A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fisioterapia RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS USADOS NO TRATAMENTO DA OA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fisioterapia RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS USADOS NO TRATAMENTO DA OA."— Transcrição da apresentação:

1 Fisioterapia RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS USADOS NO TRATAMENTO DA OA

2 Diagnostico  Alguns critérios são usados para diagnosticar AO, são baseados fundamentalmente em critérios clínicos (Amplitude dolorosa de movimento, rigidez matinal inferior a 30 min, crepitações e proliferação óssea) e radiológicos (presença de osteofitos, esclerose ou presença de cistos subcondrais, diminuição do espaço articular, incongruência e desmineração óssea).

3 Atividade Física  Sabe, atualmente, que a atividade física dosada, regular e orientada pode melhorar algumas das alterações secundarias relacionadas com a doença, diminuindo a incapacidade e melhorando o condicionamento físico desses pacientes.  A escolha da atividade física deve ser cautelosa, modalidade física, carga, frequência devem ser levadas em consideração na prescrição da atividade.

4 Exercícios Terapêuticos  Em estágios agudos da doença pode ser realizado mobilizações passivas, para diminuir a formação de contraturas e obter um retorno mais rápido da amplitude de movimentos.  Os alongamentos diminuem as retrações e os encurtamentos, descomprimindo as articulações, garantindo assim a nutrição e a hidratação cartilaginoso.  Os exercícios isotônicos (concêntrico, excêntrico), podem ser realizados em uma etapa mais avançada

5 Hidroterapia Alguns aspectos que podem justificar o emprego da hidroterapia para pacientes com AO:  Redução de ação gravitacional;  Estimulação térmica;

6 Termoterapia Superficial  Seu emprego justifica-se quando se pretende reduzir a rigidez articular ou promover diminuição de dor e espasmos musculares. Formas de calor mais superficiais como: Infravermelho, forno de bier, banhos de parafinas são menos prejudiciais as articulações com inflamações em estágios subagudos ou crônicos.

7 Crioterapia  O exercicios pode levar a um aumento da temperatura intra- articular induzindo o aumento da degeneração por atividade enzimática e lesão de cartilagem, O uso do exercício á crioterapia pode ser uma forma de controlar esse efeito adverso do exercício ativo.

8 Recursos Manuais e Reeducação postural É quase indispensável que sejam realizados atividades de reequilíbrio postural. As terapias de reeducação postural podem aliviar as pressões articulares

9 Eletroterapia  Baixa frequência e alta frequência

10 Orientações/Educação  Programas de orientação e educação de pacientes com AO de joelho e quadril, associados a uma seria de exercícios ativos e regulares, trouxeram benefícios em relação a dor, qualidade de vida, força muscular.

11 Tratamento medicamentoso e cirúrgico  O tratamento deve ser multifatorial, pois prescrição medicamentosa isolada não é suficiente para o controle da AO.  Os pacientes com comprometimentos progressivo da independcia das atividades de vida diária e falha do tratamento conservador tem indicação de tratamento cirúrgicos (artroplagia, osteotomia, artrocopico)


Carregar ppt "Fisioterapia RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS USADOS NO TRATAMENTO DA OA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google