A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Camilo Castelo Branco (1825-1890).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Camilo Castelo Branco (1825-1890)."— Transcrição da apresentação:

1 Camilo Castelo Branco ( )

2 «A última pessoa falecida, há vinte e seis anos, foi Manuel Botelho, pai do autor deste livro.»
Amor de Perdição (Conclusão)

3 «Falhou nos estudos (oficiais) e nas relações amorosas.»
Alexandre Cabral, in «Camilo», Dicionário de Camilo Castelo Branco. «A acidentada vida passional de Camilo Castelo Branco foi a mais importante fonte da própria novela camiliana […].» A. J., Saraiva e O. Lopes, História da Literatura Portuguesa. «Camilo viveu uma vida em estado de representação […].» Abel Barros Baptista, O Inexorável Romancista. Episódios da Assinatura Camiliana.

4 «Continuo a padecer de tudo, e principalmente dos olhos
«Continuo a padecer de tudo, e principalmente dos olhos. Tenho à volta de mim 14 luzes para ver o que te escrevo. Desde que o sol se esconde, estou cego; e não apresento sintomas de amaurose nem de cataratas.» Camilo Castelo Branco, carta de 18 de novembro de 1886, in Camilo Íntimo. Cartas de Camilo Castelo Branco ao Visconde de Ouguela.

5 1825 — Camilo nasce em Lisboa, filho de Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco e mãe incógnita (talvez Jacinta Espírito Santo, morrendo esta em 1827). 1835 — Depois da morte do pai, passa a ser educado por familiares, em Trás-os Montes, região que o marcará. 1841 — Casa-se com Joaquina Pereira, que morre em 1847 e de quem tem uma filha (que viverá até aos cinco anos). Casa onde nasceu Camilo Castelo Branco, na Rua da Rosa (atuais números 3-15), em Lisboa.

6 1842-1845 — Sem sucesso, tenta concluir o curso de Medicina.
Michiel Mierevelt, Lição de Anatomia (1617). — Sem sucesso, tenta concluir o curso de Medicina. Curiosidade Diz-se que, enquanto cursou Medicina, terá ido buscar, para estudos médicos, os despojos mortais de uma das suas amadas.

7 J. G. Martini, Navios no Rio Douro (1835).
1848 — Inicia-se na atividade literária, frequentando locais como o Café Guichard, no Porto. — Matricula-se no Seminário do Porto, depois de uma crise religiosa relacionada com o casamento de Ana Plácido, por quem se apaixonara, tendo vivido antes várias aventuras amorosas. Retrato de Ana Plácido na Casa de Camilo Castelo Branco, em Famalicão (Joseolgon).

8 1859 — Ana Plácido abandona o marido e vai viver com Camilo para Lisboa, originando grande escândalo e perseguições judiciais, que culminam na prisão dos dois apaixonados na Cadeia da Relação do Porto. Edmund Blair Leighton, Assinando o Registo (século xix). Edifício onde funcionava a Cadeia da Relação (Porto); atualmente, está instalado neste edifício o Centro Português de Fotografia.

9 1861 — Absolvição de Camilo e Ana Plácido.
1862 — Publicação de Amor de Perdição. Apesar de ser inquestionável, nesta altura, o valor de Camilo enquanto novelista, as dificuldades monetárias continuam a afligir o escritor. 1863 — Camilo passa a viver numa casa herdada, em São Miguel de Seide (Famalicão). A escrita, que passa a assegurar a sua sobrevivência, revela influências da nova técnica realista. A residência habitual de Camilo Castelo Branco, atual Casa-Museu em São Miguel de Seide (Joseolgon).

10 1861 — Absolvição de Camilo e Ana Plácido.
Quarto de Camilo, quarto de Ana Plácido e escritório de Camilo — Casa-Museu em São Miguel de Seide (fotogramas de LER+, Ler Melhor, RTP). 1861 — Absolvição de Camilo e Ana Plácido. 1862 — Publicação de Amor de Perdição. Apesar de ser inquestionável, nesta altura, o valor de Camilo enquanto novelista, as dificuldades monetárias continuam a afligir o escritor. 1863 — Camilo passa a viver numa casa herdada, em São Miguel de Seide (Famalicão). A escrita, que passa a assegurar a sua sobrevivência, revela influências da nova técnica realista. A residência habitual de Camilo Castelo Branco, atual casa-museu em São Miguel de Seide (Joseolgon).

11 1888 — A ligação entre Camilo e Ana Plácido torna-se legítima.
1890 — As dificuldades financeiras, os dissabores familiares (dois filhos que o desiludem) e a cegueira, que Camilo sabia ser definitiva, dão origem a um desencanto extremo, para o qual o escritor não encontra solução, optando pelo suicídio.


Carregar ppt "Camilo Castelo Branco (1825-1890)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google