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CANVAS Business Model Canvas.

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Apresentação em tema: "CANVAS Business Model Canvas."— Transcrição da apresentação:

1 CANVAS Business Model Canvas

2 Uma forma simples e inovadora de planejar negócios
Uma ferramenta que surgiu no ano 2000 a partir dos estudos de Alexander Osterwalder (470 empresas foram estudadas) Uma ferramenta que auxilia criar, estudar ou melhorar um modelo de negócios, com objetivos de criar, entregar e capturar valores para seus clientes.

3 Plano de Negócios x Canvas
Plano de negócios: Especifico e demorado. Leva semanas ou meses Canvas: Forma de pensar criticamente sobre negócios e gerar novos modelos. Pode ser feito em horas utilizando apenas 9 blocos.

4 Desenhando o canvas

5 Parcerias Chaves Relacionamento com clientes Atividades Chaves Proposta de Valor Segmento de Clientes Recursos Chaves Canais de Estrutura Estrutura de Custos Fluxo de Receitas

6 M E R C A D O S E C L I E N T E S Parcerias Chaves
Relacionamento com clientes Atividades Chaves Proposta de Valor Segmento de Clientes M E R C A D O S E C L I E N T E S Recursos Chaves Canais de Estrutura Estrutura de Custos Fluxo de Receitas

7 INFRAESTRUTURA Relacionamento com clientes Parcerias Chaves
Atividades Chaves Relacionamento com clientes Proposta de Valor Segmento de Clientes INFRAESTRUTURA Recursos Chaves Canais de Estrutura Estrutura de Custos Fluxo de Receitas

8 FINANÇAS Relacionamento com clientes Parcerias Chaves
Atividades Chaves Proposta de Valor Segmento de Clientes Recursos Chaves Canais de Estrutura Estrutura de Custos Fluxo de Receitas FINANÇAS

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11 PROPOSTA DE VALOR Valor = a razão ou o motivo pelo qual pessoas adquirem seus produtos e serviços. Você deve pensar se está atendendo a uma necessidade, resolvendo um problema ou melhorando alguma situação existente. Pode-se propor uma novidade, melhoria de performance, customização, desing, preço, redução de riscos, entre outros.

12 PROPOSTA DE VALOR

13 SEGMENTO DE CLIENTES São todas as pessoas ou empresas para quem você gera valor. Para quem estamos criando valor? Quem são nossos clientes mais importantes? Mercado de Massa Mercado de Nicho Segmentado Diversificado

14 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Como o cliente encontrará você? De que forma seus produtos ou serviços chegarão até os clientes? Quanto mais curto o caminho que o cliente fizer, melhor. Os Canais podem ser diretos (lojas, web, equipe de vendas) ou indireto (distribuidora, atacados, franquias)

15 RELACIONAMENTO COM CLIENTES
Como farei para conquistar e manter uma boa relação com os clientes, para ampliar as vendas e para que eles não me troquem por outro. Que tipo de relacionamento tem com seus clientes? Assistência pessoal, assistência técnica, serviços automatizados, self-service, cocriação, comunidades (clubes).

16 RECURSOS CHAVES Quais os recursos e infraestruturas necessárias para criar, entregar e capturar valor para o seu cliente? Materiais ou Físicos Humanos Financeiros Tecnológicos (intelectuais)

17 ATIVIDADES CHAVES Quais as atividades você deve realizar para ter uma boa performance? Que atividades-chave a nossa Proposta de Valor exige? Produção, Resolução de problemas, Plataforma (hospedagem), Otimização e economia de escala, Terceirização (serviços, infraestrutura).

18 PARCERIAS CHAVES Quais parcerias poderiam te ajudar a obter Recursos Chaves, realizar Atividades Chaves, minimizar ou eliminar custos? Quais parcerias podem te ajudar a gerar valor? Quem são os nossos principais parceiros? Quem são os nossos principais fornecedores? Recursos-chave que estamos adquirindo de parceiros? Principais Atividades que os parceiros realizam?

19 ESTRUTURA DE CUSTOS Quais são os custos mais importantes inerentes ao seu modelo de negócio? Quais são as Atividades e Recursos Chaves mais caros?

20 FONTES DE RECEITAS Quais as suas fontes de receita? Como e com que frequência o seu cliente paga por elas? Vendas diretas, pagamento pelo uso, assinaturas, aluguel, licenciamento, anúncios, entre outros

21 Canvas On Line

22 As ideias custam um centavo a dúzia.
Não há ideias brilhantes, apenas execuções brilhantes. Gerar ideias é fácil, o próximo passo é fazer algo a respeito.

23 Para Empreender é preciso ter a
Capacidade de gerar ideias impossíveis, habilidade para coloca-las em prática e a destreza de otimizá-las com o tempo.

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25 MONTAR UM CANVAS DO PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ATIVIDADE MONTAR UM CANVAS DO PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO

26 INSTAGRAM

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30 Em recente artigo o professor Finocchio apresentou seu Project Model Canvas. Trata-se de uma proposta de simplificar a documentação do projeto em uma folha. O PM Canvas elaborado pelo Finocchio mostra um fluxo de passos para a concepção de um projeto de um modo interativo e participativo, envolvendo stakeholders do projeto.

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35 Identificar Oportunidades
Solução do Problema Destacar os diferenciais O que preciso Problema Solução Como executar a solução Como vai ganhar com isso O que precisa Gancho Breve descrição Publico Alvo Diferencial Beneficiados


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