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SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO

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Apresentação em tema: "SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO

2 OBJETIVO: O desenvolvimento e a implementação do Sistema de Gestão Integrado da MCG tem como principal objetivo demonstrar, a todas as partes interessadas, a organização, os processos internos e suas inter-relações, os procedimentos documentados e demais sistemáticas adotadas pela MCG; atendendo aos requisitos especificados nas Normas ABNT NBR ISO 9001:2008, OHSAS e ABNT NBR ISO 14001: A abrangência do Sistema de Gestão Integrado implantado inclui as atividades / processos / gestão de risco relacionados à elaboração de projetos de engenharia multidisciplinar para segmentos da indústria.

3 Abordagem de Processos:
O modelo de Sistema de Gestão Integrado da MCG compõe-se basicamente:

4 Figura 2 – Interação de Processos Internos:

5 PROCESSO DE GESTÃO: Este processo compreende as seguintes macro - atividades: Avaliação da Satisfação do Cliente Tem por objetivo avaliar a Satisfação dos Clientes, conhecer e atender suas necessidades e expectativas. Para isso, são realizadas pesquisas de satisfação dos clientes, sendo os dados então analisados criticamente para tomada de ações, quando necessário. Manutenção e Melhoria do SGI Tem como função o desenvolvimento de atividades necessárias à manutenção e melhoria contínua do SGI, implementado na MCG. Inclui, entre outras, desenvolvimentos relacionados às Auditorias Internas (conforme descrito em procedimento), Controle de Documentos e Registros (conforme procedimento descrito) e Gestão de Não-Conformidades, Ações Corretivas e Ações Preventivas (conforme descrito em procedimento).

6 Responsabilidade da Direção:
Tem por objetivo assegurar a implementação, manutenção e melhoria contínua do SGI, através do estabelecimento da política, objetivos e metas organizacionais, análise crítica dos resultados do SGI, definições de ações estratégicas e disponibilização de recursos necessários. Estão contidas nessa macro - atividade as operações comerciais, inclusive aquelas relacionadas ao atendimento ao cliente, com análise crítica de seus requisitos e registro dos resultados de tais avaliações.

7 Requisitos de Documentação:
Os documentos relacionados aos processos, padrões de trabalho e procedimentos do Sistema de Gestão Integrado da MCG estão estabelecidos e aprovados de modo a assegurar a conformidade com os requisitos estabelecidos pela ABNT NBR ISO 9001:2008. O Sistema de Gestão Integrada implantado na MCG é composto pelos documentos apresentados a seguir, que envolvem todos os processos de trabalho da organização. MA Manual PL Plano PR Procedimento FR Formulário NR Notas de reunião Registros são considerados um tipo especial de documento e são tratados conforme Procedimento estabelecido.

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9 Missão, Visão e Compromisso
Missão Promover Soluções Integradas de Engenharia de forma a agregar valores ao empreendimento dos clientes, de forma sustentável para empresa e com qualidade e cumprimento dos prazos. Visão Ser reconhecida no mercado nacional de Projetos Industriais por ser um modelo de Qualidade e Gestão eficaz e diferenciado em todas as atividades. Compromisso Oferecer soluções integradas de consultoria, engenharia e gestão de projetos com qualidade, preço e prazo, atendendo as necessidades das partes interessadas.

10 Objetivos e Metas: POLÍTICA OBJETIVO META 1 Manter ações direcionadas para busca da satisfação das partes interessadas para o atendimento de seus requisitos, de forma sustentável para empresa; Ser eficaz nos seus processos internos de produção buscando otimizar o tempo e os recursos utilizados; Certificar a ISO e OHSAS em Setembro 2017 Ampliar as oportunidades de contrato oferecendo a melhor solução integrada para o Cliente. Entrar no ranking das 10 maiores empresas de engenharia de projetos do nordeste EM JULHO 2018. 2 Identificar e atender os requisitos legais e demais regulamentos aplicáveis às questões de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional; Atendimento a legislação Atender os cronogramas estabelecidos nos programas de segurança. 3 Manter continuamente ações voltadas à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho; Realizar ações voltadas a criação de um ambiene seguro e saudável. Estabelecer objetivos e metas que proporcionem a melhoria dos nossos índices de acidente e doenças do trabalho; 4 Contribuir, na medida do aplicável às suas atividades, com a prevenção da poluição; Buscar de forma sustentável uma produção com os princípios da Eco eficiência (produzir mais com menos); Aumentar a “reciclabilidade” dos resíduos sólidos gerados. 5 Melhorar continuamente seus processos internos, de forma a atingir os objetivos estabelecidos por seu Sistema de Gestão. Envolver nossos profissionais no sistema para que eles motivem-se em busca da melhoria continua; Atender os indicadores e metas especificos de cada contrato

11 Representante da Direção:
A Alta Direção da MCG será representada pelo profissional responsável pelo setor de QSMS, através de documento de nomeação. Este profissional, independente de outras atividades, tem responsabilidade e autoridade definida para: Assegurar que os processos necessários para o Sistema de Gestão Integrado sejam estabelecidos, implementados e mantidos; Relatar a alta direção o desempenho do Sistema de Gestão Integrado e qualquer necessidade de melhoria; Assegurar a promoção da conscientização sobre os requisitos do cliente e das partes interessadas em toda a organização.

12 Provisão de Recursos: A Direção da MCG assegura a disponibilização dos recursos necessários para manter e operar o Sistema de Gestão Integrado e assim atender aos objetivos da organização e aos requisitos dos serviços especificados no projeto. Com relação aos recursos de infraestrutura e Ambiente de trabalho: Infraestrutura – escritório adequado, mobiliário, telecomunicação, equipamentos de informática, reprografia e softwares. Ambiente de Trabalho – A MCG gerencia as condições do ambiente de trabalho necessárias para alcançar a conformidade com os requisitos definidos para seus serviços.

13 Recursos Humanos: Competência, Conscientização e Treinamento:
Todos os colaboradores da MCG são considerados profissionais competentes, qualificados com base em educação, treinamento, habilidade e experiência apropriada ao desempenho de suas funções. É mantida atualizada, na rede interna da MCG uma matriz de competência para funções que afetam a qualidade dos serviços prestados, descrevendo os requisitos mínimos por função, inclusive treinamentos requeridos, e as respectivas qualificações dos profissionais envolvidos.

14 REALIZAÇÃO DO PRODUTO:
Planejamento da Realização do Produto Plano de emergência: Programa de gerenciamento de resíduo:

15 Processos Relacionados a Clientes:
Determinação dos Requisitos Relacionados aos Produtos: Análise Crítica dos Requisitos Relacionados a Produtos:

16 Interfaces Técnicas e Organizacionais:
As interfaces técnicas e organizacionais entre os grupos (cliente/organizações externas/equipe MCG) que participam dos projetos são definidas e controladas com a finalidade de assegurar que as informações são corretamente documentadas, transmitidas e regularmente analisadas criticamente. A sistemática para gerenciamento das interfaces do projeto pode ser definida em procedimento específico do projeto.

17 Projetos e Desenvolvimento:
Planejamento e Controle de Projetos Entradas de Projetos Saídas de Projetos Análises Crítica de Projetos Elaboração dos Documentos dos Projetos Verificação de Projeto Autorização para Emissão de Documentos de Projetos Alterações de Projetos

18 AQUISIÇÃO: Hardware e Software: Produção e Fornecimento de Serviço:
Controle de Produção e Fornecimento de Serviços: Identificação e Rastreabilidade do Produto: Preservação do Produto: Controle de Produto Fornecido pelo Cliente: Controle de Equipamentos de Medição e Monitoramento:

19 MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA:
Medição e Monitoramento: Avaliação da Satisfação dos Clientes: Auditoria Interna: Medição e Monitoramento dos Processos / Análises de Dados: Medição e Monitoramento do Produto: Estatística mensal de acidentes: Melhoria Continua: Avaliação de Atendimento a Requisitos Legais e Outros:

20 Tratamento de Não Conformidades, Ações Corretivas e Preventivas:
A sistemática para ações corretivas inclui: Análise crítica das não-conformidades; Determinação das causas das não-conformidades; Avaliação da necessidade de ações para evitar recorrência da não-conformidade; Determinação e implementação das ações necessárias; Análise crítica das ações corretivas executadas.

21 A sistemática para ações preventivas inclui:
Definição das Não-conformidades potenciais e suas causas; Definição e implementação das ações necessárias; Registro dos resultados das ações executadas; A sistemática e as responsabilidades e autoridades para controle de não-conformidades e implementação de ações corretivas e preventivas está definida no Procedimento Tratamento de Não-Conformidades, Ações Preventivas e Corretivas (PR-MCG-QSMS-004).

22 RESPONSABILIDADES: Diretoria
Determinar e analisar criticamente Requisitos do Cliente; Estabelecer a Política e Objetivos, Metas e Programas; Indicar o representante da direção para as questões relativas ao SGI; Prever e prover Recursos necessários o bom desenvolvimento do SGI; Estabelecer diretrizes comerciais e gerenciais e divulgar aos responsáveis pelos contratos; Garantir a realização periódica de Análises Críticas pela Direção, contemplando entradas e saídas preconizadas nos padrões normativos.

23 Coordenador Técnico de Engenharia/ Coordenador de Engenharia
Coordenar, orientar, acompanhar e dar subsídios às atividades dos setores envolvidos com o projeto, em consonância com os seus responsáveis; Assegurar que os prazos e interesses do Cliente e da empresa sejam atendidos no projeto; Implantar e implementar o documentos específicos do projeto; Coordenar o fluxo de informações de interface interdisciplinar; Coordenar as atividades de engenharia do contrato em consonância com a Diretoria e responsáveis pelos Projetos; Consolidar e emitir o Relatório Mensal de Projeto, quando aplicável; Gerenciar, desenvolver, planejar e controlar a execução do projeto; Gerenciar as atividades relativas ao orçamento executivo de contrato; Representar a empresa junto ao cliente; Negociar com o cliente os serviços extracontratuais necessários para o desenvolvimento do contrato; Realizar a análise crítica da implantação do contrato; Estabelecer organograma de contrato e responsabilidades; Manter a alta direção informada do andamento e/ou de qualquer alteração substancial do projeto; Realizar análises críticas de projeto; Assegurar o cumprimento dos prazos contratuais.

24 Responsável pelo Arquivo Técnico
Coordenar e supervisionar as atividades de arquivo e controle de documentos gerados pelo projeto; Coordenar e supervisionar o arquivo e controle da documentação recebida do Cliente; Coordenar e supervisionar a distribuição interna e externa de toda a documentação emitida pela Gerência/Coordenação do Projeto; Coordenar o envio e resgate de documentos no Arquivo Inativo; Providenciar aquisição e controlar o empréstimo de literatura técnica.

25 Responsável pelo Planejamento
Apoiar a Coordenação de Projeto na adaptação, implantação e implementação do Planejamento e Controle do projeto; Elaborar e acompanhar o Cronograma do Projeto; Elaborar e acompanhar a EAP, quando aplicável; Elaborar e verificar a Lista de Documentos do Projeto; Elaborar o Relatório Mensal de Progresso; Verificar os desvios da programação e informar a Gerência de Projeto; Apoiar a Coordenação do Projeto no diligenciamento periódico das atividades (cronograma), junto aos lideres de disciplinas; Participar das reuniões de acompanhamento e reprogramação do projeto; Elaborar e controlar os documentos de cobrança de serviços;

26 Responsável pela Área de Informática
Analisar as necessidades de recursos inerentes à informática e prover suporte em tecnologia da informação, com ênfase em administração e segurança de rede; Atualizar e manter licenças de softwares, visando o perfeito uso dos mesmos; Garantir a realização do Backup dos dados dos servidores, respeitando a logística de armazenamento; Garantir a verificação contínua dos servidores, tanto hardware quanto software; Providenciar a criação e exclusão de contas de usuários; Providenciar a analise dos softwares, objetivando a melhoria contínua das ferramentas utilizadas;  Providenciar o atendimento aos usuários (desktop suporte).

27 Responsável pelo SGI Analisar os requisitos contratuais relacionados à Gestão do Sistema Integrado fornecidos pelo Cliente; Elaborar documentos específicos do projeto a partir dos subsídios fornecidos pela Gerência de Contrato; Emitir documentos do Sistema de Gestão específicos para o projeto e controlar a distribuição dos mesmos (quando aplicável); Orientar os usuários na aplicação dos documentos do Sistema de Gestão Integrado; Realizar auditorias internas no projeto e acompanhar a realização das auditorias externas; Acompanhar a implementação das correções / ações corretivas e preventivas das não- conformidades e incidentes detectados; Realizar, sempre que necessário, treinamentos em assuntos relacionados ao SGI; Relatar o desempenho do Sistema de Gestão, implantado no Projeto à Alta Direção da MCG para análise crítica; Assegurar que as atividades requeridas pelo Sistema de Gestão Integrado do projeto são planejadas, implementadas e controladas e seu progresso monitorado de acordo com o estabelecido nos referenciais normativos pertinentes;

28 Líderes Executar os serviços pertinentes à sua disciplina no prazo, custo e qualidade requeridos pelo projeto; Supervisionar, coordenar e rever os serviços dos profissionais de sua disciplina, em conformidade com as diretrizes da Gerência/ Coordenação de Projeto; Certificar-se de que as especificações do Cliente estão sendo obedecidas; Assegurar-se que o Sistema de Gestão Integrado implementado no contrato está sendo seguido na sua disciplina; Controlar os recursos aprovados para a sua disciplina; Certificar-se de que todos os documentos de sua disciplina estão sendo verificados antes da emissão; Aprovar os documentos técnicos produzidos por sua disciplina.

29 Responsável por Recursos Humanos
Coordenar e supervisionar processos de recrutamento e seleção; Coordenar e supervisionar a execução de todas as rotinas do departamento pessoal; Coordenar e supervisionar a gestão das ações de treinamentos técnicos; Providenciar documentação requerida junto com a medição dos serviços.

30 Organograma

31 Cadê esses documentos ? CAMINHO PARA AO SGI:

32 OU ACESSE NA INTERNET O LINK http://mcgengenharia.sytes.net:83/qsms/


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