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Preparação Pedagógica para alunos de pós-graduação em Engenharia

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Apresentação em tema: "Preparação Pedagógica para alunos de pós-graduação em Engenharia"— Transcrição da apresentação:

1 Preparação Pedagógica para alunos de pós-graduação em Engenharia
Elenise Maria de Araujo - Biblioteca Teresinha das Graças Coletta - Biblioteca Luis Fernando Costa Alberto – Dep. Eng. Elétrica Ribeirão Preto-SP, 10 Nov 2017

2 Sumário Biblioteca - Centro de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem (1997 – PEU) PAE- Programa de Aperfeiçoamento de Ensino A disciplina “Preparação Pedagógica” (2016) Plano de ensino (modelo e-ILDF) Atividades Resultados Considerações finais

3 PAE – Programa de Aperfeiçoamento
de Ensino Maio de Portaria GR 3588 regulamenta o (PAE) destinado exclusivamente aos alunos de pós-graduação (M e D) Caráter: Obrigatório para bolsistas CAPES Etapas: Preparação Pedagógica: questões da Universidade e do Ensino Superior; conferências com especialistas da área de Educação, preparo de material didático, discussões de currículo, ementas e planejamento de cursos /disciplinas (pré-requisito) Estágio supervisionado em docência: na Unidade de Ensino da área de conhecimento do curso, realiza atividades em disciplinas de graduação

4 Disciplina – Design Educacional
Modelo ILDF (Dabbagh e Bannan-Ritland,2005) Modelo Estendido do ILDF ou e-ILDF Componentes do modelo e-ILDF: Objetivos educacionais (Ob) - taxonomia de Bloom -domínio cognitivo do conhecimento; Modelos pedagógicos e características instrucionais (MP); Estratégias (E); Tecnologias educacionais (T) Professor: agente do framework Modelo Integrative Learning Design Framework – ILDF on-line Dabbagh e Bannan-Ritland (2005)

5 Fases do Modelo e-ILDF Avaliação Enactment “atuação” Exploração
Verifica os objetivos e resultados; métodos de avaliação da aprendizagem (diagnóstica, formativa e somativa) Etapa 1 - Ob1 a Obn Etapa 2 - MP1 a MPn Etapa 3 - E1 a En Etapa 4 - T1 a Tn Investigação, Documentação do cenário instrucional, insights, reflexão e análise sobre processo e o público alvo

6 Disciplina- Plano de ensino

7 Disciplina- SEL5720: Preparação Pedagógica: Estratégias de Ensino em Engenharia Elétrica
Créditos: 6 e 4 créditos ( ) Duração: 9 semanas (presenciais) Organização: unidades temáticas = objetivos Atividades: resumo de textos científicos sobre tema a ser discutido próxima aula; fórum do Moodle com os experts. Tecnologias: vídeos do YouTube, slides, planilhas e hiperlinks para textos complementares Palestras: experts Avaliação: tarefas + aula didática + laboratório Moodle

8 Disciplina - Conteúdo Diretrizes curriculares em Engenharia e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Processo didático-pedagógico do ensino superior Estratégias de ensino-aprendizagem Planejamento de ensino e objetivos educacionais Modelos de design educacional Tecnologias educacionais (presenciais, híbridas e on-line) Processo de avaliação da aprendizagem Imersão nos ambientes STOA e Moodle Técnicas de apresentação e oratória.

9 Disciplina - Organização

10 Disciplina – Atividades
Atividades em sala de aula Trabalhos em grupo Participação nas palestras Aula didática- 10 min.para expor tema+estratégias+tarefas (rubrica avaliativa) Atividades no Moodle/STOA Resumos Design da disciplina fictícia (modelo e-ILDF) Fórum temático Atividades no “Laboratório Moodle” Inserção da disciplina fictícia completa (5 unidades, material didático, textos, estratégias e recursos tecnológicos)

11 Disciplina – Avaliação - 2016
23 alunos = 76,6% dos matriculados

12 Disciplina – Avaliação- 2017
24 alunos= 80% dos alunos matriculados

13 Considerações finais Parceria Biblioteca + Docentes titulares = continuidade do trabalho educativo Novas diretrizes curriculares da graduação da EESC - melhorias no plano didático-pedagógico dos cursos Modelo promove o desenvolvimento, uso e disseminação das TICs e ferramentas da web e/ou do Moodle. Alunos preparados para estágio supervisionado prática do conhecimento adquirido Inovação no projeto didático-pedagógico da instituição considerando insights e sugestões dos alunos

14 Obrigada!

15 REFERÊNCIAS ARAUJO, Elenise Maria de
REFERÊNCIAS ARAUJO, Elenise Maria de. Design instrucional de uma disciplina de pós-graduação em Engenharia de Produção: uma proposta baseada em estratégias de aprendizagem colaborativa em ambiente virtual. 217 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos   ARAUJO, E. M.; OLIVEIRA NETO, J. D. Um novo modelo de design instrucional baseado no ILDF-Integrative Lerning Design Framwork para a aprendizagem on-line. Educação, Formação & Tecnologias, Lisboa, v.3, n.1, p.68-83, 2010.[Online]. Disponível em: Acesso em: 02 jun   ARAUJO, E.M.; COLETTA, T. das G.; ALBERTO, L.F. da C. Apoio ao processo de ensino-aprendizagem nos cursos de pós-graduação: uma realidade na biblioteca da EESC/USP. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19., Manaus, AM, Anais eletrônicos... Manaus, AM: UFAM, Disponível em: < . Acesso em: 20 out   ARAUJO, E.M. et al. Projeto da disciplina de metodologia e pesquisa bibliográfica do curso de especialização em Engenharia de Produção EESC: uma contribuição do serviço de biblioteca no processo de ensino aprendizagem. In: SIMPOSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO- SIMPEP, 23., Bauru, SP, Anais eletrônicos... Bauru, SP : FEB/UNESP, Disponível em:< Acesso em: 20 out   BLOOM, B.S. et al. Taxonomia de objetivos educacionais: compêndio primeiro-domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo,   COLETTA, T.G. et al. Programa de educação de usuários. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10., Fortaleza, Anais eletrônicos... Fortaleza : TECTREINA,   DABBAGH, N.; BANNAN-RITLAND, B. On-line learning: concepts, strategies and application. New York: Pearson Education   MASETTO, M.T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, MOORE, M.G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning   SCHWARTZMAN, S. Aprendendo com os erros e os acertos do passado: pontos essenciais para a definição de políticas públicas de educação superior. Revista da Assoc. Bras. de Mantenedoras de Ensino Superior. Estudos, ano 27, nº 39, dez-2010, p   UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Portaria GR nº 3588: regulamenta o programa de aperfeiçoamento de ensino – PAE. 10 de Maio de Diário Oficial do Estado de São Paulo, 11/05/2005. Disponível em: < Acesso em: 01 abr

16 Feedback +

17 Feedback

18 Peso das atividades Avaliação

19 Rubrica

20 Rubrica da aula didática - oratória

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