A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I Encontro de Licenciaturas da

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I Encontro de Licenciaturas da"— Transcrição da apresentação:

1 I Encontro de Licenciaturas da
UNIOESTE Campus Foz do Iguaçu - ELUFI 06 e 07 de dezembro de 2017 O ESTÁGIO CURRICULAR COMO EIXO ARTICULADOR DA TEORIA COM A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO Anna Rosa Ferreira Daluz, Discente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, Paraná. Berenice Lurdes Borssoi, Orientadora e docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Foz do Iguaçu, Paraná. RESUMO: O presente texto trata de abordar as experiências adquiridas com as atividades de estágio curricular obrigatório, realizado no Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves, desenvolvido na disciplina de Prática de Ensino I sob a forma de Estágio Supervisionado, no ano de 2016, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu-PR. Teve como objetivo promover a articulação da base teórica, abordado em sala de aula com a prática, possibilitando conhecer a realidade escolar e o trabalho pedagógico, a partir de uma visão dialética, como forma de ultrapassar a fragmentação entre a teoria e prática. O estágio se justifica na formação do licenciado em Pedagogia, dando oportunidade ao futuro docente de observar e participar de atividades que possibilitem o conhecimento, compreensão e análise de documentos que orientam a ação pedagógica na escola, com vista a uma formação crítica e sólida do profissional. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e de campo realizada através da observação, leitura (Projeto Político-Pedagógico, Regimento Escolar e as Diretrizes Curriculares), análise e participação em instâncias colegiadas atuantes e que formam o corpo institucional (Conselho de Classe, Associação dos Pais, Mestres e Funcionários-APMF) no cotidiano escolar. Os dados coletados foram registrados em forma de Diário de Estágio, descritos e fundamentados em Relatório Final. Segundo Pimenta e Lima (2010) o estágio contribui para a construção da identidade profissional e o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica. Além disso, possibilita vivenciar o trabalho docente na escola pública. Palavras-chave: Escola; Estágio Curricular; Instâncias Colegiadas; Projeto Político Pedagógico.


Carregar ppt "I Encontro de Licenciaturas da"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google