidade e qualidade da inovação Efetividade dos custos de produção e entrega e utilização de capital
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Dúvidas?
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