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DELINEA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

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Apresentação em tema: "DELINEA TECNOLOGIA EDUCACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 DELINEA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

2 Desafios e dificuldades ao se aplicar as metodologias ativas na EaD
Profª. MEng. Margarete Lazzaris Kleis

3 Quando pensamos em uma Universidade Virtual – a imagem que nos vem à mente da maioria das pessoas é de um AVA, computadores, materiais didáticos, vídeos...

4 Quando pensamos nos alunos de cursos
na modalidade EaD....estes, na maioria das vezes, estão passivos diante das tecnologias Alguns ainda hoje pensam que na EaD não precisamos mais de professores.... É nesta visão que temos sobre EaD que se inicia a nossa conversa sobre as dificuldades e os desafios ao se aplicar as metodologias ativas na EaD.

5 Desafio! Como colocar o aluno no centro do processo
da aprendizagem, com atividades desafiadoras e articulando com os seus pares e professores?

6 Dificuldades! Precisamos cada vez mais nos beneficiar de todo o potencial das tecnologias para intensificar o processo de interação entre alunos, professores, conhecimento e o mundo do trabalho.

7 Desafio! Formação de professores!
Como aplicar uma prática reflexiva, para a inovação e a cooperação, favorecendo a interação e uma postura menos individualista?

8 Partindo daquele “velho” exemplo de que um viajante voltaria do túnel do tempo.... sim! Agora ele encontra inovação!! Será? Para Refletir! “Um computador na sala, conectado a uma rede. Mas o visitante observaria que ele é usado para propor exercícios na tela e preparar conferências "surfando" em páginas da Web. O triângulo didático estaria no lugar, imutável e os saberes eruditos, muito pouco modernizados, ali onde teriam passado a matemática dos conjuntos ou a nova gramática”. (PERRENOUD, 1999)

9 Para pensarmos em metodologias ativas, devemos pensar também nos objetivos que temos, o quê e para quê estamos desenvolvendo determinadas atividades. Qual o objetivo deste jogo tão lúdico mesmo? E esta simulação de um passeio pelo museu virtual, qual o propósito?

10 Para quê mesmo criamos um fórum de discussão no AVA
Para quê mesmo criamos um fórum de discussão no AVA? Temos professores online, também chamados de tutores para criar uma discussão real em torno de um assunto polêmico do momento? Vídeos interativos que permitem parar e fazer uma observação sobre o assunto.... quem vai ler? Quem vai interagir? Com que propósito?

11 Coerência Pedagógica e o uso das tecnologias
Dois desafios: 1 Os professores conceberem uma nova forma de ensinar e aprender 2 Investimento por parte das Instituições de Ensino em tecnologia e capacitação docente

12 “A formação de professores em novas tecnologias sinaliza para uma organização curricular inovadora que, ao ultrapassar a forma tradicional de organização curricular, estabelece novas relações entre a teoria e a prática. Oferece condições para a emergência do trabalho coletivo e interdisciplinar e possibilita a aquisição de uma competência técnica e política que permita ao educador se situar criticamente no novo espaço tecnológico que começa a se ampliar na sociedade brasileira.” (MERCADO, 1999).

13 Planning Development Promotion Design Deployment As Competências de Perrenoud para Aprender e Ensinar traduzidas para o mundo digital, visando as metodologias ativas Organizar e coordenar as situações de aprendizagem 1 Gerir a progressão das aprendizagens 2 Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação 3 Envolver os alunos em sua aprendizagem e seu trabalho 4 Trabalhar em equipes virtuais de aprendizagem 5 Servir-se de novas tecnologias educacionais 6

14 1.Organizar e coordenar as situações de aprendizagem
As Competências de Perrenoud para Aprender e Ensinar traduzidas para o mundo digital, visando as metodologias ativas Conhecer os conteúdos a ensinar e sua tradução em objetivos e trilhas de aprendizagem 1.Organizar e coordenar as situações de aprendizagem Planificar dispositivos digitais em sequências didáticas Engajar os alunos em atividades de pesquisa, via equipes virtuais de trabalho

15 As Competências de Perrenoud para Aprender e Ensinar traduzidas para o mundo digital, visando as metodologias ativas Conceber e gerir situações-problemas adequadas aos níveis e possibilidades dos alunos 2. Gerir a progressão das aprendizagens Observar e avaliar os alunos nas situações de aprendizagem, segundo uma abordagem formativa Fazer balanço periódicos de competências e tomar decisões de progressão – via fóruns de discussão e ambientes virtuais adaptativos

16 3. Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação
As Competências de Perrenoud para Aprender e Ensinar traduzidas para o mundo digital, visando as metodologias ativas 3. Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação Acompanhar e orientar os alunos com dificuldades, se beneficiando dos ambientes virtuais adaptativos Desenvolver a cooperação entre alunos e algumas formas simples de ensino mútuo – via rede e grupos de trabalho

17 4. Envolver os alunos em sua aprendizagem e seu trabalho
As Competências de Perrenoud para Aprender e Ensinar traduzidas para o mundo digital, visando as metodologias ativas 4. Envolver os alunos em sua aprendizagem e seu trabalho Atividades reflexivas de autoavaliação Oferecer atividades de formação optativas, de modo que o aluno componha livremente parte de sua formação Atividades que visem um projeto pessoal vinculado ao mundo do trabalho

18 As Competências de Perrenoud para Aprender e Ensinar traduzidas para o mundo digital, visando as metodologias ativas 5. Trabalhar em equipe Elaborar projetos em equipes virtuais Confrontar e analisar juntos situações complexas, práticas e problemas profissionais – via fórum de discussão Discussões sobre questões éticas e atuais – via Fórum de discussão

19 As Competências de Perrenoud para Aprender e Ensinar traduzidas para o mundo digital, visando as metodologias ativas 6. Servir-se de novas tecnologias Explorar as potencialidades didáticas, utilizando recursos tecnológicos com relação aos objetivos das várias áreas do conhecimento - Gamificação, RA, Simuladores, Animações, Vídeos Interativos e novas ferramentas síncronas que possibilitam uma maior interação em tempo real.

20 ...”A principal função do professor não pode mais ser uma difusão de conhecimentos, que agora é feita de forma mais eficaz por outros meios. Sua competência deve deslocar-se no sentido de incentivar a aprendizagem e o pensamento. O professor torna-se um animador da inteligência coletiva, dos grupos que estão ao seu encargo.” (LÈVY, 1999)

21 Profª. MEng Margarete Lazzaris Kleis
Obrigada! Profª. MEng Margarete Lazzaris Kleis


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