Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNina da Cunha Padilha Alterado mais de 5 anos atrás
1
curriculum vitae 1|27 professora desde ago/2009
mestrado design de produto webdesigner nov/2008 a ago 2009 professora da pós-graduação ergonomia e usabilidade 2009 gerente de projeto dez/2008 a jul/2008 professora das graduações redes e sistemas 2009 gerente dos webdesigners out/2004 a set/2006 professora da graduação publicidade e propaganda jul/2008 à fev/2009 pós ergonomia usabilidade professora da graduação design digital desde 2007 diretora da agência jan/1999 a jul/2003 pós em comunicação design gráfico house anglo americano 1995 professora da pós-graduação webdesign 2007 professora desde ago/2009 professora da graduação publicidade e propaganda fev/1999 à jul/2004 sócia e diretora de arte desde jul/1995 graduação em design gráfico
2
percepção “percepção de uma informação através dos sentidos"
2|27 “percepção de uma informação através dos sentidos" grego aisthesis; estética. ato ou efeito de perceber um objeto; reconhecimento de um objeto; sensação; intuição; representação intelectual; inteligência. percepção o q u e é ?
3
3|27 olho e cérebro compreendem e organizam o que vemos impondo um sentido racional pela experiência individual; reconhecimento PAtO ou COeLhO?
4
“boa forma” à informação visual. percepção
4|27 produção de sentido dos elementos que possam dar definição, simetria, continuidade, unificação e “boa forma” à informação visual. percepção c o m p l e m e n t a ç ã o d e s e n t i d o
5
da realidade e não na realidade em si. percepção
5|27 estudar a percepção é importante porque o comportamento das pessoas é baseado na produção de sentido: da realidade e não na realidade em si. percepção p a r a q u e s e r v e ?
6
a atenção pode ser influenciada por agentes externos e
6|27 percepção a t e n ç ã o a atenção pode ser influenciada por agentes externos e agentes internos!
7
7|27 EXterno InTENsiDaDE sirene de ambulância
8
8|27 EXterno CoNTrAStE cores vivas
9
EXterno MovIMenTO crianças e gatos reagem mais facilmente
9|27 EXterno MovIMenTO crianças e gatos reagem mais facilmente a brinquedos em movimento
10
EXterno InCONgrUÊnCia atenção às coisas absurdas e bizarras
10|27 EXterno InCONgrUÊnCia atenção às coisas absurdas e bizarras do que ao que é normal
11
INterno MoTiVAçÃo valorização do que motiva e dá prazer em
11|27 INterno MoTiVAçÃo valorização do que motiva e dá prazer em contraposição às coisas que não interessam
12
INterno ExperiÊnCia a força do hábito faz com que prestemos
12|27 INterno ExperiÊnCia a força do hábito faz com que prestemos mais atenção ao que já conhecemos e entendemos
13
visual auditiva gustativa olfativa percepção tátil tempo/movimento
13|27 visual auditiva gustativa olfativa tátil tempo/movimento espacial percepção q u a i s s ã o ?
14
PerCEpÇÃo ViSUaL formas relações espaciais cores intensidade luminosa
14|27 formas relações espaciais cores intensidade luminosa PerCEpÇÃo ViSUaL
15
PerCEpÇÃo AuDItiVa timbres; alturas e freqüências;
15|27 timbres; alturas e freqüências; intensidade sonora (volume); percepção rítmica; localização auditiva (origem do som). PerCEpÇÃo AuDItiVa
16
discriminação de odores (diferenciação e
efeito da combinação); alcance olfativo. PerCEpÇÃo OlfAtiVa
17
17|27 doce salgado amargo azedo PerCEpÇÃo GusTatiVa
18
PerCEpÇÃo TáTiL a pele é o maior órgão humano
18|27 a pele é o maior órgão humano o tato não é uniforme por todo o corpo o tato distingue: objetos pequenos, calor e dor PerCEpÇÃo TáTiL
19
ordem temporal e simultaneidade
19|27 produção de ritmos ordem temporal e simultaneidade aparelho vestibular (manutenção do equilíbrio) PerCEpÇÃo TeMPorAL/MoViMEnTo
20
estimativa de distância dos objetos
20|27 PerCEpÇÃo EsPAciAL estimativa de distância dos objetos estimativa de tamanho relativo dos objetos
21
percepção tem a ver com os sentidos...
21|27 percepção tem a ver com os sentidos... o que não é sentido, não é percebido! cada sujeito, através dos variados modos de perceber o mundo, produz significados a respeito das coisas que percebe; filtragem e recomposição baseadas em experiências anteriores. percepção e s e n t i d o s...
22
PerCEpÇÃo “jogos”
23
23|27 PerCEpÇÃo “jogos”
24
24|27 PerCEpÇÃo “jogos”
25
25|27 PerCEpÇÃo “publicidade”
26
PerCEpÇÃo “publicidade”
27
silvia@sschnaider.com.br sschnaider.wordpress.com
27|27 sschnaider.wordpress.com silvia schnaider
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.