A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orçamento Participativo das Escolas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orçamento Participativo das Escolas"— Transcrição da apresentação:

1

2 Orçamento Participativo das Escolas
é um processo estruturado em várias etapas e que garante aos alunos a possibilidade de participarem ativamente no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola, de acordo com as suas preferências, necessidades e vontades.  cria um mecanismo que permite aos alunos envolverem-se, ativamente, na melhoria das vivências ou dos processos de aprendizagem da sua escola, fomentando o espírito de participação e de cidadania e valorizando a sua opinião em decisões que os afetam diretamente. 

3 Destinatários  Alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário que frequentem estabelecimentos públicos de ensino.

4 Objetivos   Estimular a participação democrática dos estudantes, valorizando as suas opiniões e a sua capacidade argumentativa, reflexiva e de mobilização coletiva, assim como o seu conhecimento prático de alguns mecanismos básicos da vida democrática. Combater o défice de confiança e o afastamento dos cidadãos, sobretudo os mais jovens, relativamente às instituições democráticas.

5 Objetivos   Reforçar a gestão democrática das escolas, assim como a identificação e a responsabilidade dos estudantes relativamente à escola que frequentam. Contribuir para as comemorações do dia do estudante.

6 Etapas e prazos Definição da coordenação e divulgação pública dos procedimentos e prazos para a apresentação de propostas;  Desenvolvimento e apresentação de propostas — até 28 de fevereiro; Divulgação e debate das propostas — 10 a 22 de março; Votação das propostas —23 de março; Apresentação dos resultados — entre 26 e 29 de março; Planeamento da execução — até 30 de maio; Execução da medida — até 31 de dezembro.

7 Desenvolvimento das propostas
1- elaboradas pelos estudantes; 2- identificam claramente uma melhoria pretendida na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da forma da sua utilização ou destinados a melhorar os processos de ensino aprendizagem e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

8 Processo 1 – As propostas são entregues até ao final do mês de fevereiro presencialmente na secretaria do estabelecimento de ensino.

9 Processo 2 – Cada proposta de orçamento participativo deve: a) Ser subscrita, individualmente, por um estudante proponente, ou em grupo, por um máximo de 5 estudantes proponentes; b) Ser apoiada por, pelo menos: 44 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

10 Processo 3 – As propostas são contidas num texto até 1000 palavras, com ou sem imagem ilustrativa, e devem referir expressamente a sua compatibilidade com outras medidas em curso na escola e a sua exequibilidade com a dotação local atribuída ao orçamento participativo. (ver minuta) 4 – Na primeira semana de março deve realizar-se uma reunião entre a coordenação local da medida e os proponentes das várias propostas, no sentido de clarificar e ajustar as propostas aos recursos providenciados por esta medida, sendo possível, nesta fase, o aperfeiçoamento, a fusão ou a desistência de propostas.

11 Divulgação e debate das propostas
a) Podem ser excluídas, antes do período de divulgação e debate, propostas que não cumpram o estipulado, que sejam contrárias ao projeto educativo ou que não sejam, manifestamente, exequíveis. b) Até 10 dias úteis antes da votação haverá a divulgação, em locais visíveis da escola e por meios eletrónicos, das várias propostas aprovadas. c) Nesse período, os proponentes devem desenvolver atividades de divulgação e debate acerca das suas propostas, no espaço escolar, desde que não perturbem o normal funcionamento da escola.

12 Financiamento é igual a € 1 por cada aluno do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário o montante atribuído ao nosso Agrupamento é de 881 €.

13 Financiamentos suplementares
Os proponentes podem desenvolver atividades de angariação de fundos para as suas propostas, junto da comunidade local, no sentido da complementaridade do valor atribuído à respetiva escola.

14 Apoio/Contactos Prof. Ana Cristina Oliveira(Coordenadora Local) e Prof. Olinda Freitas Endereço eletrónico : Mais informações:

15


Carregar ppt "Orçamento Participativo das Escolas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google