Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Administração de Marketing
UNICE Aula 2 Profa. Renata Aquino Ribeiro
2
Evolução, definições e conceitos do Marketing
Fazendo negócios nos dias atuais Economia globalizada Diferenças de renda Responsabilidade ambiental Avanços tecnológicos Redução do ciclo de vida dos produtos Consumidor poderoso
3
Economia globalizada
4
Economia globalizada O aumento reflete a ligeira melhora no cenário econômico mundial, mas ainda não é satisfatório, uma vez que a confiança segue abaixo dos 100 pontos, o que a Nielsen considera como a linha de sentimento neutro. Além disso, a confiança do consumidor varia de região para região. Os resultados mais positivos são os do sudeste da Ásia... Na América Latina, houve queda de um ponto se considerados todos os mercados, chegando a 93 - o segundo resultado negativo seguido para o continente. O Brasil, porém, registrou um bom nível, com a confiança do consumidor chegando a 110 pontos. Na Europa, ... Nove dos dez piores resultados do índice estão no continente. Já nos Estados Unidos, houve aumento de três pontos...
5
Diferenças de renda
6
Diferenças de renda
7
Responsabilidade ambiental
8
Redução do ciclo de vida dos produtos
9
Redução do ciclo de vida dos produtos
10
Consumidor poderoso Tecnologias aumentam o poder do consumidor
Mais facilidade para comparar ofertas e preços e exercer seu poder de negociação Novo desafio do marketing: ajudar os compradores a comprar, não ajudar os vendedores a vender O conceito de serviço assume uma nova dimensão
11
Consumidor poderoso Consumer-generated media
Os consumidores mudaram de receptores para emissores de mensagens A internet deu-lhes a possibilidade de criarem a sua própria mídia Usam a sua mídia para falarem uns aos outros sobre produtos, marcas, serviços e experiências
12
Tarefa: Planejamento Poderoso
Divididos em grupos realize a seguinte tarefa: * Crie uma página no Facebook para chamar a atenção para um determinado grupo de produtos * A página deverá ter comparações sobre os produtos, reclamações, elogios, resenhas e críticas * Cada um do grupo deverá advogar por um tipo de produto
13
Tarefa: Planejamento Poderoso
Exemplos: Página dos refrigerantes – Coca, Pepsi, Guaraná Página dos limpadores – Omo, Ariel, Tixan Ipê Página das TVs – Globo, SBT, Cultura
14
Tarefa: Planejamento Poderoso
Exemplos: Página de revistas – Veja, Istoé, Época 3 textos sugeridos * Crítica sobre a matéria da Veja sobre o Papa * Elogio à revista Istoé por pouca cobertura de celebridades deixando para a Istoé Gente * Resenha da Época e design próximo da web
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.