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Gestão de Pessoas Aula 3 A perspectiva humanista da Administração Prof.ª Ms. Juliana Estácio Rios.

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Apresentação em tema: "Gestão de Pessoas Aula 3 A perspectiva humanista da Administração Prof.ª Ms. Juliana Estácio Rios."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Pessoas Aula 3 A perspectiva humanista da Administração Prof.ª Ms. Juliana Estácio Rios

2 Revolução Industrial Taylor (1911) - Princípios de Administração Científica – Foco na Tarefa Filme: Tempos Modernos Ford (1913) – Linha de montagem “Qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto." Fayol (1916) - Teoria Clássica da Administração – Foco na Estrutura Prever; Organizar; Comandar; Coordenar; Controlar: 1. Na aula passada... Abordagem Clássica

3 2. Abordagem Clássica X Abordagem Humanista

4 https://www.youtube.com/watch?v=AoemJplmTI0 1926- Mayo- condições de trabalho x produtividade O trabalhor é tipicamente grupal e as pessoas não reagem como indivíduos isolados “O indivíduo atua com mais eficácia quando tem suas necessidades satisfeitas” O ELEMENTO HUMANO É O MAIS IMPORTANTE DA EMPRESA 3. Abordagem Humanística 3.1 Elton Mayo Experimento de Hawthorne

5 Para Barnard, uma organização existe quando Há pessoas capazes de comunicarem-se entre si Elas estão dispostas a contribuir com ação a fim de cumprir um propósito comum Gestor deve focar nas pessoas Condicionar o comportamento – treinamento e imposição Incentivo e persuasão 3. Abordagem Humanística 3.2 Chester Barnard Teoria da Cooperação

6 4. Abordagem Comportamental 4.1 Abraham Maslow Teoria da Hierarquia das Necessidades Alimentação, pagamentos, pausas, condições ambientais Estabilidade, condições seguras, plano de carreira Associação, aceitação, sentimento de grupo, grupos formais e informais Status, reconhecimento poder, prêmios, promoções Autodesenvolvimento, crescimento, desafios, trabalho criativo

7 Teoria X ser humano preguiçoso, irresponsável, acomodado ser humano necessita de coação, controle, direção, punição rumo aos objetivos organizacionais Teoria Y ser humano automotivado, responsável, ambicioso, criativo, competente ser humano pode exercer autocontrole e autodireção rumo aos objetivos organizacionais Teoria Y – Sistema Administrativo interfere no estilo de gestão ampliação do cargo para maior significado do trabalho 4. Abordagem Comportamental 4.2 Douglas McGregor Teoria X e Y

8 FATORES HIGIÊNICOS - extrínsecos ao cargo - contexto - permite a ação dos fatores motivadores - inexistência ou falta gera insatisfação - presença não gera satisfação Ex: relações interpessoais, condições de trabalho,salário FATORES MOTIVADORES - intrínsecos ao cargo - conteúdo - promove motivação / produtividade - inexistência ou falta não gera insatisfação - presença gera satisfação Ex: realização pessoal, reconhecimento, criatividade 4. Abordagem Comportamental 4.3 Frederick Herzberg Teoria dos Dois Fatores

9 FATORES MOTIVADORES FATORES HIGIÊNICOS OU DE MANUTENÇÃO Satisfação Não satisfação Insatisfação     4. Abordagem Comportamental 4.3 Frederick Herzberg Teoria dos Dois Fatores

10 Teoria da expectativa (ou expectância) “A força da tendência para agir de determinada maneira (M) depende do quanto eu quero determinado resultado (V), da probabilidade de alcançar o objetivo (E) e do quando eu preciso me esforçar para alcança-lo (I). Aspectos importantes - pressuposto: não existe princípio único e universal que explique a motivação de todas as pessoas (expectativas diferentes) - sistemas de recompensas organizacionais nem sempre se baseiam em desempenho e resultados https://www.youtube.com/watch?v=D-UQcZ-V4Ks 4. Abordagem Comportamental 4.4 Victor Vroom Teoria da Expectativa (ou Expectância) M= V x E x I

11 5. Reflexões... Quais as contribuições da perspectiva humanista para os empregados? Será que essa perspectiva não veio apenas ampliar o controle da gestão que agora não se atenta apenas nos processos? É possível conciliar os desejos de patrões e empregados?

12 Para próxima aula Abordagem Neoclássica ◦ Resgate e atualização de conceitos da teoria clássica. ◦ Práticas de RH vinculadas a metas claramente definidas e mensuráveis. RH Estratégico ◦.Desafios do RH ◦ Próximos passos...

13 Dúvidas?

14 Referencias ALBUQUERQUE, L. G.; LEITE, N.P. Gestão de Pessoas. Perspectivas Estratégicas. São Paulo: Atlas, 2009. ARAÚJO, L.C.G de; GARCIA, A.A. (col.). Gestão de Pessoas: estratégias e integração organizacional. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2010. ARAÚJO, L.C.de. Organização, Sistemas e Métodos e as tecnologias de gestão organizacional. Vol.1. 5ª. edição. São Paulo: Editora Atlas, 2011. BOHLANDER, G.; SNELL, S.; SHERMAN, A. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Thomson, 2003. CHESTER.I.B.As funções do executivo. Revista Administração de Empresas [online], vol.11, n.3, pp.119-121, 1971. CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. São Paulo, MAKRON BOOKS, 1993. CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. DESSLER, G., Administração de Recrusos Humanos, 3ª ed. Pearson 2014. FARIA, J. H. Economia política do poder. Curitiba: Juruá, 2004. LACOMBE, F. J.M. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005. MARRAS, J.P. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 13 ed. São Paulo: saraiva, 2009. SILVA,M. Estudos organizacionais : abordagem humanista. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2009. TAYLOR,F.W. Princípios de Administração Científica. Atlas S.A. São Paulo. 1995. ULRICH, D. et al. A transformação do RH: construindo os recursos humanos de fora para dentro. Traduzido por Heloísa Fontoura. Porto Alegre: Bookman, 2011.

15 OBRIGADA! julianaestaciorios@gmail.com


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