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Profa. Dra. Ana Cristina Limongi França

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Apresentação em tema: "Profa. Dra. Ana Cristina Limongi França"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Ana Cristina Limongi França
COMUNICAÇÃO & ENDOMARKETING EAD 0626 Gestão do Comportamento Organizacional Profa. Dra. Ana Cristina Limongi França

2 Comunicação Troca, transmissão e recebimento de informações, de forma presencial, tecnológica e instrumental.

3 O que é endomarketing Processo de comunicação interna de uma organização.

4 Endomarketing: processo de gestão de pessoas que visa: - informar - difundir e modificar práticas - compartilhar metas - integrar as pessoas

5 Ações de endomarketing divulgam novos Chamex a funcionários
Durante o mês de setembro, foram realizadas várias ações de endomarketing para os funcionários da International Paper. Na fábrica de Mogi Guaçu, foram expostos painéis dos novos Chamex, um inflável de oito metros das novas embalagens esteve posicionado em frente à unidade, um jogo interativo Chamex Memo foi disponibilizado nos horários das refeições. Estacionada próxima ao restaurante, uma carreta tinha em sua lona as novas embalagens. Os quadros da entrada do prédio da diretoria na fábrica também foram substituídos.

6 Elementos da Comunicação
Emissor Receptor Canal Mensagem

7 Barreiras de Comunicação:
a) mecânicas: provocadas por defeitos nos canais de comunicação. Podem ser facilmente controladas. b) linguagem: exageros, rodeios, regionalismo, vícios, confusão entre fatos e opiniões. Podem ser controladas. c) psicológicas: dizem respeito às pessoas envolvidas no processo de comunicação. São muito difíceis de serem controladas. Exemplos: antipatias, emoções, preconceitos etc.

8 Características da comunicação
É seletiva Pode ter interferências É filtrada pela percepção, cultura e necessidades de cada um Pode não atingir objetivos diferentes do que o previsto Depende de sistemas sociais, psicológicos e ambientais

9 O tempo contemporâneo Rápido para Lento Afeto, alma e espiritualidade
Balanço da Vida Pessoal e Profissional Escolhas radicais

10 Fonte ou emissor: aquele que vai emitir a mensagem;
Mensagem: o conteúdo que se está querendo transmitir; Canal: o meio pelo qual será levada a mensagem. É o condutor das mensagens; ele deve ajustar-se às pessoas, às mensagens e às circunstâncias; Receptor: aquele que é alvo da mensagem. O que recebe a mensagem.

11 A visão de pessoa influencia as diversas formas de comunicação entre as pessoas

12 O processso de comunicação:
1-Quem diz? (fonte ou emissor) 2-Diz o que? (mensagem) 3-A quem? (receptor) 4-Com que meio? (canal) 5-Com que finalidade? (objetivo da comunicação)

13 Tipos de comunicação: 1- Comunicação direta: quando a fonte e o receptor estão frente a frente. Por exemplo, a relação professor-aluno em sala de aula. 2- Comunicação indireta: quando a fonte emite a mensagem por meio de um instrumento. Por exemplo, telex, televisão, rádio etc. 3- Comunicação informal: é a comunicação que não segue regras ou normas oficiais pré-estabelecidas. Por exemplo, o bate-papo, uma briga etc. 4- Comunicação formal: é a comunicação que se faz por canais pré-estabelecidos, de maneira padronizada, oficial. Por exemplo, um requerimento.

14 5- Comunicação vertical ou horizontal
5- Comunicação vertical ou horizontal. É vertical quando é feita em níveis hierárquicos diferentes. Por exemplo, chefe e subordinado. É horizontal quando é feita entre pessoas de um mesmo nível hierárquico. Por exemplo, de secretária para secretária. 6- Comunicação escrita: quando a transmissão da mensagem é feita pela redação ou por sinais escritos. Por exemplo, livros, revistas etc. 7- Comunicação gestual: quando a transmissão da mensagem é feita por gesto, expressão facial ou corporal. Por exemplo, sorrir no cumprimento a alguém, balançar a cabeça para comunicar uma resposta negativa.

15 A comunicação sofre influências da percepção, do grupo, das necessidades, das pressões e das intenções das pessoas

16 Comunicação, tecnologia e informação.
Na era do conhecimento a comunicação interpessoal deve ter assertividade, ética e Comprometimento.

17 “A comunicação é o fornecimento ou a troca de informações, idéias e sentimentos por palavras, pela escrita ou por sinais.... “Assemelha-se, por exemplo, ao transporte num rio. A finalidade de ambos, transporte e ‘comunicação’, é entregar mercadorias, cargas ou idéias. Ambos podem utilizar diversos tipos de embarcações, barcos a motor ou vapores, telefone ou correio. Os barcos podem trafegar por diferentes canais, podem ir por canais comuns, bem organizados, ou por canais conhecidos somente pelos pilotos locais. As embarcações podem seguir em direções diferentes, corrente acima ou corrente abaixo, do trabalhador para o dirigente, ou do dirigente para o trabalhador. Finalmente, as mercadorias podem ser aceitas ou rejeitadas: o destinatário pode recusar ou aceitar as mercadorias entregues, e o trabalhador pode recusar-se a agir de conformidade com as comunicações recebidas do dirigente. Smith, Psicologia do Comportamento do Indivíduo,


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