A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF"— Transcrição da apresentação:

1 DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Autoria Rosana Amaro Vinícius Castro Burgo Marcelo Medeiros Teixeira Joâoâo Victor Basilio Gonzaga Alan Souza Barbosa

2 Este artigo, de abordagem qualitativa, apresenta o relato das experiências de aprendizagem de quatro estudantes de graduação referente à participação na disciplina Projeto de Extensão em Educação Física 1 intitulada “Docência online e práticas pedagógicas em Educação Online”.

3 Objetivo oportunizar formação específica no contexto da Educação Online, em especial o desenvolvimento da docência online para os futuros professores de Educação Física. A proposta, em andamento, apoiada por Metodologia Ativa foi desenvolvida por meio de encontros semanais e atividades online.

4 Perspectiva da formação
Sabe-se que na última década houve um aumento expressivo da oferta de Educação a Distância no país. as instituições de ensino têm se apropriado cada vez mais das tecnologias em suas ações educativas. emerge a necessidade de que os futuros professores se apropriem de saberes docentes alinhados a aplicação das tecnologias em seu percurso de formação.

5 Perspectiva da Docência Online
Pedagógico, tecnológico, social e de gestão (Teles (2009). Para Valadares (2011) o docente deverá desenvolver competências para concepção ou design competências do conteúdo a ensinar; competências metodológicas; competências tecnológicas; competências de tutoria e; competências de gestão

6 Fundamentação Teórica
Metodologias ativas Educação Online Docência Online

7

8 As falas dos estudantes quanto a compreensão sobre a docência online:
a falta de conhecimento sobre funções e competências necessárias à docência online ou mesmo a diferenciação entre docência presencial e online. ao se envolverem nesta ação de formação em pouco tempo começaram a perceber a importância da formação para a docência online. Quanto as funções na docência online sobre os aspectos: Pedagógicos, Metodológicos, Tecnológicos e de Gestão compreendem as diferentes funções que são necessárias ao docente online. apresentaram comparação entre docência presencial e online destacaram a aquisição de competências tecnológica e de gestão como diferencial.

9 Quanto a experiência/aprendizagens na “Hora de Praticar”
Evidenciou-se nas falas dos estudantes que são estimulados/desafiados a colocar em prática os conhecimentos teóricos, assumindo assim uma postura ativa frente ao seu processo de aprendizagem e também em colaboração com seus colegas.

10 Novas perspectivas para as aprendizagens na “Hora de Praticar”

11 Novas perspectivas para as aprendizagens na “Hora de Praticar”

12 DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Rosana Amaro – Autoria Vinícius Castro Burgo Marcelo Medeiros Teixeira Joâoâo Victor Basilio Gonzaga Alan Souza Barbosa


Carregar ppt "DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google