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EMPREENDEDORISMO.

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Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO."— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO

2 O que é Empreendedorismo??
Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. No âmbito empresarial muitas vezes está relacionado com a  criação de empresas ou novos produtos e serviços. Empreender é também agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo. Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa.

3 Empreendedorismo O empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos. Até pouco tempo, se imaginava que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje é sabido que as características de um empresário de sucesso podem ser adquiridas com capacitação adequada. Características do empreendedor bem sucedido: 1. Iniciativa Colocar em prática uma ideia de negócio quando muitas pessoas tentam te convencer a não fazer é muito difícil. “Muitos enxergam as oportunidades, mas não conseguem colocar em prática porque não tem iniciativa”, resume Leite.  2. Capacidade de planejamento Ter metas e monitorar as informações de uma empresa são atitudes necessárias para quem deseja crescer de maneira planejada. Para Leite, montar um plano de negócios no começo da empreitada e depois deixar de lado não é recomendável.

4 Empreendedorismo 3. Autoconfiança
Confiar em suas próprias opiniões e transmitir confiança para sua equipe são comportamentos essenciais para quem almeja ter sucesso no mundo do empreendedorismo. 4. Liderança Mesmo um profissional tendo trabalhado durante muito tempo como subordinado é possível que ele seja o líder de sua empresa. “Empreendedor que fica mais preso no operacional acaba deixando de se desenvolver. E isso acaba refletindo no negócio”. 5. Perseverança Desistir com facilidade não faz parte do dia a dia de nenhum empreendedor de sucesso. “Não vai acertar de primeira, errar ajuda a conseguir ir para frente. Faz parte do sucesso errar”.

5 GEM - Global Entrepreneurship Monitor
É um relatório elaborado anualmente pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade – IBQP, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e apoio técnico do FGVCenn – Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas, que mostra o panorama da atividade empreendedora no Brasil. O GEM analisa o empreendedorismo segundo etapas do processo empreendedor, que começa com a intenção dos indivíduos em iniciar um negócio, prossegue até a criação do empreendimento, passa pelas fases iniciais de seu desenvolvimento (nascentes e novos) e termina até o empreendimento ser considerado como estabelecido.

6 TAXAS DE EMPREENDEDORISMO NO BRASIL EM 2016
Em 2016, a taxa total de empreendedorismo para o Brasil (TTE) foi de 36,0% inferior a de 2015 de 39,3%. Estima-se, portanto, que em 2016, 48 milhões de brasileiros com idade entre 18 e64 anos estavam envolvidos na criação ou manutenção de algum negócio, na condição de empreendedor em estágio inicial ou estabelecido.

7 TAXAS DE EMPREENDEDORISMO NO BRASIL EM 2016
Taxa de empreendedorismo em estágio inicial – nascentes e novos (TEA) Empreendedores nascentes são aqueles que estão envolvidos na estruturação de um negócio no qual são proprietários, porém, tal empreendimento não permitiu a retirada de pró-labores, ou qualquer outra forma de remuneração por mais de três meses. Novos empreendedores são classificados como proprietários de um novo negócio. No entanto, tais empreendedores estão inseridos na faixa de três a 42 meses com relação ao tempo de retirada de pró-labores ou demais formas de proventos.

8 TAXAS DE EMPREENDEDORISMO NO BRASIL EM 2016
Nascentes e novos: considerados empreendedores iniciais ou em estágio inicial, menos de 3,5 anos. Estabelecidos: mais de 3,5 anos.

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10 TAXAS DE EMPREENDEDORISMO NO BRASIL EM 2016
A respeito da taxa de empreendimentos novos os dados demonstram uma tendência de crescimento de 2003 a 2015, chegando ao maior nível da série. Já em 2016 houve uma redução da respectiva taxa, retornado ao patamar de 2014, cujo valor foi de 14%. Sob este aspecto, pode-se inferir que a crise econômica impactou diretamente ambas as taxas, resultando em desaquecimento da atividade empreendedora total no médio prazo, primordialmente em função da ausência de empreendedores iniciais que alcancem o estágio de empreendedor estabelecido.

11 Empreendedor por Necessidade x Oportunidade
Empreendedores por necessidade: são aqueles que, na sua visão, não possuem opções de trabalho, estão desempregados, e para garantir seu sustento e de sua família, se aventuram em abrir um negócio próprio, na maioria das vezes sem nenhum planejamento. Empreendedores por oportunidade: optam por iniciar um novo negócio, mesmo quando possuem alternativas de emprego. Eles têm níveis de capacitação e escolaridade mais altos e empreendem para aumentar sua renda ou pelo desejo de independência no trabalho.  ”O empreendedorismo por necessidade está mais suscetível à conjuntura econômica do país e tende a diminuir quando a oferta de emprego é maior”.

12 Taxa de empreendedorismo: Necessidade x Oportunidade

13 TAXAS DE EMPREENDEDORISMO NO BRASIL EM 2016

14 TAXAS DE EMPREENDEDORISMO NO BRASIL EM 2015
Taxa de empreendedores iniciais Taxa de empreendedores estabelecidos

15 Conclusões A apuração da escolaridade dos empreendedores permite afirmar que cerca de metade dos empreendedores brasileiros (estabelecidos - 55,4% e iniciais - 47,3%) não concluiu sequer o nível básico de ensino composto pelos ciclos fundamental e médio. Este quadro aumenta os desafios impostos para a sobrevivência dos empreendimentos, pois a baixa escolaridade do empreendedor pode ser associada à mortalidade precoce de empresas.

16 Curiosidade Sebrae lista os 6 maiores erros de quem vai à falência:
Segundo pesquisa do Sebrae Nacional com dados de 2014, a taxa de mortalidade de empresas nos primeiros dois anos de atividade é de 23,4% no país. Para o economista do Sebrae-SP Pedro Gonçalves, não existe uma causa única para justificar o fechamento de um negócio, mas sim um conjunto de fatores. A falta de pesquisa sobre concorrência, localização, fornecedores e público-alvo é um erro bastante comum entre os empresários que não conseguem se manter no mercado. "Quem busca informações sobre o ramo de atividade antecipadamente tem maior chance de sucesso", afirma.

17 Curiosidade Os 6 maiores erros de quem vai a falência:
Falta de planejamento: Muitos empresários começam a atuar sem fazer um plano de negócio. Antes de abrir uma empresa, é preciso estudar todos os aspectos que envolvem o negócio; Copiar modelos existentes: É um equívoco reproduzir integralmente um modelo de negócio que já existe no mercado sem fazer inovações; Não acompanhar a rotina da empresa: Deixar a empresa só nas mãos de terceiros é arriscado. A dedicação é uma das principais qualidades de um empreendedor

18 Curiosidade Descontrole do fluxo de caixa: Muitos empresários se perdem quando o assunto é administração. A empresa deve adotar um sistema de controle da entrada e saída de dinheiro; Falta de divulgação da marca: Não se pode esperar que o boca-a- boca garanta o sucesso da empresa; Não se adaptar às necessidades do mercado: Aquele empresário resistente às mudanças e fechado às novidades tende a ficar para trás. É importante que o empreendedor sempre se mantenha antenado às tendências do seu ramo de atividade.

19 Curiosidade

20 Curiosidade

21 Curiosidade

22 Atividade

23 Que tipo de empreendedorismo é abordado no vídeo?
Quais são as características desse tipo de empreendimento? Em quais setores esse tipo de empreendimento se desenvolve? Quais as dicas de gestão dadas por alguns empreendedores?

24 Questões para discussão
Que tipo de empreendedorismo é abordado no vídeo? Quais são as características desse tipo de empreendimento? R: causar impacto social, focado na baixa renda; Fontes de financiamento: capital próprio, investimento externo; investimento público. Dicas gestão. R: dr consulta: estrutura simples para diminuir os custos; produtividade e qualidade do médico, remuneração atrativa para atrair bons profissionais; Focar em projetos simples que demandam pouco investimento inicial; Construir perto do cliente, facilidade de pagamento, mão de obra qualificada, parceria com ongs.

25 Empreendedorismo Social
Empreendedorismo Social é um nome dado a um conjunto de ações empreendedoras que visam à melhoria da sociedade, onde os empreendedores lançam mão de medidas que podem ser ao mesmo tempo lucrativas e sociais. Pode-se dizer que o empreendedor que opta por esse caminho, monta um negócio em que a responsabilidade social está no core (centro) do negócio. São negócios lucrativos que resolvem problemas sociais por meio da venda de produtos ou serviços.

26 Empreendedorismo Social
Características dos Empreendimentos Sociais Gera impacto social positivo; Contribui para a geração de emprego e aumento da renda nas camadas mais pobres da população; Aumenta as possibilidades de desenvolvimento econômico entre os menos favorecidos; Ajuda na diminuição das diferenças sociais;


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