A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Design Instrucional para Disciplina de

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Design Instrucional para Disciplina de"— Transcrição da apresentação:

1 Design Instrucional para Disciplina de
Tecnologia da Informação na Pesquisa e na Educação à Distância na Área da Saúde Patricia Cristina Silveira Cintia Alves Sanches Alexandre Lins Werneck FAMERP Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – SP

2 Introdução Era Digital:
Nova revolução na comunicação e informação em diferentes áreas como educação e saúde. (GABRIEL, 2013) Estudantes da área da saúde: Ampliar suas habilidades e competências pelas oportunidades de aprendizado facilitadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs); Aprimorar conhecimentos em cursos de pós-graduação na modalidade de ensino EaD por proporcionar flexibilidade de tempo e local. (SILVA et al, 2015; COGO et al, 2015)

3 Processo de Ensino-Aprendizagem
Introdução Processo de Ensino-Aprendizagem PROTAGONISTA DA APRENDIZAGEM CONTEÚDO PROFESSOR ALUNO PROFESSOR ALUNO CONTEÚDO

4 Metodologias Ativas de Aprendizagem
Introdução Metodologias Ativas de Aprendizagem PROTAGONISTA DA APRENDIZAGEM PROFESSOR ALUNO CONTEÚDO Aprendizagem Híbrida (Blended Learning) Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) Atividades Presenciais e Educação à Distância Conteúdo disponível on-line e dúvidas durante a aula presencial AUTONOMIA FREITAS et al, 2016; VALENTE, 2014; GOUDORIS e STRUCHINER, 2015

5 Design Instrucional Contextualizado
Introdução Design Instrucional Contextualizado Processo de ação educacional que integra os métodos efetivos para experiências de aprendizagem com as tecnologias da informação e comunicação. FILATRO, 2010

6 Objetivo Aplicar o Design Instrucional Contextualizado (DIC) no desenvolvimento de material didático, atividades e ambiente virtual de aprendizagem para disciplina intitulada “Tecnologia da Informação na Pesquisa e na Educação à Distância na Área da Saúde” de curso de pós-graduação de mestrado em Enfermagem.

7 Referencial teórico EaD na Saúde:
Desenvolvimento dos profissionais através de programas de pós-graduação e atualização. Perfil dos profissionais e avanços tecnológicos: Geração X (nascidos entre 1960 e 1980) Geração Y (nascidos entre 1980 e 2000) Geração Z (nascidos a partir de 2000) Design instrucional contextualizado: Considera o contexto na realidade do aprendiz com a perspectiva individual, cultural e organizacional dos participantes. SILVA et al, 2015; GABRIEL, 2013; FILATRO, 2010

8 Referencial teórico Design Instrucional Contextualizado - Etapas:
Análise Público-alvo: alunos matriculados na disciplina; Objetivos de aprendizagem: TICs em educação & saúde; Interação síncrona e assíncrona; Projeto de pesquisa do aluno.

9 Referencial teórico Design Instrucional Contextualizado - Etapas:
Seleção de conteúdo; Definição das mídias: textos em pdf; artigos científicos e vídeos do Youtube®; Plataforma Wix®: AVA TecEduSaude; Google Drive®: Armazenar e compartilhar arquivos; Google Docs®: Edição de textos e interação com professores-tutores; Google +®: Interação em Fórum de Discussão; Google Forms®: Questionários.

10 Referencial teórico Design Instrucional Contextualizado - Etapas:
Desenvolvimento Criação de logotipo; Diagramação do AVA TecEduSaude no Wix®; Elaboração de conteúdo específico pelos professores-tutores; Disponibilização de material didático gratuito na internet (artigos, textos e vídeo dos Youtube®) com link direto para a fonte; Criação do Fórum de Discussão no Google +®; Criação e compartilhamento do Google Docs® individualmente para cada aluno.

11 Referencial teórico Design Instrucional Contextualizado - Etapas:
Implementação 1ª Aula presencial (inicial): Apresentação da disciplina e do AVA TecEduSaude; Aplicação dos questionários on-line e identificação do aluno; Identificação e cadastro dos alunos. Módulos Virtuais: Divulgação das atividades por aos alunos; Material didático; Edição do projeto de pesquisa do aluno. 2ª Aula presencial (final): encerramento da disciplina e questionário em papel sem identificação do aluno.

12 Referencial teórico Design Instrucional Contextualizado - Etapas:
Avaliação Questionários on-line para análise do público-alvo: definição de estratégias didádicas; Questionário em papel para avaliação global da disciplina, do AVA, dos recursos e auto avaliação do ensino-aprendizagem pelo aluno. No DIC, as fases do DI podem ser aprimoradas conforme a participação dos alunos pelo feedback, situações de aprendizagem e observações da equipe de professores, tutores, conteudistas e designer instrucional.

13 Procedimentos metodológicos
Estudo descritivo, transversal e quantitativo-qualitativo. Questionários on-line e em papel. Dados tratados em planilha do software Microsoft® Office Excel 2013. Pesquisa autorizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e realizada em instituição pública de ensino superior na área da saúde.

14 Compartilhamento de conteúdo no Google Drive®.
Resultados e Discussão Carga horária: 45 horas Pi Apresentação da disciplina; AVA TecEduSaude; 1º Questionário on-line; Caracterização e cadastro dos alunos. M1 Leitura de textos; Fórum de Discussão Google +®; Compartilhamento de conteúdo no Google Drive®. M2 M3 M4 Desenvolvimento do projeto de pesquisa do aluno no Google Docs® (Documentos Google®); Compartilhamento de conteúdo no Google Drive®. Pf Questionário em papel, anônimo, para avaliação global da disciplina, do ambiente virtual, dos recursos, das mídias e auto-avaliação do ensino-aprendizagem. Legendas: Pi - aula presencial inicial; Pf - aula presencial final; M: módulo – aula virtual.

15 Tecnologia em Informática Tempo médio de formação:
Resultados e Discussão N = 29 participantes 25 (86%) 4 (14%) Média de Idade: 30,41 ± 6,49 anos (23 < x < 48 anos); Gerações X 36 aos 48 anos 7 (24%) Y 23 aos 35 22 (76%) Graduação: 22 (76%) Enfermagem 3 (12%) Fisioterapia 1 (3%): Terapia Ocupacional Ciências Biológicas Administração Tecnologia em Informática Tempo médio de formação: 7,90 ± 5,77 anos (1 a 24 anos de graduados) Participação de alunos habituados com a tecnologia e em educação permanente. 26 (90%) são Pós-Graduados: Especialização, Aperfeiçoamento ou Aprimoramento

16 Resultados e Discussão

17 Resultados e Discussão

18 Resultados e Discussão

19 Figura 1. Tela de edição no modo desktop do ambiente virtual de aprendizagem na plataforma Wix®. Fonte: São José do Rio Preto, 2015.

20 Figura 2. Homepage da disciplina. Fonte: São José do Rio Preto, 2015.

21 Figura 3. Módulos da disciplina. Fonte: São José do Rio Preto, 2015.

22 Resultados e Discussão

23 Resultados e Discussão
26 (90%) dos alunos gostariam que outras disciplinas da pós-graduação utilizassem os mesmos recursos tecnológicos; 25 (86%) alunos pretendem utilizar o Google Drive® e seus recursos em trabalhos individuais ou em grupo; Interação com o professor-tutor no Google Docs®: - 16 (55%) “excelente” - 7 (24%) “bom” Avaliação global da disciplina: - 11 (38%) “excelente” - 15 (52%) “bom”

24 Considerações finais Aulas presenciais podem ser complementadas com o uso dos AVAs para divulgação dos materiais didáticos e interações em atividades coletivas e individuais. O Design Instrucional Contextualizado atendeu às necessidades para o planejamento do AVA Tecnologias da Educação em Saúde e das atividades. Adesão das instituições de ensino e dos professores para que os recursos tecnológicos e as metodologias ativas promovam a formação adequada em um sociedade em constante transformação.

25 Referências bibliográficas
COGO, Ana Luísa Petersen et al. Avaliação de disciplina na modalidade a distância por estudantes de graduação em enfermagem. Cogitare Enfermagem, [S.l.], v. 20, n. 2, jun ISSN COSTA, Cecília Passos Vaz da; LUZ, Maria Helena Barros Araújo. Objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre , v. 36, n. 4, p , Dec FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado. 3ª ed. São Paulo: Senac; 2010. FILATRO, Andrea. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva; 2015. GABRIEL, Martha. Educar. A (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva; 2013. GOUDOURIS, Ekaterini; STRUCHINER, Miriam. Aprendizagem Híbrida na Educação Médica: uma Revisão Sistemática. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 39, n. 4, p , Dec

26 Patricia Cristina Silveira
Obrigada! Patricia Cristina Silveira Currículo Lattes:


Carregar ppt "Design Instrucional para Disciplina de"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google