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TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS  O cientista social George Elton Mayo ( ) é considerado o Pai da Teoria das Relações Humanas.  Deu origem a partir.

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1 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS  O cientista social George Elton Mayo (1880-1949) é considerado o Pai da Teoria das Relações Humanas.  Deu origem a partir de trabalhadores americanos e sindicatos em contraposição a TCCA. humanização, democratização da atividade administrativa e desenvolvimento das ciências humanas.

2 EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE  Em 1924, a convite da Academia Nacional de Ciências dos EUA, George Elton MAYO deu início a pesquisa sobre a correlações existentes entre a produtividade e a iluminação das fábricas  O estudo aconteceu em uma fábrica no bairro de Hawthorne em Chicago

3  Mayo, fez testes na linha de produção, na busca por variáveis que influenciassem, positiva ou negativamente, a produção. E dividiu a pesquisa em 4 fases

4  O primeiro teste foi realizado para encontrar a relação entre a intensidade da luz e a produtividade e detectou uma variável difícil de ser isolada, o fator psicológico dos trabalhadores

5  Considerando o fator psicológico inoportuno mudou-se o foco da pesquisa, observando o (fisiológico) comportamento dos trabalhadores a cada pequena mudança (ex: lanches, intervalos, mudança nos incentivos e nos horários de trabalho)  As Experiência de Hawthorne geraram um novo paradigma para os administradores mundiais  http://www.youtube.com/watch?v=KOGrcLx5W-g http://www.youtube.com/watch?v=KOGrcLx5W-g

6 Principais conclusões de Mayo 1.Nível de produção é resultante da integração social: -quanto maior sua integração social no grupo maior será sua vontade de produzir -ao contrário do que dizia a Escola Clássica, que coloca fatores físicos como determinantes

7 2.Comportamento social dos empregados: -baseado no comportamento dos grupos e organizações informais -cada empregado não age isoladamente -Punições sociais ao descumprimento de normas impostas pelo grupo

8 3.As recompensas e sanções sociais: -necessidades psicológicas e sociais -ganhar menos era menos importante do que perder a afeição com os colegas -aspéctos: econômicos < sociais -conceito de Homem Social

9 4.Grupos Informais: -o despertar para as relações humanas dentro das organizações -contraponto à organização formal -afetos e sentimentos -comportamento social, crenças, atitudes e expectativas

10 5.As relações humanas: -ênfase nos aspectos emocionais e não- racionais do comportamento das pessoas -todas as pessoas influenciam e são influenciadas por outras pessoas -o administrador precisa ter a sensibilidade das relações humanas

11 6.A importância do conteúdo do cargo: -segmentar e fragmentar o trabalho não é o método mais eficiente de divisão do trabalho -trocas de posição para evitar a monotonia -mesmo que provocassem queda na produtividade aumentavam a moral do grupo

12 7.Ênfase nos aspectos emocionais: -os aspectos emocionais receberam atenção especial dos teóricos da Escola de Relações Humanas, (sociólogos da organização).

13 Funções Básicas da Indústria Para os pesquisadores da Escola de Relações Humanas  Função econômica: produção de bens e serviços que buscava o equilíbrio externo da organização (prédios, máquinas, produção, etc) Organização Técnica - Organização Formal  Função social: distribuição de satisfação entre os participantes que busca o equilíbrio interno da organização, só alcançável pela cooperação do pessoal Organização Humana – Organização Informal

14 Comparação entre a Teoria Clássica e a Escola das Relações Humanas Teoria ClássicaEscola das Relações Humanas trata a organização como uma máquina trata a organização como grupos de pessoas Enfatiza as tarefas ou a tecnologiaenfatiza as pessoas Inspirada em sistemas de engenhariainspirada em sistemas de psicologia Autoridade centralizadadelegação plena de autoridade linhas claras de autoridadeautonomia do empregado especialização e competência técnicaconfiança e abertura Acentuada divisão do trabalhoênfase nas relações humanas entre as pessoas Confiança nas regras e nos regulamentos confiança nas pessoas Clara separação entre linha e staffdinâmica grupal e interpessoal

15 NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS 1.Necessidades biológicas: relacionadas com a sobrevivência -satisfação periódica (constante) 2.Necessidades Psicológicas: exclusivas do ser humano, segurança, participação, auto-confiança, afeição -raramente satisfeitas em sua plenitude 3.Necessidades de auto-realização: educação e cultura -raramente satisfeitas em sua plenitude

16 FRUSTRAÇÃO E COMPENSAÇÃO  Frustração: obstáculos para o alcance da satisfação no ciclo motivacional  Compensação: tentativa de satisfazer necessidades impossíveis de ser satisfeitas, através de necessidade complementar ou substitutiva  Assim, conclui-se que: toda necessidade pode ser satisfeita, frustrada ou compensada

17 REAÇÕES DA FRUSTRAÇÃO  Algumas reações que podem ocorrer com a frustração: a)desorganização do comportamento b)agressividade c)reações emocionais d)alienação (loucura) e apatia (indiferença)

18 MORAL  Decorrência do estado motivacional, uma atitude mental provocada pela satisfação ou não das necessidades. Necessidades satisfeitas: eleva o moral (interesse, identificação, aceitação fácil, entusiasmo e impulso positivo) Necessidades frustradas: reduz o moral (desinteresse, negação, rejeição, pessimismo e apatia com relação ao trabalho)

19 LIDERANÇA As escolas anteriores destacavam a importância da autoridade formal. A escola de Relações Humanas ressalta a importância da liderança informal sobre o comportamento das pessoas. Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos. R. Tannenbaum

20  O líder deve inspirar confiança, ser inteligente, perceptivo e decisivo para ter melhores condições de liderar com sucesso. Liderança: natural (influencia os demais) Autoridade: imposição (determina)

21 ORGANIZAÇÃO INFORMAL  São as relações organizacionais que não aparecem no organograma (organização formal) amizades e desavenças; identificações pessoais; interações diversas motivadas por uma infinidade de fatores (variando quanto à forma, conteúdo e duração) que fogem completamente ao controle da empresa.

22 Organizações Informais Quatro fatores básicos: 1.Interesses comuns 2.Interação provocada pela organização formal 3.Flutuação do pessoal dentro da empresa 4.Os períodos de lazer

23 Características normalmente apresentadas pelos grupos informais: a)Relação de coesão ou de antagonismo b)Status c)Colaboração espontânea d)Possibilidade da oposição à organização informal e)Padrões de relações e atitudes f)Mudanças de níveis e alterações dos grupos informais g)A organização informal transcende a organização formal h)Padrões de desempenho nos grupos informais

24 DINÂMICA DE GRUPO  Dinâmica de grupo é a soma de interesses dos seus componentes, podendo ser ativada por meio de estímulos e motivações.  Desafio das Empresas: saber lidar com pessoas (em grupo ou isoladamente) visando sempre obter o maior rendimento, dentro do máximo de satisfação dos operários e mínimo de desgaste.

25  É dever do administrador influenciar e orientar o sentido das relações entre os indivíduos na empresa clima positivo e favorável às boas relações humanas possibilitar que a empresa possa realizar suas funções principais

26 CRÍTICAS À TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS 1.Oposição cerrada à Teoria Clássica: ignora fatores considerados fundamentais pelas teorias anteriores (maximização da produtividade e incremento no pagamento) -focada apenas em solucionar conflitos entre interesses humanos e da organização

27 2.Inadequada visualização dos problemas das relações industriais: interpretação inadequada dos problemas na industria -omite os principais problemas e se volta para questões secundárias (status do operário, descarga emocional e outros) -voltou-se para solução intermediária dos problemas de integração em vez de atuar sobre as causas de alienação (controles formais, sub- utilização das aptidões) -desenvolve a cultura do trabalho como um mal necessário

28 3.Concepção ingênua e romântica do trabalho: relacionava a satisfação com a produtividade, sendo que: -há trabalhadores infelizes e produtivos e felizes e improdutivo -supervisão complacente causava mais problemas do que soluções

29 4.Limitação do campo experimental: somente analisaram as instalações fabris, não levando em consideração bancos, escolas, hospitais e outros. 5.Parcialidade das conclusões: restringiu- se à organização informal, relegando a organização formal a um plano bastante inferior. Mayo adotou uma atitude empírica, de observação e de descoberta de dados

30 6.Ênfase nos grupos informais: é atribuído à coesão grupal resultados, tais como: auto-estima, maior eficiência, entre outros. Críticas: -a administração participativa, não necessariamente, esta relacionado com a produtividade -muitas vezes até atrapalha influenciando ao confronto com a direção

31 7.Enfoque manipulativo das relações humanas: condiciona o indivíduo a pensar e agir de acordo com os anseios da administração. -tira o foco de outros anseios como o aumento salarial e vende a idéia de símbolos baratos como prestígio e afeição

32 FILME: A META A partir do filme A Meta, desenvolver uma análise em forma de texto comentando sobre aspectos de caráter “formal” e “informal” (conforme as teorias da Administração Científica, Clássica e das Relações Humanas). Grupos com quatro membros Mínimo de uma lauda (página)


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