A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rec final 9º ano Aula 3..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rec final 9º ano Aula 3.."— Transcrição da apresentação:

1 Rec final 9º ano Aula 3.

2

3 Tigres Asiáticos Também chamados de NPI: Novos países industrializados. São chamados de tigres por um comparativo as baleias econômicas: países que são muito grandes em extensão territorial mas tem crescimento econômico lento, já os Tigres são assim chamados por serem países menores que tiveram um crescimento econômico muito rápido. Tigres tradicionais: Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan. Esses países do sudeste asiático a partir da década de 1960 realizaram sua abertura econômica para investimentos estrangeiros, fato que lhes proporcionou elevado desenvolvimento industrial e econômico. Principais fatores que explicam o grande desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos: Plano Colombo: Empréstimo que os Estados Unidos fez para o Sudeste asiático, inclusive o Japão para criar uma zona de influência capitalista na região, pois ali começam a se criar zonas de influências socialistas (China, Coreia do Sul, Vietnã, Camboja). - Investimento Japonês (déc 70 ): A limitação territorial do Japão que atrapalha sua industrialização, neste momento de crescimento da economia japonesa o país manda parte de sua produção para os Tigres asiáticos. Marcas Nacionais: Esses países chegaram a desenvolver suas próprias marcas nacionais (LG, SAMSUNG, HYUNDAY)

4 Novos Tigres Asiáticos
Tem o mesmo aspecto de crescimento veloz, porém a forma é diferente. Integrantes: Malásia, Indonésia, Vietnã e Filipinas. Tem sua industrialização desenvolvida somente nos anos 80 e 90: Entrada de Multinacionais de marcas muito conhecidas favorecida por vantagens. Ex: produção da Nike: Made in Vietnã, Filipinas, Indonésia. Redução de impostos. Leis ambientais e trabalhistas ruins. Esses países se industrializaram e tiveram um certo crescimento econômico mas se comparado aos Tigres Tradicionais eles possuem uma grande diferença, principalmente por não possuirem suas próprias industrias.

5 Abertura econômica da China
Após a morte de Mao Tsé-tung em 1976, assume o poder o Deng Xiaoping. Deng Xiaoping promove a abertura da China para os investimentos estrangeiros, criando laços mais estreitos com o Ocidente, inclusive com os Estados Unidos. Para facilitar a chegada dos investimentos estrangeiros e o aumento das transações comerciais com o mundo foram criadas as Zonas Econômicas Especiais (ZEEs)

6 ZEEs ZEEs: Regiões industriais, que recebem incentivos do governo chinês(subisidios, isenções fiscais, infraestrutura) voltadas à atração de investimentos estrangeiros. Essas áreas priorizam as exportações e apresentam taxas de crescimento elevadas. Investimentos privados e estatais combinados com grande estimulo e proteção às empresas nacionais. Fatores que tornam as mercadorias chinesas mais baratas e atraem investimentos estrangeiros: Mão de obra barata. Sindicatos frágeis. Políticas ambientais flexíveis. Sistema de transporte intermodal eficiente.

7 O modelo das Zonas Econômicas Especiais acabou concentrando os investimentos econômicos nas áreas litorâneas, com isso o interior do país torna-se uma área predominantemente agrária, sem modernização e área de repulsão demográfica.

8 Socialismo de Mercado A China adota como modelo político e econômico o Socialismo de mercado, no qual mantém características do modelo socialista no âmbito social e político, porém economicamente adota práticas capitalistas. “ Não importa a cor do gato com tanto que ele mate o rato” Deng Xiao Ping. Este modelo permitiu que a China atualmente chegue a ocupar o lugar da segunda maior economia do mundo, mantendo relações de comércio com diversos países e inundando o mundo com seus produtos baratos Made in China.

9

10 Milagre Japonês A rápida recuperação japonesa após a grande destruição do país no final da segunda guerra ficou conhecida como o “Milagre Japonês”, os fatores responsáveis pela reestruturação do Japão foram: - Grande disponibilidade de Mao de obra barata. Grandes investimentos estatais em educação. Investimentos privados em tecnologia. Modernização dos parques Industriais (antigos Zaibatsus criados na era Meiji). Economia baseada nas exportações, principalmente para os Estados Unidos. - Os valores Confucianos – Autodisciplina e a perseverança principalmente.

11 A Indústria Japonesa e o desenvolvimento econômico
O grande desenvolvimento econômico japonês ocorreu de 1950 até 1990(milagre japonês). sendo 1980 o período de grande prosperidade. Este período foi fundamentado por grandes incentivos do Estado para os Bancos e Indústrias. Os bancos emprestavam muito dinheiro para as indústrias a longo prazo e com juros baixos, este processo ajudou a alavancar a industrialização japonesa e dar sustentação para a conquista de novos mercados no exterior. A indústria Japonesa passa a exercer um enorme domínio tecnológico (microeletrônica, informática e robótica) baseado no modelo Industrial Toyotista (robotização). O Japão passa a possuir grandes grupos industriais: Mitsubishi, Toyota, Nippon, Panasonic, Toshiba.  Grupos com enormes faturamentos que os permitem investir cada vez mais em tecnologia e aplicação da robótica, ocasionando aumento da produtividade e competitividade. No final da década de 1980 a economia Japonesa entra em um processo de declínio

12 Declínio da Economia Japonesa
O milagre japonês durou até o final da década de 1980, o país havia inundado o mundo com seus produtos industrializados tecnológicos. O Japão passou a ser mal visto por alguns países da União Europeia e Estados Unidos, que passaram a adotar medidas protecionistas em relação aos produtos japoneses. - Japão tem uma população inferior aos mercados da União Europeia e Estados Unidos. - A cultura Japonesa não é tão adepta do consumismo como Estados Unidos e União Europeia. Logo seu mercado interno não é forte (Necessita exportar seus produtos).

13

14 Declínio da Economia Japonesa
Os outros países industrializados passaram também modernizar suas produções e copiaram o Japão em sua produção de qualidade e custos. Os Tigres asiáticos passaram a exportar também automóveis (Hyundai), motocicletas e produtos eletrônicos (LG, Samsung) agora com suas próprias industrias competindo com as Japonesas. Este também é o momento da abertura econômica Chinesa, que logo se torna grande potencia industrializada e ultrapassa o Japão no posto de 2ª maior economia do mundo. A China também possui vantagens em relação ao Japão, por possuir grande potencial energético e abundância de matérias primas em seu território.

15

16 Desafios para o futuro O impacto nas exportações fez com que o Japão nas ultimas duas décadas ficasse estagnado economicamente O grande desafio para economia do Japão é dinamizar o seu mercado interno, como é nos Estados Unidos onde a cultura do consumo estimula a competição entre as empresas e gera empregos. Apesar de todos esses problemas, o Japão ainda constitui a 3ª economia mundial.


Carregar ppt "Rec final 9º ano Aula 3.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google