A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energia através das ondas e marés

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energia através das ondas e marés"— Transcrição da apresentação:

1 Energia através das ondas e marés
Gestão de Energia Equipe: Elienai Barbosa e Marcelo Reimão

2 ENERGIA ATRAVÉS DAS ONDAS E MARÉS
A utilização da força das ondas e das marés poderá vir a ser uma das melhores formas de produzir energias limpas. Já existe uma unidade na França a funcionar de forma produtiva há alguns anos e nos EUA e na Escócia têm sido feitos investimentos importantes nesta forma de energia. Este tipo de aproveitamento ainda pode ser considerado recente e ainda em fase de desenvolvimento. Apesar da energia das Ondas e Mares possuir diversas vantagens na sua utilização conta também com importantes desvantagens, que estão a atrasar e mesmo a bloquear novos projetos e investimentos.

3 ENERGIA DAS ONDAS A energia cinética do movimento ondular pode ser usada para pôr uma turbina em funcionamento. A elevação da onda numa câmara de ar provoca a saída do ar lá contido; o movimento do ar pode fazer girar uma turbina. A energia mecânica da turbina é transformada em energia eléctrica através do gerador. Quando a onda se desfaz e a água recua o ar desloca-se em sentido contrário passando novamente pela turbina entrando na câmara por comportas especiais normalmente fechadas. Esta é apenas uma das formas de retirar energia das ondas. Atualmente, utiliza-se o movimento de subida/descida do onda para dar potência a um êmbolo que se move para cima e para baixo num cilindro. O êmbolo pode por um gerador a funcionar. Os sistemas para retirar energia das ondas são muito pequenos e apenas suficientes para iluminar uma casa ou algumas boias de aviso por vezes colocadas no mar.

4 CEARÁ POSSUI A PRIMEIRA USINA DE ONDAS DA AMÉRICA LATINA
Considerado uma fonte estratégica para todo o mundo e, principalmente, para o Brasil, o mar vem chamando a atenção de especialistas em energia, que já testam e implantam algumas alternativas de geração, como a usina de ondas. Localizada no quebra-mar do Porto de Pecém, a 60km de Fortaleza, a usina de ondas é a primeira na América Latina responsável pela geração de energia elétrica por meio do movimento das ondas do mar. Com tecnologia 100% nacional, a estimativa é de que o equipamento de baixo impacto ambiental esteja completamente pronto para funcionar até o ano de 2020. O projeto dos pesquisadores da Coordenação dos Programas de Pós- Graduação de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é financiado pela Tractebel Energia, dentro do programa de P&D da Aneel, e conta com apoio do Governo do Estado do Ceará. O custo estimado é de R$ 18 milhões. Deverão ser gerados 100 quilowatts (KW) para o abastecimento de energia do principal porto cearense. Ou seja, é possível abastecer cerca de 60 famílias.

5 ENTENDA O FUNCIONAMENTO
A Usina de Ondas traz como principal inovação a construção em módulos, o que permite a ampliação da capacidade. Cada módulo é formado por um flutuador, um braço mecânico e uma bomba conectada a um circuito de água doce. A medida que as ondas passam, os flutuadores sobem e descem, o que aciona bombas hidráulicas, que fazem com que a água doce contida em um circuito fechado, no qual não há troca de líquido com o ambiente, circule em um local de alta pressão. Essa água que sofre grande pressão vai para um acumulador, que tem água e ar comprimidos em uma câmara hiperbárica. Além das ondas, o mar oferece a possibilidade de geração de energia impulsionada pela movimentação das marés. De acordo com estudos, o Brasil tem condições de explorar todas essas fontes. Estima-se que os 8 mil quilômetros de extensão litoral no Brasil podem receber usinas de ondas suficientes para gerar 87 gigawatts. Desse total, 20% seriam convertidos em energia elétrica, o que equivale a aproximadamente 17% da capacidade total instalada no País.

6 Coppe UFRJ - Usina de Ondas

7 ENERGIA DAS MARÉS A energia da deslocação das águas do mar é outra fonte de energia. Para transformá-la são construídos diques que envolvem uma praia. Quando a maré enche a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem. Para que este sistema funcione bem são necessárias marés e correntes fortes. Tem que haver um aumento do nível da água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré alta. Existem poucos sítios no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.

8 FUNCIONAMENTO A energia das marés, também conhecida como energia mare motriz, é obtida por meio do aproveitamento da energia proveniente do desnível das marés. Para que essa energia seja revertida em eletricidade é necessária a construção de barragens, eclusas (permitindo a entrada e saída de água) e unidades geradoras de energia. O sistema utilizado é semelhante ao de uma usina hidrelétrica. As barragens são construídas próximas ao mar, e os diques são responsáveis pela captação de água durante a alta da maré. A água é armazenada e, em seguida, é liberada durante a baixa da maré, passando por uma turbina que gera energia elétrica. É importante destacar que poucas localidades apresentam características propícias para a obtenção desse tipo de energia, visto que o desnível das marés deve ser superior a 7 metros. Entre os locais com potencial para a produção de energia das marés estão a baía de Fundy (Canadá) e a baía Mont-Saint-Michel (França), ambas com mais de 15 metros de desnível. No Brasil, podemos destacar o estuário do Rio Bacanga, em São Luís (MA), com marés de até 7 metros, e, principalmente, a ilha de Macapá (AP), com marés que atingem até 11 metros.

9 VANTAGENS A constância e previsibilidade da ocorrência das marés;
O facto de as marés serem uma fonte inesgotável de energia; A sua fiabilidade; O facto de ser uma fonte de energia não poluente.

10 DESVANTAGENS Os custos de instalação são bastante elevados;
Só é produzida energia enquanto existir um desnível entre os níveis de água que se encontram nas partes superior e inferior do muro da barragem; Só podem ser instaladas centrais para a produção de eletricidade a partir desta energia em locais que respondam às necessidades geomorfológicas necessárias para a mesma e que possuam um desnível entre marés bastante elevado (cerca de 5,5m); A sua construção pode acarretar grandes impactos ambientais devido à criação da albufeira. Outras desvantagens que se baseiam nas dificuldades técnicas que o desenvolvimento tecnológico tem no aproveitamento da energia das ondas, sendo as mais relevantes: Irregularidade da amplitude de onda, fase e direção; é difícil obter o máximo de eficiência num sistema sobre uma inteira gama de frequências; A carga estrutural num evento de condições meteorológicas extremas, como é o caso de furacões, que pode ser 100 vezes superior à carga média.

11 ENERGIA DAS ONDAS NO BRASIL
Desde meados de novembro de 2012, funciona em caráter experimental, a Usina de Pecém, no Ceará, nordeste brasileiro, sendo a primeira usina desse tipo na América Latina. Funcionando com a força das ondas do mar. Utiliza tecnologia brasileira em desenvolvimento.

12 BIBLIOGRAFIA quer-gerar-energia-eletrica-a-partir-das-ondas-do-mar.shtml desvantagens/ primeira-usina-de-ondas-da-america-latina/


Carregar ppt "Energia através das ondas e marés"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google