Experimento de Pavlov e o Condicionamento Clássico

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Apresentação em tema: "Experimento de Pavlov e o Condicionamento Clássico"— Transcrição da apresentação:

1 Experimento de Pavlov e o Condicionamento Clássico

2 Ivan Pavlov No final do século XIX e no início do século XX, um fisiologista russo chamado Ivan Pavlov ( ), ao estudar a fisiologia do sistema gastrointestinal, fez uma das grandes descobertas científicas da atualidade: o reflexo condicionado. Foi uma das primeiras abordagens realmente objetivas e científicas ao estudo da aprendizagem, principalmente porque forneceu um modelo que podia ser verificado e explorado de inúmeras maneiras, usando a metodologia da fisiologia. Pavlov inaugurava, assim, a psicologia científica, acoplando-a à neurofisiologia. Por seus trabalhos, recebeu o prêmio Nobel concedido na área de Medicina e Fisiologia em 1904.

3 Condicionamento Clássico
Condicionamento clássico é um processo através do qual um organismo aprende a responder de um determinado modo a um estimulo que previamente e por si só não suscitava tal resposta.

4 Significados Reflexo não condicionado: Resposta suscitada por um estímulo incondicionado sem aprendizagem prévia. Reflexo condicionado: Resposta suscitada por um estimulo condicionado, ou seja, por um estimulo que produz um efeito semelhante ao do estimulo incondicionado em virtude de ter sido varias vezes emparelhado com este. Estimulo não condicionado: Estimulo que produz uma determinada resposta sem necessidade de aprendizagem prévia ou de processo associativo. Estimulo condicionado: Estimulo neutro que, repetidas vezes associado a um estímulo incondicionado provoca uma resposta semelhante à deste mas que resulta de uma aprendizagem. Um estimulo neutro que deixa de o ser.

5 Princípios Básicos Aquisição: Processo que consiste na gradual formação de uma conexão ou associação entre o estímulo condicionado e o não condicionado. Extinção: Redução ou eliminação da resposta aprendida devido ao facto de o E.C. ser repetidamente apresentado sem o E.N.C. Recuperação espontânea: O retorno, embora sob forma enfraquecida, da resposta condicionada após uma certa quantidade de tempo sem contacto com o E.C. Generalização de estímulos: Processo que consiste no facto da resposta original a um estímulo particular também ocorrer na presença de estímulos similares. Discriminação dos estímulos: Processo que consiste em aprender a responder a um estímulo particular e a não responder ou reagir a estímulos semelhantes ou original.

6 O experimento de Pavlov
Pavlov estudava experimentalmente a fisiologia da digestão dos cães e descobriu que os cães utilizavam a saliva perante estímulos que não a comida. O Fisiólogo dedicou mais de 30 anos para saber a resposta de como pode uma resposta não condicionada e natural como a salivação estar associada com sons e outras percepções que em si são estímulos neutros. Foi num laboratório construído por Pavlov que ele demonstrou que os cães podem ser condicionados para salivar a uma grande variedade de estímulos que não estão associados a comida.

7 O experimento de Pavlov
Essa experimentação consistia em três fases: (1) Apresentar o cão a um estímulo neutro (o som de uma campainha por exemplo) e logo de seguida apresentar um prato de carne (estimulo não condicionado). O cão respondeu ao estímulo não condicionado ou natural (a carne) salivando. (2) Depois de emparelhar o som da campainha e o prato da carne várias vezes, verificou-se que apenas o estímulo neutro (o som da campainha) era suficiente para produzir a resposta de salivação. Os cães não salivam naturalmente em resposta a sons. (3) Logo, a salivação era resultante de aprendizagem, ou seja de condicionamento, o cão ao ouvir o som da campainha sabia que lhe iam dar comida, então, o som da campainha passa a ser condicionado

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9 Sempre que apresentamos ao cão um pedaço de carne, a visão da carne e sua olfação provocam salivação no animal. Se tocarmos uma campainha, qual o efeito sobre o animal? Uma reação de orientação. Ele simplesmente olha, vira a cabeça para ver de onde vem aquele estímulo sonoro. Se tocarmos a campainha e em seguida mostrarmos a carne, dando-a ao cão, e fizermos isso repetidamente, depois de certo número de vezes o simples tocar da campainha provoca salivação no animal, preparando o seu aparelho digestivo para receber a carne. A campainha torna-se um sinal da carne que virá depois. Todo o organismo do animal reage como se a carne já estivesse presente, com salivação, secreção digestiva, motricidade digestiva etc. Um estímulo que nada tem a ver com a alimentação, meramente sonoro, passa a ser capaz de provocar modificações digestivas.

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11 Ou seja, um estímulo indiferente, combinado com um estímulo capaz de ativar um reflexo incondicionado, gera uma resposta incondicionada e, depois de algum tempo, o estímulo indiferente, por si só, é capaz de provocar resposta que pode, então, ser considerada como condicionada. Esses estímulos indiferentes podem vir tanto do meio externo (estímulos sonoros, luminosos, olfativos, táteis, térmicos) como do meio interno (vísceras, ossos, articulações).

12 As respostas condicionadas podem ser motoras, secretoras ou neurovegetativas. Podem pois, ser condicionadas reações voluntárias ou reações vegetativas involuntárias. Podemos fazer com que respostas involuntárias apareçam de acordo com a nossa vontade, se usarmos o condicionamento adequado. As respostas condicionadas podem ser excitadoras (com aumento de função) ou inibidoras (com diminuição de função). Existem diversos exemplos de como se pode modificar, através do condicionamento, a fisiologia do animal e do ser humano.

13 Para que exista um reflexo condicionado...
coexistência no tempo, várias vezes repetida, entre o agente indiferente e o estímulo incondicionado (no caso, o som da campainha e a apresentação da carne); o agente indiferente deve preceder em pouco tempo o estímulo incondicionado. Se dermos a carne primeiro e tocarmos a campainha depois, a reação condicionada não se estabelece; inexistência naquele momento de outros estímulos que possam provocar inibição de causa externa. Se simultaneamente damos uma chicotada no animal ou lhe jogamos água gelada, provocamos inibição, desencadeando reação de defesa no animal; para que o reflexo condicionado se mantenha, é necessário que periodicamente o reforcemos. Uma vez que o reflexo se formou, o mero som da campainha substitui a apresentação da carne. Mas, se tocarmos repetidamente a campainha e não mais apresentarmos a carne, depois de um certo número de vezes o animal deixa de reagir com salivação e secreção digestiva.

14 Modificação da fisiologia através do condicionamento
Pavlov e seus seguidores logo perceberam que o condicionamento era muito poderoso no sentido de alterar funções orgânicas. Diversos experimentos comprovaram isso, e abriram um enorme campo de estudos, com muitas conseqüências para a aplicação clínica em seres humanos. Exemplos: Coloca-se uma sonda retal em um cão e faz-se um enema salino (injeção de água salgada). A presença daquele soluto dentro do intestino provoca, ao fim de algum tempo, aumento da diurese (excreção renal de água) para restabelecer o equilíbrio hidroeletrolítico. Depois de algumas sessões de administração de enema salino através da sonda retal, a mera introdução da sonda retal, sem enema, também provoca aumento da diurese. Da mesma maneira, se antes de aplicar injeção de insulina em um cão, faz-se com que ele ouça sempre um assobio, a hipoglicemia que surge em decorrência da ação da insulina passará a surgir, depois de algum tempo, pela simples audição do assobio. O metabolismo do animal alterou-se, passando a responder com hipoglicemia a um estímulo sonoro que nada tem a ver, em condições normais, com o metabolismo dos glicídios. 

15 O sistema nervoso central e os reflexos condicionados
Através do que ficou conhecido como a "Teoria Pavloviana da Atividade Nervosa Superior", Pavlov e seus discípulos foram os primeiros pesquisadores a integrar os estudos da psicologia do aprendizado com a análise experimental da função cerebral. Eles mostraram que os reflexos condicionados se originam no córtex cerebral, o qual, segundo as palavras de Pavlov, "é o distribuidor primário e organizador de toda as atividades do organismo". Ao longo de vários anos, ele e seus discípulos chegaram às leis básicas que governam a operação do córtex cerebral no aprendizado condicionado. 


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