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Prática Científica UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB

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Apresentação em tema: "Prática Científica UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB"— Transcrição da apresentação:

1 Prática Científica UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL Prática Científica Brasília-DF, 05 de Dezembro de 2017

2 Uma Revisão Sistemática de Literatura sobre os Aspectos Pertinentes à Definição da Velocidade Limite em Rodovias Aluno: Harlan Jackson de Lima Professor: Prof. Dr. Pastor Taco

3 INTRODUÇÃO A definição da velocidade limite é uma atividade ligada à engenharia de tráfego que possui a responsabilidade de realizar a dosagem correta entre a fluidez do tráfego e segurança viária, de modo a reduzir convenientemente as eventuais externalidades negativas deste processo. Para que seja possível conhecer os principais métodos e fatores considerados para a definição da velocidade limite em rodovias, sejam elas rurais ou urbanas, faz-se extremamente importante a realização de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) em bases de dados abrangentes e confiáveis.

4 METODOLOGIA Para este trabalho, realizou-se a busca em três bases de dados encontradas no Portal de Periódicos da CAPES/MEC, são elas: Web of Science; Scopus e Science Direct. Nas duas primeiras bases utilizou-se a seguinte combinação de palavras: Methods OR Factors + Setting OR Definition + “Speed Limit OR Speed Limits” + Road OR Roadway OR Highway OR Freeway

5 METODOLOGIA Para este trabalho, realizou-se a busca em três bases de dados encontradas no Portal de Periódicos da CAPES/MEC, são elas: Web of Science; Scopus e Science Direct. Nas terceira base, pela sua diferença de estrutura, utilizou-se apenas a soma dos seguintes termos: Methods OR Factors + “Setting Speed Limit”

6 METODOLOGIA Filtros Aplicados: Período: 1945 – 2017
Tipo de Documento: Apenas Artigo Área de Pesquisa: Transportes e Engenharia

7 Ao todo, foram 24 artigos selecionados para análise.
RESULTADOS Base de Dados Artigos Encontrados Artigos Selecionados Comuns Exclusivos Total Web of Science 64 5 10 Scopus 31 6 3 Science Direct 72 Ao todo, foram 24 artigos selecionados para análise.

8 ANÁLISE DOS ARTIGOS Principais autores: Principais periódicos:
Rune Elvik (Noruega) – 2 artigos Ana Bastos Silva (Portugal) – 2 artigos Principais periódicos: Accident Analysis and Prevention (Reino Unido) – 6 artigos Journal of Safety Research (Reino Unido) – 3 artigos Intervalo Temporal: 1986 – 2016 + 50% após 2013

9 ANÁLISE DOS ARTIGOS Temas Abordados:
Impacto dos limites de velocidade na ocorrência e severidade de acidentes de trânsito (4 artigos); Características viárias associadas a ocorrência e severidade de acidentes de trânsito (5 artigos); Associação entre a velocidade operacional da rodovia e os limites máximos de velocidade definidos pelas autoridades competentes (4 artigos); Metodologias aplicadas à definição da velocidade limite em ambientes rodoviários (5 artigos); Políticas públicas voltadas ao gerenciamento e regulação dos limites de velocidade nas rodovias (3 artigos).

10 OBRIGADO!


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