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Integração do currículo em escolas de educação integral em tempo integral Paulo Emílio de Castro Andrade.

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1 Integração do currículo em escolas de educação integral em tempo integral Paulo Emílio de Castro Andrade

2 Objetivo: Dialogar sobre Educação Integral, currículo e sobre metodologias que favorecem a integração curricular.

3 Educação Integral Trabalhar na perspectiva da Educação Integral implica em renovar: - A visão de adolescência e de juventude. - Os propósitos da formação dos adolescentes e jovens. - O currículo (sua concepção, estrutura e operacionalização). - A concepção de avaliação.

4 O jovem é visto e muitas vezes tratado como um problema Visto como pouco comprometido e pouco preocupado com seu futuro No contexto escolar, é muitas vezes visto como a fonte do fracasso Temos o desafio de ver, sentir, pensar no jovem a partir de seu potencial Jovem tem alto potencial criativo Tem energia disponível e voltada a “encarar desafios” Valoriza e respeita a diversidade Pode gerar transformações no seu contexto Jovens vistos pelo potencial

5 Propósito formativo: desenvolvimento integrado de competências ASPECTOS COGNITIVOS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS DESENVOLVIMENTO INTEGRADO São entendidas como a capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para: interpretar, refletir, raciocinar, pensar abstratamente, assimilar ideias complexas, resolver problemas e generalizar aprendizados. São entendidas como a capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para: estabelecer e perseguir objetivos, compreender e gerir emoções, trabalhar em equipe, tomar decisões, ser respeitoso com os outros, enfrentar situações adversas de maneria criativa e construtiva. Nota: 1) Insititucionalizado pela Deliberação CEE No. 344 de 22 de Julho de 2014 como saberes cognitivos e sócio-emocionais

6 RESPONSABILIDADE PENSAMENTO CRÍTICO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ABERTURA PARA O NOVO COLABORAÇÃO COMUNICAÇÃO CRIATIVIDADE AUTOCONHECIMENTO MATRIZ DE COMPETÊNCIAS PARA O SÉC. 21 QUE NORTEIA O QUE E PARA QUE ENSINAR Matriz de competências para o século 21

7 ... é simplesmente uma lista de conteúdos a serem trabalhados ao longo dos anos. …é o número de tempos para cada disciplina, muitas vezes confundido com uma mera grade horária. …é um guia para saber o que cai nas provas estaduais e nacionais....foco no conteúdo. … falta de conexão entre as disciplinas. …conhecimento descontextualizado. …trabalho com avaliação que não impactam no aumento do aprendizado. … práticas de ensino que não dialogam com o jovem do séc.21 e não promovem o desenvolvimento pleno do aluno. Uma visão comum é de que o currículo… … isso nos leva a alguns dos problemas que enfrentamos Desafio: superar equívocos no currículo

8 NÚCLEO ARTICULADOR L L CH M M CN 1 ÁREAS DE CONHECIMENTO 2 Integração das disciplinas em áreas de conhecimento: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática 1 NÚCLEO ARTICULADOR Macrocomponente curricular voltado à aplicação do conhecimento, à articulação de aprendizagens e à personalização do currículo 2 Dois macrocomponentes curriculares

9 Currículo dá vida à proposta de Educação Integral. Inovação e integração do currículo se dá através... Currículo deve promover... MATRIZ DE COMPETÊNCIAS 1 Desenvolvimento de competências ÁREAS DE CONHECIMENTO 2 Integração das disciplinas NÚCLEO ARTICULADOR 3 Aplicação do conhecimento e desenvolvimento de competências METODOLOGIAS INTEGRADORAS 4 Mudança na prática dos professores PERSONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO 5 Protagonismo juvenil GESTÃO PEDAGÓGICA 6 Implementação efetiva nas escolas

10 Qual é a importância das Metodologias Integradoras?

11 Elas orientam as práticas pedagógicas dos professores para uma abordagem coesa, estruturada, intencional, compromissada, colaborativa e problematizadora. Alicerçam a promoção do protagonismo dos estudantes e do desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, apoiando a integração do currículo e das aprendizagens previstas.

12 Que metodologias integradoras adotamos?

13 APRENDIZAGEM COLABORATIVA PRESENÇA PEDAGÓGICA PROBLEMATIZAÇÃO EDUCAÇÃO POR PROJETOS FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTO (SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS) Metodologias integradoras

14 Na sua visão, o que um professor não pode deixar de fazer para que seus alunos aprendam conhecimentos e desenvolvam competências?

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16 - Buscar conhecer os alunos: seus nomes, trajetórias, interesses, gostos. - Estabelecer uma relação de acolhimento, exigência e reciprocidade com os estudantes. - Confiar no potencial de cada aluno, acreditando que todos podem aprender, adotando expectativas elevadas e persistência em ensinar.

17 Por que trabalhar na perspectiva da Presença Pedagógica é um desafio para os professores?

18 Questões para diálogo!

19 Para finalizar nosso encontro, hoje...

20 ... uma “provocação”: Como gestores, o que podemos fazer de novo para que nossos professores atuem vigorosamente com presença pedagógica e consigam estimular seus alunos a aprenderem de modo colaborativo?

21 Quem faz diferença na formação dos alunos?

22 Obrigada!


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