A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O que devo saber a respeito? Professor: Kaio Fernandes

2 O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?
É o componente curricular da educação básica caracterizada pelo ensino de conceitos, princípios, valores, atitudes e conhecimentos sobre o movimento humano na sua complexidade, nas dimensões biodinâmica, comportamental e sócio-cultural.

3 QUAIS OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?
Os princípios e valores que devem fundamentar a Educação Física Escolar são: Universalização, inclusão, diversidade, individualidade e cidadania. O compromisso com o associativismo, a solidariedade, a tolerância e o respeito pelo outro são aspectos valorizados na formação dos estudantes e devem ser repassados, por meio de uma Educação Física bem orientada, alicerçada na qualidade técnica, na ética e no compromisso social dos docentes.

4 QUAL O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?
Contribuir na formação geral dos estudantes, através do desenvolvimento de cultura das capacidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais, visando à aquisição do hábito da prática regular de atividades físicas como componente fundamental da educação para uma vida saudável.

5 A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR É OBRIGATÓRIA?
Sim. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 26, parágrafo 3o, dispõe que “A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar”.

6 QUAIS OS CONTEÚDOS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?
Exercícios físicos, atividades rítmicas e expressivas, ginástica, atividades esportivas, jogos, danças e lutas compõem os conteúdos da Educação Física Escolar, toda a CULTURA DE MOVIMENTO.

7 SOBRE OS CONTEÚDOS... Cada um desses conteúdos de natureza teórico prática, pode e deve ser composto em ações motoras diversas (andar, correr, girar, saltar, arremessar, cair e se elevar...) que devem ser trabalhadas em diferentes intensidades, direções, ritmos, velocidades e significados. Um bom planejamento deve estruturar o ensino-aprendizagem desses conteúdos de forma progressiva, considerando os objetivos desse componente curricular, os diferentes níveis de escolaridade e as expectativas dos alunos.

8 O ESPORTE É CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?
Sim. O esporte deve ser oferecido no sistema de ensino como atividade inerente ao componente curricular Educação Física inserido no projeto pedagógico da Escola. A sua prática deve evitar a hipercompetitividade dos alunos e priorizar o seu desenvolvimento integral, incluindo a formação para a cidadania e lazer. O esporte e os demais conteúdos devem ser orientados para promover o estilo de vida ativo, para o lazer e a fruição, fazendo com que hábitos e atitudes que são próprias do esporte sejam utilizados com fatores de bem estar, de paz, de cooperação e de exercício da ética.

9 QUAL O NÚMERO DE AULAS RECOMENDADO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?
Os princípios científicos que explicam o crescimento e o desenvolvimento humano indicam a necessidade de que a prática da atividade física ocorra de forma regular e progressiva, respeitando a individualidade biológica do praticante. Dessa forma, é preciso assegurar que as aulas de Educação Física Escolar cumpram esses princípios e garantam uma frequência mínima de “DUAS” aulas semanais.

10 O ESTADO TEM OBRIGAÇÃO NO FOMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?
Os governos, federal, estaduais e municipais precisam o mais urgente possível destacar o valor da Educação Física Escolar para a população brasileira, o que deverá se traduzir em: Estratégias de intervenções decorrentes de políticas públicas no campo da educação; na realização de programas, de campanhas afetivas, da promoção das atividades físicas em todas as idades; das adaptações necessárias à legislação educacional vigente, para que a infância e a juventude brasileira sejam beneficiadas com uma Educação Física ministrada por profissionais da área; da valorização da atuação docente, abrindo concurso público e oportunidades de trabalhos, além de promover programas permanentes de capacitação.

11 QUAL A BASE LEGAL DA FORMAÇÃO DE PROESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA?
O Conselho Nacional de Educação (CNE) editou as resoluções CNE/CP n o 1/2002, de 18 de fevereiro de 2002, e CNE/CP n o 2/2002, de 19 de fevereiro de 2002, que fundamentam e instituem diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Essas resoluções tiveram por base o Parecer CNE/CP n o 009/2001, de maio de 2001.

12 COMO PROPORCIONAR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DE QUALIDADE?
Por meio de políticas educacionais que compreendam a Educação Física como um direito de todas as crianças e jovens a uma educação de qualidade. Essas políticas devem considerar a necessidade de que a Educação Física seja orientada, em todos nos níveis escolares, por Profissionais de Educação Física qualificados e remunerados dignamente.

13 DURAÇÃO DA AULA: 50 MINUTOS?
Entrada / Organização da sala / Chamada no diário de EF/ Chamada no diário volante / Preenchimento do diário / Explicação da atividade / Saída para quadra / Início das atividades práticas / Término das atividades / 05 minutos antes do sinal ir ao banheiro e retornar à sala de aula.

14 AVALIAÇÕES: AUTO-AVALIAÇÃO (Reflexão); PARTICIPAÇÃO;
CADERNO; CADERNO DO ALUNO (apostila); AVALIAÃO ON LINE TRABALHOS; AVALIAÇÃO EXTRA PARTICIPAÇÃO; AVALIAÇÃO ESCRITA; ATITUDINAL; AVALIAÇÃO MENSAL; AVALIAÇÃO BIMESTRAL.


Carregar ppt "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google