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Um convite à reflexão sobre a oferta de cursos no IFCE

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Apresentação em tema: "Um convite à reflexão sobre a oferta de cursos no IFCE"— Transcrição da apresentação:

1 Um convite à reflexão sobre a oferta de cursos no IFCE
Érica Gallindo

2 Finalidades dos Institutos Federais (Lei 11.892/2008)
Qualificar profissionais com vista a atuação profissional nos diversos setores da economia; Promover a geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais; Promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior; Orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais. Esta apresentação é um convite à reflexão dos senhores sobre a adequação das ofertas realizadas com o objetivo dos institutos federais determinados por Lei.

3 Qual o custo deste projeto para a sociedade?
Todos os institutos federais 35 mil docentes e 30 mil técnicos administrativos Custo mensal de 430 milhões de reais por mês*, apenas com folha de pagamento. IFCE Em 2015 os gastos diretos do IFCE foram 505 milhões de reais, sendo 254 milhões apenas com folha de pagamento. Em 2016, até o mês de setembro, os gastos diretos somaram 430 milhões de reais, dos quais 217 foram para a folha de pagamento. * Dados relativos ao pagamento de agosto/2015, extraídos do Portal da Transparência em agosto * Fonte: Portal da Transparência, com dados de agosto de 2015.

4 Expectativa de Resultados
Excelência na qualidade do ensino Oferta de cursos alinhados com as demandas locais, regionais e nacionais. Demanda de público para as ofertas Demanda do mercado de trabalho para os egressos Baixa taxa de evasão e alta taxa de conclusão Alto nível de empregabilidade dos egressos Alta aceitação dos egressos no mercado de trabalho

5 Qual a nossa realidade atual?
Há público-alvo para os cursos que estão sendo ofertados? O recebimento de auxílios diversos , a participação em atividades esportivas e artísticas e a possibilidade da verticalização do ensino têm contribuído para a permanência dos estudantes? A taxa de conclusão dos cursos ofertados tem atingido níveis satisfatórios? Como está se comportando o mercado de trabalho para as ocupações associadas aos cursos ofertados?

6 Qual o nível de verticalização para os cursos do IFCE?
Recorte do estudo Matrículas realizadas desde no IFCE Modalidade de ensino PRESENCIAL Cursos técnicos e de graduação Foram excluídos desta análise os cursos a distância e os cursos FIC e de pós- graduação presenciais.

7 Qual o nível de verticalização para os cursos do IFCE?

8 Qual o nível de verticalização para os cursos do IFCE?

9 Qual o nível de verticalização para os cursos do IFCE?
(Técnico -> Graduação) Verticalização "Inversa“ (Graduação -> Técnico) 37 estudantes com mais de uma matrícula concluíram todos os cursos com êxito. Isso representa 0,07% (37/54.808) do total de alunos e 0,5% (37/6.703) daqueles que matricularam-se em mais de um curso no IFCE. 40 estudantes com mais de uma matrícula concluíram todos os cursos com êxito. Isso representa 0,07% (40/54.808) do total de alunos e 0,59% (40/6.703) daqueles que matricularam-se em mais de um curso no IFCE.

10 Qual o impacto da assistência estudantil na permanência?
Recorte do estudo Pagamentos realizados no elemento de despesa pelo IFCE Pagamentos de janeiro de 2015 a setembro de 2016 Dados de pagamento extraídos do Portal da Transparência Cruzamento das informações realizado pelo nome do favorecido do pagamento e nome do aluno no sistema acadêmico pessoas distintas tiveram pelo menos 1 pagamento ao longo do período analisado. 1.178 pessoas pagas não foram localizadas no sistema acadêmico Foram excluídos desta análise todos os nomes de favorecidos não localizados no sistema acadêmico do IFCE

11 Qual o impacto da assistência estudantil na permanência?
Recorte do estudo Valor identificado R$ ,00 Valor Total R$ ,00 Número de Favorecidos Identificados Número total de favorecidos

12 Qual o impacto da assistência estudantil na permanência?

13 Qual o impacto da assistência estudantil na permanência?
Maior valor pago: R$ ,00 Menor valor pago: R$ 13,00 Maior valor pago a quem se evadiu: R$ ,00 Menor valor pago a quem se evadiu: R$ 13,00

14 Qual o impacto da assistência estudantil na permanência?
14,56% ( R$ ,000) do recurso foi investido em alunos que se evadiram até o momento. 2.121 favorecidos estão em situação de evasão Com este estudo, pode se afirmar que a taxa de evasão entre os estudantes, que foram assistidos por algum tipo de apoio financeiro, está bem abaixo da média institucional. Entretanto, não se pode afirmar que estes estudantes não se evadiram por esta razão, visto que há diversas outras variáveis que podem ter contribuído para sua permanência.

15 As nossas ofertas estão alinhadas ao mercado de trabalho?
CBO (MTE) Catálogo de ocupações, organizadas em grupos RAIS (MTE) Registro anual de empregados (ingressantes e veterano) e desempregados CAGED (MTE) Registro mensal de empregados e desempregados CNCT (MEC) Atualmente em sua 3ª. Edição (Dez/2014)

16 As nossas ofertas estão alinhadas ao mercado de trabalho?
Mapeamento de Formação x Ocupação Técnico em Informática 317110 317210 317205 313220 Técnico em Eletrotécnica 313105 313110 313115 313120 313125 313130 318705 Técnico em Man. em Informática 317220 Técnico em Hospedagem 422120 513115 Observações: Ocupações que iniciam como o número 3 são ocupações do grupo “técnico de nível médio” Um curso está mapeado para 0 ou mais ocupações no CNCT Uma mesma ocupação está mapeada para vários cursos Há cursos mapeados para ocupações de nível inferior ao nível técnico

17 As nossas ofertas estão alinhadas ao mercado de trabalho?

18 As nossas ofertas estão alinhadas ao mercado de trabalho?

19 As nossas ofertas estão alinhadas ao mercado de trabalho?

20 As nossas ofertas estão alinhadas ao mercado de trabalho?

21 Como podemos tornar nossa instituição mais atrativa?
Ofertando cursos mais alinhados ao mercado de trabalho O desconhecimento da profissão a ser exercida é uma das causas apontadas pelos alunos para não progredir nos estudos. Ofertando cursos mais alinhados ao público em potencial Sabemos com clareza de há demanda para um determinado curso quando optamos por um subsequente? Ofertando cursos com maior valor agregado Os cursos técnicos integrados trazem em si o ensino médio como atrativo adicional para a conclusão do curso. Priorizar cursos que tenham maior aceitação de egressos no mercado de trabalho Os cursos superiores de tecnologia, na área de informática, por exemplo, têm grande aceitação.

22 Melhoria do processo de abertura de novos cursos
Justificativa mais aprofundada Por que este curso? Por que neste nível de ensino? Por que com esta quantidade de vagas? Por que com esta periodicidade de oferta? Qual a demanda de público e de mercado que se intenciona suprir com os egressos deste curso? Qual o histórico de oferta destes cursos em outros campi?

23 Processo de Abertura de Novos Cursos
Identificação mais clara dos atores envolvidos Readequação de responsabilidades Definição precisa do fluxo e prazos para cada etapa Maior rigor no cumprimento dos aspectos legais aos quais a instituição está submetida. Disponível em:

24 Obrigada! Erica Gallindo


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