A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell"— Transcrição da apresentação:

1 IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell
"Língua e Ensino” Os desafios da prática educativa:  A internet como espaço de (re)ordenamento dos saberes coletivos Profª. Rossana Gaia (IFAL) Out.-2014

2 Uma visão dos estudantes de hoje
Vídeo produzido com a colaboração de 200 pessoas: D:\A Visão dos Estudantes Hoje.wmv Para pensarmos Para agirmos Para entendermos a nós mesmos Para entendermos os nossos alunos

3 Ler palavras, ler o mundo, ler eleições...
O ato de leitura não corresponde unicamente ao entendimento do mundo do texto, seja ele escrito ou não. A leitura carece da mobilização do universo de conhecimento do outro – do leitor – para atualizar o universo do texto e fazer sentido na vida, que é o lugar onde o texto realmente está. Aprender a ler é familiarizar-se com diferentes textos produzidos em diferentes esferas sociais (jornalística, artística, judiciária, científica, didático-pedagógica, cotidiana, midiática, literária, publicitária, entre outras) para desenvolver uma atitude crítica, quer dizer, de discernimento, que leve a pessoa a perceber as vozes presentes nos textos e perceber-se capaz de tomar a palavra diante deles (YUNES, 2009, p. 9).

4 Cibercidadão: ciberprofessor, ciberaluno ?
“Entendemos a comunicação como uma situação básica na vida humana. No caso específico da vida escolar, defendemos que uma pedagogia só realmente se efetiva quando a comunicação ocorre e garante, não somente ao professor, mas igualmente ao aluno, o espaço da fala” (GAIA, 2001, p. 15). Limitações: Rádio, jornal, CD-ROM

5 O professor-leitor, o aluno-leitor: trocas
A Internet e suas plataformas radicalizaram a leitura não linear e implicam novas possibilidades de leitura e escrita, de ensino e aprendizagem.

6 Educação móvel 1990 (24 anos): o celular chega no Brasil.
Hoje: mais telefones do que habitantes Brasil, 2012: 2,9 milhões de novas linhas ativadas. Mundo: 4 bilhões de aparelhos em uso (equivale a mais da metade dos habitantes do planeta).

7

8 Aprender aqui e acolá! O sentido de estar aqui para aprender ou de aprender estando em qualquer lugar tornou-se o referente na sociedade digital. A mobilidade não tem duplo sentido, mas tem dupla capacidade: a tecnológica, que nos permite utilizar um dispositivo em qualquer lugar, e a de conteúdo, que diz respeito á informação, ao lugar onde ela se encontra, não importando o fato em si,, mas a capacidade de ser acessada [...], produzida e compartilhada (MERIJE, 2012, p. 42).

9 Google, skype... Livros, imagens, artigos, matérias jornalísticas, blogs, etc. Conferências, aulas, etc.

10 FACEBOOK, TWITTER, YOUTUBE
Grupos de interesse Uso educativo (também) Micro narrativas (micro-contos, etc.) difusão de sites etc. Aulas-vídeo, palestras, etc.

11 SECOND LIFE Debates, Seminários, Colóquios etc.
Requer computadores com suporte para alta tecnologia

12 Concluindo... Pensar as dificuldades atuais:
Para ler uma ferramenta de indicação das margens do texto; Para acessar documentos (uma pesquisa simples no google, nem sempre é tão simples a depender das palavras elencadas na busca); Para ler e entender um texto simples (UNESCO); Para baixar um vídeo; Para baixar um texto PDF ou e-book etc... ... requer pensar em solidariedade. O professor tem papel fundamental ao sistematizar dados, organizar ideias, indicar problematizações, dúvidas e inquietações.

13

14 Referências GAIA, Rossana V. Educomunicação & Mídias. Maceió: Edufal, 2001. YUNES, Eliana. Apresentação. In: Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymará, 2009.

15 Contatos @gaiaross


Carregar ppt "IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google