A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso: Práticas Pedagógicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso: Práticas Pedagógicas"— Transcrição da apresentação:

1 Curso: Práticas Pedagógicas
Unidade Curricular: Pesquisa Aplicada/intervenção Professora: Vanessa Elsas Suporte Pedagógico: Nair Eu sou Prof, Prazer, experiência prática, Bncário, consulturia, livros, realizado, Se fosse a 1 aula, mas essa aula é especial Preparação do plano com muito carinho e atenção para ser o melhor Para vocês aprovitarem o máximo. Estão com ele em mãos,favor acompanhem 1

2 A partir das relações do homem com a realidade, resultantes de estar com ela e de estar nela, pelos atos de criação, recriação e decisão, vai ele dinamizando o seu mundo. Vai dominando a realidade. Vai humanizando-a. Vai acrescentando a ela algo de que ele mesmo é o fazedor. Vai temporalizando os espaços geográficos. Faz cultura. (PAULO FREIRE, 1967))

3 ESTUDOS DE CASOS e PESQUISA-AÇÃO

4 PROGRAMAÇÃO Dia 3 Dia 4 Dia 10 Dia 11
Apresentação Est. de Caso Pesq. Ação Compartilhar Estudos de Caso Exercício 2 Elaboração Resultados Exercício Pesquisa-Ação de Projetos Encerramento

5

6

7

8

9

10

11

12 BANYAI, ISTVAN – Zoom,1995

13 Do olhar singular ao conhecimento coletivo
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovakloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: - Pai, me ensina a olhar! (GALEANO, 2002)

14 O espelho tem duas faces
Qual das cenas chama mais atenção? Quais são as observações sobre os professores? Sobre os alunos? Sobre as aulas? Sobre as disciplinas? O quanto essas observações são carregadas de sua interpretação, formação ou mesmo de seus juízos de valor? Como selecionamos as cenas ou situações de maior destaque?

15 O estudo de caso “Estudo de caso não é uma escolha metodológica, mas uma escolha do objeto a ser estudado” (STAKE, 1994, p. 226). “Um caso é uma unidade específica, um sistema delimitado cujas partes são integradas” (STAKE, 2000, p. 436). .

16 Tipos de caso, conforme STAKE (1994):
- Caso intrínseco; - Caso instrumental; - Caso coletivo.

17 O caso deve ser completo
O caso deve ser completo. Três indicadores de completude são apontados: as fronteiras do caso, isto é, a distinção entre o fenômeno que está sendo estudado e seu contexto; a narrativa demonstra, de modo convincente, que houve “um esforço exaustivo” (Yin, 1984, p.142) para coletar as evidências relevantes; e o estudo é planejado de tal maneira que sua finalização não é determinada por limites de tempo ou de recursos. • O caso deve considerar perspectivas ou hipóteses alternativas. O pesquisador deve buscar explicações ou perspectivas rivais daquelas adotadas no estudo e examinar as evidências de acordo com essas perspectivas. • As evidências devem ser suficientemente poderosas para sustentar as conclusões e ganhar a confiança do leitor quanto à seriedade do trabalho realizado. • O relato do estudo deve ser atraente. Isso significa que deve ser escrito de maneira clara e instigante, “seduzindo” o leitor, de modo a que este permaneça “ligado” na narrativa até o final.

18 Os pesquisadores de caso buscam tanto o que é comum quanto o que é particular em cada caso, mas o resultado final geralmente retrata algo de original em decorrência de um ou mais dos seguintes aspectos: a. a natureza do caso; b. o histórico do caso; c. o contexto (físico, econômico, político, legal, estético etc.); d. outros casos pelos quais é reconhecido; e. os informantes pelos quais pode ser conhecido.

19 Delineando um caso no cotidiano escolar
Mosaico de Narrativas no Moodle - Por que o fenômeno pode ser considerado um caso? - O que aprender com o estudo desse caso? - Descrever o caso diferenciando e fenômeno e contexto; Busque tecer os fatores diversos, regatando-os da memória e prever instrumentos para coleta de dados.


Carregar ppt "Curso: Práticas Pedagógicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google