A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PAOLA TRINDADE GARCIA ANA EMILIA FIGUEIREDO OLIVEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PAOLA TRINDADE GARCIA ANA EMILIA FIGUEIREDO OLIVEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 MODELO DE DESIGN INSTRUCIONAL E A PRODUÇÃO DE RECURSOS MULTIMÍDIA NA UNASUS/UFMA
PAOLA TRINDADE GARCIA ANA EMILIA FIGUEIREDO OLIVEIRA REGIMARINA SOARES REIS STEPHANIE MATOS SILVA ISABELLE AGUIAR PRADO STEFFI GREYCE DE CASTRO LIMA LIZANDRA SILVA SODRÉ

2 Introdução O crescente avanço tecnológico nos últimos anos tem proporcionado expressivo crescimento na utilização da Educação à Distância (EaD) para capacitação profissional em diversas áreas. Ao mesmo tempo, muitos têm sido os desafios para a aplicação de métodos de ensino voltados para esta modalidade aliando-se TICs às necessidades pedagógicas para promoção de conhecimentos duradouros. A forma de apresentação do conteúdo na educação a distância sofreu inúmeras modificações ao longo dos anos pela própria evolução das tecnologias digitais (VIDAL, 2010).

3 Introdução A proposta de apresentação/construção de recursos educacionais deve ser diferenciada para cada público visando sempre a individualidade do sujeito que será responsável pela construção do próprio conhecimento. Requer técnicas especiais para o desenho do curso, técnicas especiais de instrução, diferentes métodos de comunicação através das tecnologias da informação e comunicação, além de arranjos organizacionais e administrativos necessários para a sua realização. DESIGN INSTRUCIONAL

4 UNA-SUS/UFMA A UNA-SUS/UFMA é uma instituição que faz parte do sistema UNA-SUS, criado pelo Ministério da Saúde por meio do Decreto de 8 de dezembro de 2010, com o objetivo de oferecer cursos a distância para profissionais do SUS, por meio das TICs. Criação da Rede Criado pelo Ministério da Saúde e desenvolvido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) Objetivo Atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no SUS Oferece Educação permanente, com enfoque prático e dinâmico, utilizando situações do cotidiano

5 Panorama geral da UNA-SUS/UFMA
Cursos em mais de 15 áreas temáticas diferentes. Ultrapassou a marca de mais de 160 mil matrículas em 2016

6 Nossos cursos Cursos de capacitação em Saúde da Pessoa Idosa
12 Cursos de capacitação em Vigilância em Saúde Especialização em Atenção Básica em Saúde (Mais Médicos) 4 Cursos de capacitação em Nefrologia 5 Cursos de capacitação em Gestão Pública Cursos de capacitação em Saúde da Pessoa Idosa Especialização em Nefrologia multidisciplinar Saúde Sexual e Reprodutiva I Saúde Sexual e Reprodutiva II 3 Cursos de capacitação em Odontologia para Pacientes com Comprometimento Sistêmico Para saber mais acesse:

7 Panorama geral da UNA-SUS/UFMA
Cursos de especialização e aperfeiçoamento Cursos de extensão/ atualização Mediados por tutores Autoinstrucional

8 MODELO DE DESIGN INSTRUCIONAL
Cursos AI necessitam de alguns cuidados para a apresentação adequada de seu conteúdo, considerando as características do processo educativo. O conteúdo online é construído visando garantir autonomia e independência do aluno no estudo, apresentando-se de forma autoexplicativa e com abordagem de maneira objetiva para encadeamento das temáticas Portanto, uma adaptação pedagógica adequada é necessária e fundamental!

9 MODELO DE DESIGN INSTRUCIONAL

10 MODELO DE DESIGN INSTRUCIONAL

11 MODELO DE DESIGN INSTRUCIONAL

12 Como o modelo se materializa?
O storyboard utilizado pela UNA-SUS/UFMA é construído na base de arquivo em Power Point com especificidades análogas ao livro final no formato online

13 Como o modelo se materializa?
Exemplos de adaptação pedagógica e transposição de conteúdo de acordo com o objetivo educacional: ANTES

14 Como o modelo se materializa?
DEPOIS

15 Como o modelo se materializa?
ANTES DEPOIS

16 Como o modelo se materializa?
Elaboração DI Produto Final

17 Infográfico - Interativo

18 Como o modelo se materializa?
Elaboração DI Produto Final

19 Como o modelo se materializa?
Exemplos de aplicação do briefing e resultado final:

20 Como o modelo se materializa?
Processo de validação nos ambientes finais:

21 Como o modelo se materializa?

22 CONSIDERAÇÕES FINAIS O advento da EaD inseriu novas necessidades ao processo de ensino aprendizagem mediado por tecnologias da informação. Adequar processos educacionais, principalmente, os materiais didáticos da educação on-line, capazes de atender as necessidades de cada público alvo é um dos grandes desafios. Ao DI é dada a tarefa de elaborar estratégias educacionais factíveis e adequadas, promovendo aprendizagem colaborativa e autônoma. Entende-se que a sistematização, bem como a definição de etapas claras de elaboração, concepção, revisão e validação são fundamentais para o desenrolar de um processo e fluxo de trabalho adequado de DI coerente com os princípios pedagógicos apropriados para cada material proposto e projeto político pedagógico de cada instituição.

23


Carregar ppt "PAOLA TRINDADE GARCIA ANA EMILIA FIGUEIREDO OLIVEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google