A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IDE Investimento Direto Estrangeiro Multinacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IDE Investimento Direto Estrangeiro Multinacional"— Transcrição da apresentação:

1 IDE Investimento Direto Estrangeiro Multinacional

2 Investimento internacional
Transferência de ativos para outro país ou aquisição de ativos nesse país. Investimento internacional em portfólio (tipicamente de curto prazo): Propriedade passiva de títulos estrangeiros, tais como ações e obrigações, para gerar retornos financeiros. Investimentos direto estrangeiro (IDE) (tipicamente de longo prazo): Uma estratégia de internacionalização na qual a empresa estabelece presença física no exterior por meio da aquisição de ativos produtivos tais como capital, tecnologia, força de trabalho, terrenos, instalações industriais e equipamentos.

3 Multinacional

4 Participantes nos negócios internacionais
Empresa Multinacional (MNC): Além de uma sede central, uma multinacional tem uma rede de subsidiárias ao redor do mundo. Exemplos: Nestle, Nokia, Samsung, Unilever, Citibank, Gerdau, WEG.

5 Localizações geográficas de empresas multinacionais

6 O IDE não é só do setor industrial

7 Multinacional vs. Nacional
O Ambiente Competitivo: global Estratégia Competitiva: complexa Sistema de Controle e Coordenação: global Estrutura Organizacional: complexa Cultura Organizacional: diferenciada

8

9 As Multinacionais Ontem e Hoje
Multinacional ontem Ciclo de vida dos produtos: longo Transferência da tecnologia ultrapassada Inovação centralizada Economia de escala Competição entre grandes multinacionais Multinacional hoje Encurtamento do ciclo de produtos Avanço e disseminação tecnológica Inovação dispersa Atuação diferenciada, mas integrada Competição com as múltis e locais

10 Motivos para ser Multinacional
Motivos Tradicionais Mercado

11

12

13 Motivos para ser Multinacional
Motivos Emergentes Capacidade de encontrar e aprender com as inovações e conhecimento do país estrangeiro.

14

15 IBM. A empresa tem oito centros de pesquisa no mundo (três nos Estados Unidos e o restante na Suíça, Japão, Israel, China e Índia). Eles abrigam 3 mil pesquisadores – cinco vencedores do Nobel. No Brasil, a companhia atua desde Só agora o país foi escolhido para sediar seu nono polo de P&D.

16 GE Seduzida pelo pré-sal, a GE também anunciou investimentos de US$ 150 milhões na construção no Brasil de seu quinto centro global de P&D. A empresa mantém laboratórios nos Estados Unidos, Alemanha, China e Índia. O brasileiro só perderá em tamanho e importância para o americano. Terá 300 funcionários.

17 Software da nova impressora HP tem 'sotaque' brasileiro
Sistema que permite impressão de arquivos da internet foi desenvolvido em Porto Alegre A ideia é permitir que um arquivo possa ser impresso a partir de qualquer tipo de aparelho e não só de um computador, em impressoras localizadas em qualquer parte do mundo. O processo pode ser feito enviando um diretamente para a impressora, ou por uma rede de equipamentos instalados em hotéis e gráficas de todo o mundo

18

19 Modo de Entrada das MNCs
Aquisição Greenfield Investments

20 Comparação “Moldar” a Cultura “Ajustar” a Cultura Ativos usados
Greenfield Aquisição “Moldar” a Cultura Ativos novos Modelo de Gestão “imposto” Construir Canais “Ajustar” a Cultura Ativos usados Barreiras de mudança Recebe os Canais

21 Aculturação Integração Separação Assimilação

22 Estratégias de Empresas Multinacionais

23 Práticas Organizacionais
Multidoméstica = descentralizada e local Global = centralizada e global Transnacional = descentralizada e global

24 Estratégia Corporativa Internacional Necessidade de Integração Global
Quando que a estratégia é apropriada? Alto Estratégia Global Necessidade de Integração Global Multi- doméstica Baixo Baixo Alto Responsividade para o Mercado Local 53

25 Multidoméstica

26 Práticas Organizacionais
Multidoméstica = descentralizada e local Global = centralizada e global Transnacional = descentralizada e global

27 Estratégia Corporativa Internacional Necessidade de Integração Global
Quando que a estratégia é apropriada? Alto Estratégia Global Necessidade de Integração Global Multi- doméstica Baixo Baixo Alto Responsividade para o Mercado Local 53

28 Global

29 Práticas Organizacionais
Multidoméstica = descentralizada e local Global = centralizada e global Transnacional = descentralizada e global

30 Transnacional

31

32

33

34


Carregar ppt "IDE Investimento Direto Estrangeiro Multinacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google