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AERODINÂMICA BÁSICA Prof. Kleine
AED-11 AERODINÂMICA BÁSICA Prof. Kleine
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Objetivos Como resolver, numericamente, o problema de um corpo qualquer? Obs: Spoiler de AED-25
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Roteiro
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Roteiro
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Roteiro Distribuição de singularidades Método dos painéis
Distribuição de fontes Distribuição de vórtices Método dos painéis Métodos de correção de camada limite
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Distribuição de fontes
Um seguimento de comprimento ds é equivalente a uma fonte ou sumidouro de intensidade lds
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Distribuição de fontes
Uma maneira de modelar: Modelando apenas com fontes e sumidouros, é possível ter sustentação?
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Distribuição de vórtices
Outra maneira de modelar: Modelando com vórtices é possível ter sustentação!
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Distribuição de singularidades
É possível modelar o escoamento: Com dist. de fontes/sumidouros (para corpos sem sustentação) Com distribuições de vórtices Com distribuições de vórtices e fontes/sumidouros Com distribuições de dipolo (precisa modelar esteira para permitir sustentação) Não há apenas uma maneira! Podemos escolher as singularidades que mais gostamos!
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Distribuição de singularidades
Mas... Para o caso geral não existe solução analítica Estratégia: Utilizar métodos numéricos
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Distribuição constante em cada painel
Método dos painéis Primeiro exemplo: distribuição de fontes Discretizamos a geometria em painéis Distribuição constante em cada painel
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Potencial induzido pelo painel j no ponto P
Método dos painéis Potencial induzido pelo painel j no ponto P
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Potencial induzido por todos os painéis no ponto P
Método dos painéis Potencial induzido por todos os painéis no ponto P
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Método dos painéis Aplicando condição de contorno nos pontos de controle: centroide do painel
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Velocidade induzida pelo painel i em seu próprio ponto de controle
Método dos painéis Velocidade normal induzida pelo potencial de velocidade: Velocidade induzida pelo painel i em seu próprio ponto de controle
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Método dos painéis Então:
Velocidade induzida pelo painel i em seu próprio ponto de controle Velocidade induzida pelo painel j no ponto de controle do painel i Componente de Vinf na direção normal ao painel i
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Método dos painéis Então: Definindo Ii,j:
Conhecido, depende apenas da geometria e discretização Aplicando aos N pontos de controle, temos N equações e N variáveis
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Método dos painéis Basta resolver:
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Método dos painéis Encontrando a distribuição de fontes, todo o resto fica determinado Podemos calcular, por exemplo: Potencial de velocidade em qualquer ponto Velocidade em qualquer ponto Pressão em qualquer ponto Cp ao longo da parede
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Método dos painéis Comparação:
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Método dos painéis Comparação:
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Método dos painéis A ideia envolvida no método com distribuição de vórtices é a mesma Pode haver sustentação
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Método dos painéis A ideia envolvida no método com distribuição de vórtices é a mesma Uma modificação importante é garantir a condição de Kutta
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Método dos painéis É possível melhorar o método utilizando distribuição não constante em cada painel XFOIL utiliza distribuição linear de vórtices em cada painel
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Correção de camada limite
Escoamento real ≠ escoamento não viscoso Obs: Referência principal: Drela, M., Flight vehicle aerodynamics
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Correção de camada limite
Escoamento real ≠ escoamento não viscoso Velocidade diferente Pressão diferente
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Correção de camada limite
Dois métodos de correção Escoamentos equivalentes (fora da camada limite)
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Correção de camada limite
Modelo 1: Corpo efetivo Espessura de deslocamento
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Correção de camada limite
Modelo 2: Transpiração de parede Fontes são adicionadas para modelar deslocamento das linhas de corrente (obs: fluxo ≠ 0)
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Correção de camada limite
Os mesmos métodos são aplicados à esteira
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Correção de camada limite
Comparação
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Correção de camada limite
Comparação
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Correção de camada limite
A camada limite é calculada a partir da equação da quantidade de movimento integral de von Karman É necessário saber: Velocidade externa à C. L. Se C. L. é laminar ou turbulenta (se for turbulenta: é necessário modelo de turbulência) Gradiente de velocidade fora da C. L.: “-Gradiente de pressão”
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Correção de camada limite
Equação da quantidade de movimento integral de von Karman Evolução (integração) a partir do ponto de estagnação
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Correção de camada limite
Resumindo Pressão ou velocidade externa à camada limite Problema não viscoso (método dos painéis) Equações da Camada Limite Espessura de deslocamento (corpo efetivo ou velocidade de transpiração)
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Correção de camada limite
Análise do pré-estol:
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Para saber mais: Drela, M., XFOIL: An analysis and design system for low Reynolds number airfoils. In Low Reynolds number aerodynamics, 1989 Drela, M., Flight vehicle aerodynamics Katz, J., & Plotkin, A., Low-speed aerodynamics AED-25
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Referências Anderson, J. D., Fundamentals of Aerodynamics
Seções 3.17 e 4.10 (3ª Edição) Drela, M., Flight vehicle aerodynamics Capítulo 3 e Seções 4.5 e 4.12 Drela, M., XFOIL: An analysis and design system for low Reynolds number airfoils. In Low Reynolds number aerodynamics, 1989 Katz, J., & Plotkin, A., Low-speed aerodynamics Capítulos 9 a 11
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