A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A crise econômica é seu real vilão?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A crise econômica é seu real vilão?"— Transcrição da apresentação:

1 A crise econômica é seu real vilão?
Evasão: métricas estabelecidas endógenas e exógenas para o controle gerencial no Ensino à Distância. A crise econômica é seu real vilão? Viviane Chunques Gervasoni - EAD Laureate/UNINOVE Universidade Nove de Julho Cristiane Coelho Teles - UNIFACS Universidade Salvador Claudia Leite Machado - UNIFACS Universidade Salvador Alexsandra dos Santos Rodrigues - UNIFACS Universidade Salvador Danilo Santiago Gomes Valentim - UAM Universidade Anhembi Morumbi Foz do Iguaçu

2 Agenda de apresentação:
Introdução; Problema de Pesquisa; Objetivo; Metodologia; Resultados Obtidos; Críticas.

3 Introdução: A evasão de estudantes no EaD (Ensino à Distância) tem sido abordada como um dos fenômenos muito presente em todas as instituições educacionais. Os problemas de cursos no EaD são: para o setor público, os recursos investidos sem o devido retorno; para o setor privado, importante perda de receita; para ambos os setores, fonte de ociosidade de professores, funcionários, equipamentos e, em algumas situações, espaço físico. Este cenário de evasão está presente em todas as modalidades de ensino, seja ela presencial, semipresencial ou a distância.

4 Problema de pesquisa: O problema que norteou esse artigo foi verificar: Como as métricas gerenciais, endógenas e exógenas, quando detectadas podem causar recuo da evasão na Educação à Distância?

5 Objetivo: O objetivo geral foi identificar na Instituição de Ensino quais métricas gerenciais, endógenas e exógenas são responsáveis em contribuir para o recuo da evasão no Ensino à Distância.

6 Metodologia: Este estudo envolveu uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso (YIN, 2005), descritivo, no qual traçou e identificou os fatores que influenciaram na Instituição de Ensino sob o aspecto gerencial para contribuir com o recuo da evasão no Ensino à Distância. Cursos analisados: Área de Negócios; Nível: Bacharelado; Cursos: Administração e Ciências Contábeis, por terem maior representatividade de número de estudantes.

7 Metodologia: A pesquisa de campo envolveu a coleta de dados a partir de várias fontes: projeto do Curso Piloto de Administração e Ciências Contábeis a Distância, questionários com os estudantes evadidos por meio de ligações realizadas pela tutoria. A IES foi a UNIFACS por ser a segunda maior instituição em número de estudantes na modalidade à distância na região Nordeste do país do grupo EaD Laureate. No período de fevereiro de 2017 a abril de 2017, foram contatados 2010 estudantes via telefone com questões abertas e fechadas objetivando identificar as razões que os estudantes evadem.

8 Metodologia: Foram investigados junto aos pilares dos departamentos da IES os gaps de gestão e, portanto, como estabelecer mecanismos de recuo à evasão. Os pilares investigados foram as áreas: Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Sistemas, para cada um desses departamentos identificou-se possibilidades de contraposição às causas de evasão declaradas pelos estudantes nas ligações realizadas. A forma de abordagem aos setores foi entrevista semi estruturadas com questões abertas, as conversas foram gravadas com duração aproximada de 1 hora e 20 minutos e destas categorias emergiram.

9 Resultados Obtidos: Com base nas ligações realizadas pela equipe de tutoria com os estudantes pode-se emergir 12 causas à evasão, que foram classificadas em endógeno e exógeno, as mais expressivas foram: Falta de conexão com o curso – Endógeno; Desempenho acadêmico – Exógeno; Dificuldades financeiras – Exógeno.

10 Resultados Obtidos: Os questionamentos iniciais para cada área foram: Marketing: Setor de retenção é atuante? Quem é o estudante? O que ele almeja? Finanças: Sabe as necessidades do estudante? Renegocia? É flexível? Pontual? Recursos humanos? Capacita pessoas de forma estratégica? Usa o Buyer Persona? (adapta o colaborador à personalidade do estudante?) Sistemas: Adapta-se facilmente à realidade apontada?

11 Resultados Obtidos: Cada uma das áreas inseriu em seu planejamento estratégico a relevância de modificar e adaptar à realidade e necessidade dos estudantes, independentemente de serem razões endógeno ou exógeno, já que em ambas a IES pode e deve intervir. As novas deliberações gerenciais serão auferidas e deferidas juntamente com o corpo acadêmico e reitoria do EaD Laureate. Dessa forma, será possível verificar, analisar e quantificar os reflexos de cada atitude de cada departamento quanto ao recuo da evasão dos estudantes aqui analisados.

12 Resultados Obtidos: A maioria das categorias apontadas pelos estudantes foi de cunho endógeno diante disso, para cada uma dessas categorias o estudo continuou com os departamentos da IES para identificar deficiências e, portanto, a necessidade de um replanejamento das estratégias organizacionais. Foi possível verificar que os motivos financeiros não são o “grande vilão” da evasão no que se refere aos fatores exógenos, e sim o desempenho acadêmico, que envolve muitas vezes ter um conceito baixo na realização das atividades e tornar-se um fator de desmotivação.

13 Críticas: Para estudos futuros pretende-se quantificar cada uma das decisões gerenciais tomadas quanto as categorias apresentadas e seu reflexo no controle e redução da evasão.

14 E-mail: viviane.chunques@gmail.com
Contato: Obrigada!


Carregar ppt "A crise econômica é seu real vilão?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google