A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação da Gravidez: Normal/Risco/Alto Risco

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação da Gravidez: Normal/Risco/Alto Risco"— Transcrição da apresentação:

1 Classificação da Gravidez: Normal/Risco/Alto Risco
Nutrição nos Ciclos da Vida I – Profa. Léo

2 FATORES DE RISCO Gestação na adolescência
Os fatores de risco associadas neste tipo de gravidez: prematuridade; baixo peso ao nascimento; anemia; distúrbio hipertensivo específico da gestação; complicações do parto (desproporção céfalopélvica), foram atribuídos à imaturidade biológica da adolescente.

3 FATORES DE RISCO Atualmente, acredita-se que fatores ambientais desfavoráveis como: a anemia, deficiências nutricionais, desnutrição, tabagismo, baixa escolaridade, instabilidade emocional, marital e familiar, são os determinantes das principais complicações da gestação na adolescência.

4 FATORES DE RISCO Entretanto, as adolescentes com menos de 15 anos e idade ginecológica inferior a 2 anos apresentam prognóstico desfavorável independente dos fatores de risco associados, devido ao seu próprio crescimento e imaturidade biológica.

5 FATORES DE RISCO Gestante com mais de 35 anos
Os fatores de risco estão associadas a complicações como aborto espontâneo no primeiro trimestre (devido descolamento placentário), hipertensão crônica, distúrbio hipertensivo específico da gravidez e diabetes gestacional .

6 FATORES DE RISCO Nas gestações acima de 40 anos os riscos de anomalias genéticas são mais freqüentes, principalmente a trissomia do cromossomo 21 (Dow).

7 FATORES DE RISCO Baixo peso
Em mulheres desnutridas ou com ganho de peso insuficiente durante a gravidez, a expansão do volume plasmático é menor, levando à diminuição do fluxo placentário, e, portanto, menor transporte de nutrientes e O2 para o feto.

8 FATORES DE RISCO Sobrepeso ou obesidade
São fatores de risco para complicações clínicas, principalmente no final da gestação; O diabetes e a hipertensão durante a gravidez são duas a seis vezes mais prevalentes em mulheres com excesso de peso;

9 FATORES DE RISCO A obesidade materna pode desencadear um efeito cascata em que níveis aumentados de glicose estimulam a produção de insulina pelo feto; Aumento indesejado da lipogênese fetal e num depósito excessivo de gordura, resultando em um bebê obeso, que é considerado de risco.

10 FATORES DE RISCO Tabagismo; Álcool


Carregar ppt "Classificação da Gravidez: Normal/Risco/Alto Risco"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google