A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como explicava-se a origem da matéria, do mundo, da vida?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como explicava-se a origem da matéria, do mundo, da vida?"— Transcrição da apresentação:

1 Como explicava-se a origem da matéria, do mundo, da vida?
Origem sem Evolução Como explicava-se a origem da matéria, do mundo, da vida?

2 HISTÓRICO Filósofos ocupavam o lugar dos cientistas.
Thales de Mileto ( a.C.): água era o princípio primeiro. Anaximandro ( a.C.): fogo, terra, água e ar tinham papéis importantes, a primeira geração de organismos originam-se através de uma metamorfose. Outros filósofos: geração espontânea a partir do limo ou da terra úmida.

3 HISTÓRICO Filósofos gregos: Primeiros a fornecer uma explicação racional das origens que invoca agentes materiais. Os atos de “criação” são desdeificados, ou seja, sem ação divina, mas são o resultado do poder gerador da natureza. Origens eram não-teleológicas (sem um plano ou objetivo ) a criação foi o resultado do acaso. O mundo era eterno, sem mudanças significativas ou, no máximo com ciclos, sempre retornando á condição original. Interessavam-se muito pelas origens, mas não às mudanças subseqüentes.

4 HISTÓRICO O essencialismo de Platão (anti-herói do evolucionismo):
Mundo ideal, imutável e perfeito. A realidade era uma cópia imperfeita desse mundo real. Existia uma ordem universal imutável. Cosmo animado e harmonioso Poder criativo (demiurgo) Princípios não corporais (“alma”)

5 HISTÓRICO O naturalismo de Aristóteles: Continuidade estática
Espécie bem definidas, fixas e imutáveis Ordem natural eterna e imutável com objetivos Espécies são eternas

6 HISTÓRICO Criacionismo:
• Deísmo: deus criou o mundo no início e com ele as leis (“causas segundas”). •Teísmo: Deus pessoal que intervinha constantemente nos processo naturais. •Santo Agostinho: o criador conferiu à natureza o potencial de produzir organismos, todas as partes da natureza têm a capacidade de gerar algo de novo, inanimado ou vivo.

7 HISTÓRICO O IMPACTO DO CRISTIANISMO
•Criação recente do mundo descrita na Bíblia: anos. •Continuação do Fixismo: as espécies são imutáveis. •Nominalismo ou realismo: não existem as essências, e sim nomes, que se referem a grupos de objetos. •Protestantismo reforçou a autoridade da Bíblia conduzindo ao fundamentalismo. •Criação perfeita. •Mecanicismo (século XVI e XVII).


Carregar ppt "Como explicava-se a origem da matéria, do mundo, da vida?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google