A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO MONTAR UM PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO MONTAR UM PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA"— Transcrição da apresentação:

1 COMO MONTAR UM PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA

2 PLANO DE AULA O plano de aula de Educação Física deve ser conciso e prático. Ele visa nortear os comandos do professor e deve ser elaborado considerando o projeto pedagógico da instituição de ensino.

3 TEMPO CONTEÚDO ESTRATÉGIA MATERIAL AVALIAÇÃO
Para criar seu plano, siga o modelo de quatro colunas apresentado abaixo TEMPO CONTEÚDO ESTRATÉGIA MATERIAL AVALIAÇÃO

4 QUANTO AO TEMPO Nessa coluna, você deve descrever o tempo necessário para realização de cada etapa da aula, por exemplo, 5 minutos. No final, a soma do tempo de todas as etapas deve totalizar a duração da aula.

5 QUANTO AO CONTEÚDO Em apenas uma palavra ou frase, o conteúdo deve expressar, em linhas gerais, qual a atividade proposta para o período estipulado na coluna tempo. Exemplo: Aquecimento.

6 QUANTO À ESTRATÉGIA Mais bem elaborado de que o texto das colunas anteriores, o texto da coluna referente à estratégia deve descrever o local e os detalhes da atividade em questão. Exemplo: Amarrar um balão em cada um dos tornozelos dos alunos, que, dispostos na metade da quadra de voleibol, deverão estourar os balões uns dos outros. O aluno que não tiver seus balões estourados será o vencedor.

7 QUANTO AO MATERIAL Nessa coluna, devem ser dispostos todos os materiais necessários para a realização da etapa. Exemplo: Barbante e balões.

8 AVALIAÇÃO Nessa parte do plano de aula, você deve informar como será feito à avalição da atividade proposta, exemplo: participação na prática.

9 DETALHES QUE MERECEM ATENÇÃO NO PLANO DE AULA
O bom plano de aula de Educação Física prioriza as necessidades e as limitações dos alunos. Suas necessidades variam de acordo com a faixa etária e suas limitações, de acordo com características intrínsecas de cada um. Nesse sentido, veja alguns exemplos de atividades para cada fase escolar:

10 EDUCAÇÃO INFANTIL (1 A 5 ANOS)
Nessa fase, os exercícios devem ser lúdicos e priorizar movimentos naturais, como correr, pular corda, dar cambalhota etc. Inclusive a natação pode ser acrescentada nessa fase, na medida em que essa prática aproxima a criança da sensação vivida na gestação. Exemplo de atividades que podem ser exploradas nessa fase: ginástica artística, natação, balé, atletismo e artes marciais, como judô e tae kwon do.

11 EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL 1º E 2º CICLOS (6 A 10 ANOS)
Os esportes com bola não são indicados antes dos seis anos de idade, visto que as funções motoras da criança não estão totalmente formadas. No ensino fundamental, porém, atividades mais complexas já podem ser exploradas. Veja alguns exemplos: futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol, tênis, atletismo...

12 EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL 3º E 4º CICLOS (11 A 14 ANOS)
É nessa fase que a criança fortalece habilidades como equilíbrio, destreza e força. É também a fase ideal para começar a participar de competições esportivas. Eis alguns exemplos de atividades esportivas para essa faixa etária: alongamento, musculação leve, boxe, hip hop e competições de esportes coletivos, como basquete, vôlei e futebol.

13 ENSINO MÉDIO (15 A 17 ANOS) A partir dessa fase, é possível diversificar as opções, uma vez que o aluno está prestes a adentrar a fase adulta. Exercícios direcionados com utilização da força, a calistenia é um bom exemplo para essa fase. Outros exercícios se destacam nessa fase: como ginástica localizada, corrida, atletismo, ciclismo e pilates.


Carregar ppt "COMO MONTAR UM PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google