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A teoria do espaço turístico

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Apresentação em tema: "A teoria do espaço turístico"— Transcrição da apresentação:

1 A teoria do espaço turístico
Ana de Paula Mello Jairo Montalvão

2 Localização precisa no território
Patrimônio Turístico Características principais: Empreendimento Infra-estrutura Presença física Localização precisa no território

3 O conceito de Região Ao observar como se manifestam fisicamente outros setores, vemos que em nenhum caso a especialização em algum tipo de atividade produtiva tem como resultado a ocupação absoluta de um território por essa atividade. Nem as áreas agrícolas, que abrangem grandes extensões de terra aptas para esse fim, são absolutamente homogêneas, porque entre as partes férteis intercalam-se pequenas industrias, algumas manchas de terra árida e outras partes destinadas a pecuária ou granjas.

4 Ao considerar a tendência dos bens e serviços de ficam concentrados em alguns conglomerados urbanos e em sua capacidade de estender sua influencia para além dos limites urbanos, alcançando uma parte do espaço rural que os rodeia, surge outra qualidade das regiões, que é sua polarização. Essa forma de conceber o funcionamento de uma região em torno de centros gravitacionais e de seus raios de influência a teoria do espaço turístico.

5 Planejamento Físico Sua finalidade é o ordenamento das ações do homem sobre o território, e ocupa-se em resolver harmonicamente a construção de todo tipo de coisas, bem como em antecipar o efeito da exploração dos recursos naturais. Principais características: Resposta racional a necessidade; Criatividade e resolução de problemas;

6 Espaço turístico Dependendo da escala que se quer abranger, o espaço físico pode estender-e do universo a uma pequena parte da terra. De todos essas variáveis, a única planificável para o turismo é a que se refere a crosta terrestre, e é dela que nos ocupamos.

7 Tipos de Espaço Espaço real: Refere-se a toda a superfície de nosso planeta e à camada da biosfera que o envolve, que podem ser percebidas pelo homem por meio dos sentidos. É real porque é possível comprovarmos a existência e podemos modifica-lo. Espaço potencial: É a possibilidade de destinas o espaço real a algum uso diferente do atual. Espaço cultural: é aquele que devido a ação do homem, teve modificada sua fisionomia original em função da necessidade do momento.

8 Espaço natural adaptado: são partes do espaço terrestre em que se tem predomínio de vegetais, animais e minerais, sob as condições que o homem lhe estabeleceu (área rural). Espaço artificial: inclui todos ao espaços que o homem modificou via construção de artefatos. Espaço natural: áreas que ainda não tem interferência do homem. Espaço vital: Meio natural requerido para viver.

9 Espaço turístico É a consequência da presença e distribuição territorial dos atrativos turísticos que, não devemos esquecer, são a matéria-prima do turismo. Este elementos do patrimônio turístico, mais o empreendimento e a infraestrutura turística são suficientes para definir o espaço turístico de qualquer país.

10 Zona turística Para que exista, deve contar com um numero mínimo de atrativos turísticos suficientemente próximos, sem importar a que tipo e a que categoria.

11 Área turística São as partes em que se pode dividir uma zona e, portanto, sua superfície é menos que a do todo que as contém; no entanto, como as zonas podem chegar a ter tamanhos diferentes, é possível que uma área da zona maior resulte maior que outra zona menor.

12 Centro Turístico É todo conglomerado urbano que conta em seu próprio território ou dentro de seu raio de influencia com influencias com atrativos turísticos de tipo e hierarquia suficientes para motivar uma viagem turística. A fim de permitir uma viagem de ida e volta mo mesmo dia, o raio de influencia foi calculado em duas horas de distancia-tempo. Essa relação é uma medida que estabelece a extensão do caminho que, nessa unidade de tempo, um ônibus de transporte turístico pode percorrer.

13 Elementos que constituem os centros turísticos
Hospedagem; Alimentação; Entretenimento; Agencias de viagens de ação local; Informação turística sobre as instalações e atrativos locais; Comércios turísticos; Postos telefônicos, correios, telégrafos e telex; Sistemas de transporte (organizado que conecte o centro ao ponto turístico); Conexão com os sistemas de transporte externo em âmbito internacional, nacional, regional ou local.

14 Tipologia dos centros turísticos
Centros turísticos de distribuição; Centros turísticos de estada; Centros turísticos de escala; Centros turísticos de excursão;

15 Complexo turístico Aglomerado de atrativos de alta hierarquia.
Necessário: Presença mínima de um centro turístico de distribuição; Centros de estadia; Raio de influencia bem definido;

16 Unidades turísticas Concentrações menores de equipamentos que se produzem para explorar intensivamente um u vários atrativos situados um junto ao outro, ou, o que é mais exato um dentro do outro, como é o caso de uma fonte de águas termais rodeada por uma floresta tropical habitada por aves de aspecto chamativo.

17 Núcleos turísticos Referem-se a todos os agrupamentos com menos de dez atrativos turísticos de qualquer hierarquia e categoria, que estão isolados no território e, portanto, tem um funcionamento turístico rudimentar.

18 Conjuntos turísticos A situação de todo núcleo é transitória, porque desde o momento em que, devido a construção de um novo caminho, conecta-se à rede de estradas, muda sua situação espacial e transforma-se em um novo elemento do espaço turístico, a que chamaremos de conjunto.

19 Corredores turísticos
São as vias de conexão entre as zonas, as áreas, os complexos, os centros, os conjuntos, os atrativos turísticos, os portos de entrada do turismo receptivos e as praças emissoras do turismo interno, que funcionam como elemento estruturador do espaço turístico. Podem ser: Corredores turísticos de translado; Corredores turísticos de estada.

20 Corredores turísticos de translado
Redes de transporte independente da ordem que tem a função de interligar o turismos.

21 Corredores turísticos de estada
Desempenha uma função combinada de centro com corredor turístico.


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