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PublicouDenílson Marroquim Galvão Alterado mais de 5 anos atrás
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CAPÍTULO 10 Crescimento e desenvolvimento na infância.
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Desenvolvimento no início da infância
O brincar Facilitador do crescimento cognitivo e afetivo Ocupam a maior parte do tempo Facilitador do crescimento cognitivo e afetivo “Fase pré-operacional do raciocínio”(PIAGET) - Raciocínio lógico e formação de conceitos - Egocentrismo - Ingenuidade: ver ,é literalmente acreditar
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Desenvolvimento Afetivo
Autonomia e iniciativa* Estão ambientando-se com o mundo de forma complexa e extraordinária. Fracasso em desenvolver Sentimento de vergonha
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Características do desenvolvimento físico e motor
Variação de peso e altura Bom controle da bexiga e intestinos Desenvolvimento da habilidades motoras fundamentais confusão na consciência corporal, direcional, temporal e espacial Estruturas corporais similares
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Características do desenvolvimento cognitivo
Habilidade de expressar pensamento e idéias verbalmente Imaginação leva à imitação da ações e símbolos Transição de comportamento de auto-satisfação para comportamentos socializados
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Características do desenvolvimento afetivo
Egocentrismo todas as pessoas no mundo pensam da mesma maneira que ela Relutantes em compartilhar objetos Começam a distinguir o certo do errado auto-conceito Medo de situações novas
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Implicações para o programa motor desenvolvimentista
Abundância de oportunidades motoras Encorajamento positivo para reduzir medo do fracasso Não há necessidade de atividades separadas Explorar a imaginação(atividades com teatro, imagens) Estão ávidas por aprender Reforçar hábitos de boa postura
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Crescimento no final da infância
Lento período de crescimento Permite à criança acostumar-se ao seu corpo Crescimento dos membros maiores que o do tronco Níveis crescentemente maduros no desempenho esportivo A prática das habilidades perceptivas em maturação melhora o processo de integração destas com as estruturas motoras(acostumar-se ao seu corpo) Necessidade de oportunidade para a prática, instrução e encorajamento
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Desenvolvimento na infância posterior
Mudança de ambiente(pré-primário1ºano) 1ª separação da criança do lar por um período de tempo extenso e regularmente demarcado Entrada no mundo das crianças mais velhas e adultos Escola: Situações de grupo e não mais o centro da atenção Qualidades como participação, solicitude com os outros e o respeito a direitos e responsabilidade alheio são estabelecidos
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Características do desenvolvimento físico e motor
O corpo começa a alongar-se As meninas estão, geralmente, um ano na frente dos meninos quanto ao desenvolvimento fisiológico O tempo de reação é lento, causando dificuldades com a coordenação visual-manual Reação ao treinamento é ótima Excesso de energia mas baixa resistência A maioria das habilidades motoras fundamentais tem potencial para estar bem definidas
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Características do desenvolvimento cognitivo
Períodos de atenção curtos no início Meninos e meninas vão passar horas em atividades de grande interesse Ansiosos para aprender e agradar os adultos Boa imaginação, criativos mas introspectivos no final desse período Grande interesse por tv, videogames, computador e leitura Ansiosos para saber o “por que”
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Características do desenvolvimento afetivo
Interesses parecidos de meninos e meninas no início, depois, divergência Autocentrada, brincam muito mal com grupos grandes por períodos extensos mas enfrentam pequenos grupos Agressiva, presunçosa, autocrítica, hiper sensível e aceita muito mal tanto a derrota quanto a vitória Aventureiras e ávidas Atividades “perigosas” ou “secretas” Reagem bem à autoridade, à punição “justa”, à disciplina e ao encorajamento
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Implicações para o programa motor desenvolvimentista
Oportunidades para que refinem habilidades motoras fundamentais nas áreas de locomoção, manipulação e estabilidade Aceitação e afirmação segurança Encorajamento positivo Participação ativa Estabelecer um sentido mais correto do certo errado(cidadania) Incentivo ao raciocínio antes de se envolver nas atividades
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Implicações para o programa motor desenvolvimentista
Expor as crianças a experiências em que, progressivamente, níveis mais elevados de responsabilidade sejam introduzidos a fim de promover autoconfiança Atividades de mímica, imaginário, uso de música e de ritmos são agradáveis e valiosas para o processo de criatividade. Grupos pequenos Grupos maiores Atividades esportivas incentivo à participar segundo as necessidades e aos interesses delas.
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Fatores que afetam o desenvolvimento e o crescimento infantil
Nutrição Atividade física Doenças e clima Tendências seculares
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Nutrição Crescimento físico pode ser interrompido
Ex: Má nutrição até os 4 anos de idade. Aspecto econômico Pouca comida e qualidade da comida. Excessos alimentares Obesidade infantil
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Atividade Física Desenvolvimento muscular
A atividade física geralmente tem efeito positivo sobre o crescimento, exceto em casos de nível excessivo de exercícios. Excesso Lesão da epífise Linha crítica Mineralização
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Doenças e clima Aparecimento antes dos 3 anos(Krogman)
Difícil estabelecer vínculos entre condições climáticas e fatores específicos de crescimento e de maturação. Temperatura, umidade, impactos sobre a produção de alimentos
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Considerações Finais Educação libertadora.
Liberdade: Possibilidade de duvidar, de errar, de dizer não a uma imposição. A escola tem por missão preparar para a liberdade
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