ORGANOGRAMA.

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Apresentação em tema: "ORGANOGRAMA."— Transcrição da apresentação:

1 ORGANOGRAMA

2 A Qualidade na Estrutura Organizacional
Acredita-se uma empresa terá uma estrutura organizacional de qualidade, se os seus processos estiverem mapeados com objetividade, visando atender aos requisitos de seus clientes, independente do modelo organizacional que estiver adotando. Presidente CLIENTE Comercial Serviços Adm./Fin. Vendas Faturam. Revisão Mecânica Financeiro Administr. Vista Prazo Contas Caixa

3 Fatores a Considerar na Concepção Estrutural
Uma sólida sinergia interdepartamental; Uma abertura ampla e incondicional, junto ao macrossistema de informações; Clientes Sociedade Acionistas Empresa Fornecedores Concorrentes Bancos Sindicatos Governo

4 Fatores a Considerar na Concepção Estrutural
Privilegiar (em relação aos recursos e investimentos) as áreas que mantém contato direto com os clientes; Eliminar as atividades que não agregam valor para a empresa, terceirizando-as; Utilizar o benchmarketing para a concepção de um modelo de estrutura mais voltado para resultados do que para as funções; Aplicar o downsizing enxugando-a, tornando-a mais simples, ágil e interativa, e ainda, diminuindo os níveis de comunicação, facilitando a delegação de autoridade, ampliando os graus de responsabilidade, processando a melhoria contínua e, finalmente, garantindo a qualidade.

5 Fatores a Considerar na Concepção Estrutural
Colocar o cliente no topo da pirâmide organizacional “coman-dando” a empresa; Fazer da hierarquia apenas um referencial de coordenação e não uma “ditadura”; Fomentar a sinergia em todos os setores de modo que eles se esfor-cem e caminhem para um só objetivo, a satisfação dos clientes; Transformar os fornecedores em aliados, parceiros, respeitando suas obrigações para com eles; Ser competitivo e enfrentar com profissionalismo e honestidade os seus concorrentes; Valorizar os recursos humanos, motivando-os e desenvolvendo o espírito de equipe.

6 Metodologia para Avaliação de Estruturas Organizacionais - MAEO
1 Definição da Missão e do Negócio da empresa 6 Aprovação e implantação 2 Levantamento de dados e informações 5 Seleção da alternativa mais viável 3 Análise Funcional / Estrutural 4 Apresentação de alternativas

7 Definição da Missão e do Negócio da Empresa
Antes de iniciar qualquer trabalho de organização ou de reorganização de uma empresa, é indispensável que se defina em primeiro plano a sua missão e o seu negócio. Missão É a expressão que define e justifica a razão de ser de uma organização. Ex.: “Promover o ensino e a geração de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade justa.” Negócio É a síntese de uma proposta que uma empresa deseja oferecer aos seus clientes. Ex.: Ensino, pesquisa e extensão.

8 Trabalho de Organização Informações Básicas e Subsidiárias
Objetivos econômicos, financeiros, sociais e políticos de empreendimento; Mercado consumidor, local e global, e potencial dos concorrentes; Capacidade de investimentos e recursos disponíveis; Disponibilidade local de mão-de-obra qualificada e possibilidade de treinamento; Subsídios do governo municipal e estadual, incentivos fiscais e protecionismo do governo federal para os produtos a serem fabricados; Facilidades aduaneiras e meios de transporte para o escoamento da produção; Infra-estrutura física da cidade para construção da empresa e saneamento básico para os seus funcionários; Localização geográfica em relação a seus fornecedores / consumidores; Poder de mobilidade da classe sindical.

9 Trabalho de Reorganização Informações Básicas e Subsidiárias
Para um trabalho de reorganização, além das informações citadas no trabalho de organização, considerar os seguintes aspectos : Nível Externo ∴ Nível de aceitação dos produtos e serviços da empresa pelo mercado consumidor e o grau de satisfação gerado em seus clientes; ∴ Potencialidade de seus fornecedores; ∴ Capacidade tecnológica da empresa em relação aos seus concorrentes ∴ Posição em relação à competitividade no mercado local e regional; ∴ Posicionamento da imagem institucional da empresa.

10 Trabalho de Reorganização Informações Básicas e Subsidiárias
Nível Interno Perfil profissional dos seus recursos humanos; Capacidade de liderança de seu corpo gerencial; Eficiência do sistema de informações; Qualidade dos programas de desenvolvimento de pessoal; Política salarial em relação ao mercado de trabalho; Nível de produtividade atual versus pretendido; Grau de motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho; Ampliação da quantidade de parceiros e possibilidade de encampação de outras empresas; Possibilidade de crescimento físico.

11 GRÁFICOS DE ORGANIZAÇÃO E CONTROLE
ORGANOGRAMA GRÁFICOS DE ORGANIZAÇÃO E CONTROLE

12 ORGANOGRAMA Gráfico que representa a estrutura formal da organização num determinado momento Deve ser usado como instrumento de trabalho Requisitos: Fácil leitura Permitir boa interpretação dos componentes da organização Fazer parte de um processo organizacional de representação estrutural Ser flexível Há um grande número de técnicas de representação Estrutural, circular ou radial, funcional, estrutural-funcional, matricial

13 OBJETIVOS Demonstrar a divisão do trabalho
Dividindo a organização em frações organizacionais (partes menores) Destacar a relação superior-subordinado e a delegação de autoridade e responsabilidade Evidenciar o trabalho desenvolvido em cada unidade, detalhando: O tipo de trabalho desenvolvido Os cargos existentes Os nomes dos titulares Quantidade de pessoas por unidade A relação funcional além da relação hierárquica Facilitar a análise organizacional

14 BENEFÍCIOS E LIMITAÇÕES
Permite detectar: Funções importantes negligenciadas e funções secundárias com demasiada importância Funções duplicadas ou mal distribuídas Facilita o SIG e o fluxo de comunicação Auxilia a graduar trabalhos e tarefas e uniformizar cargos Auxilia a visualizar o todo organizacional, as necessidades de mudanças e o crescimento da empresa Limitações: Exibe apenas uma dimensão dos relacionamentos existentes entre indivíduos e as frações organizacionais Mostra as relações que devem existir e não a realidade existente

15 REGRAS GERAIS Deve conter nome da organização, autor, data e número.
Deve ser mostrada a referência de outros gráficos. Para análise, deve apresentar a estrutura existente. Cada função pode ser representada por um retângulo: Os retângulos devem conter os títulos dos cargos Se há necessidade do nome do ocupante, este deve aparecer fora do retângulo (ou dentro com letra de tipo diferente) Se o gráfico mostrar apenas parte da organização, deve haver linhas abertas para demonstrar continuidade.

16 SIGNIFICADO DOS COMPONENTES
Divisão horizontal do trabalho Autoridade e hierarquia (cadeia de comando) Unidades de trabalho (cargos e departamentos) Linhas de comunicação

17 ORGANOGRAMA ESTRUTURAL
Assessoria de Comunicação Presidência Assessoria Jurídica Diretoria de Produção Diretoria de Qualidade Diretoria de Recursos Humanos Divisão de Montagem Divisão de Recrutamento Divisão de Seleção Legenda: Autoridade funcional Unidade provisória

18 ORGANOGRAMA ESTRUTURAL Características
Técnica utilizada para representar a maioria das organizações No alto da folha, deve constar o nome da organização Linhas: A linha cheia é de autoridade (vertical) e de coordenação (horizontal) A linha tracejada ou pontilhada deve ter seu significado na legenda Deve ser feito por grupamento de unidades Das unidades maior hierarquia (direção) às de menor hierarquia (operacionais) Unidades de mesmo nível devem estar na mesma linha horizontal Em unidades do mesmo grupo, deve ser obedecida a ordem alfabética Autoridade funcional é a autoridade sobre uma função

19 ORGANOGRAMA Tipos Em Barras São representados por intermédio de longos retângulos a partir de uma base vertical, onde o tamanho do retângulo é diretamente proporcional à importância da Autoridade que o representa.

20 ORGANOGRAMA Tipos Em Setores (Setorial ou Setograma)
São elaborados por meio de círculos concêntricos, os quis representam os diversos níveis de autoridade a partir do círculo central, onde se localiza a autoridade maioe da empresa.

21 ORGANOGRAMA CIRCULAR OU RADIAL
Presidência Assessoria de Comunicação Assessoria Jurídica Diretoria de Recursos Humanos Diretoria de Qualidade Diretoria de Produção Divisão de Montagem Divisão de Recrutamento Divisão de Seleção

22 ORGANOGRAMA CIRCULAR Características
Pouco utilizado Suaviza a apresentação da estrutura Economiza espaço A autoridade é representada do centro para a periferia As linhas de autoridade ficam difíceis de serem identificadas Reduz conflitos entre superiores e subordinados Exemplos de organizações: hospitais, universidades (área acadêmica) Representação de estruturas mais complexas torna-se difícil Representação de muitos níveis hierárquicos torna-se difícil Pode utilizar letras e números para simplificar Necessita de legendas

23 ORGANOGRAMAS Tipos Organograma Linear de Responsabilidade – OLR
Possui um diferencial em relação aos demais organogramas pois sua preocupação não é representar o posicionamento hierárquico, mas, sim, o inter-relacionamento entre as diversas atividades e os responsáveis por cada uma delas.

24 DEPARTAMENTO DE PESSOAL
ORGRANOGRAMAS Tipos Informativo Apresenta um máximo de informações de diversas naturezas relacionadas com cada unidade organizacional da empresa. DEPARTAMENTO DE PESSOAL Adm.: João da Silva Código: 6754 Referência: Lotação: 21 Síntese da Atribuições: Processar o controle de férias Elaborar a Folha de Pagamento Recrutar e selecionar pessoal

25 ORGANOGRAMA Tipos Clássico (Vertical ou Retangular)
É o tipo de organograma mais completo e usual, o qual permite melhor entendimento da representação orgânica de uma empresa. Demonstra os órgãos de decisão, de assessoria, operacionais e o posicionamento hierárquico. Decisão Superior Assessoria Decisão Intermediária Decisão Intermediária Operacionais Operacionais

26 ORGANOGRAMA FUNCIONAL (tipo 1)
Presidência Manutenção Produção Tempos e Movimentos Legenda: Qualquer unidade voltada à execução

27 ORGANOGRAMA FUNCIONAL (tipo 2)
Presidência Administração Almoxarifado Compras Contabilidade Pessoal

28 ORGRANOGRAMA FUNCIONAL Características
Tipo 1: O funcionário não tem um chefe hierárquico imediato Assim que o funcionário conclui a tarefa, sua subordinação muda para o supervisor adequado à nova tarefa executada As ligações indicam uma subordinação temporária A subordinação à Presidência é hierárquica, é possível porém uma diretoria com dirigentes responsáveis por cada função na organização Tipo 2: Aplicado em organizações de pequeno porte Pouco verticalizada Poucos chefes para várias atividades

29 ORGANOGRAMA ESTRUTURAL Funcional
Presidência 1. Presidir as reuniões da diretoria 2. Aprovar compras de equipamentos 3. ... Assessoria de Comunicação 1. Analisar as estruturas de comunicação 2. Detectar problemas de comunicação Em alguns casos, substitui os manuais da organização Só pode ser elaborado por partes (ocupa muito espaço!) Retirando-se o prolongamento dos retângulos (as funções), converte-se no Organograma Estrutural

30 ORGANOGRAMA MATRICIAL
Presidência Diretoria de Projetos Diretoria de Produção Diretoria de Qualidade Diretoria de Recursos Humanos Projeto A Projeto B Legenda: Autoridade funcional

31 ORGANOGRAMA MATRICIAL Características
Resulta da estrutura tradicional mais a estrutura por projetos Contempla dois tipos de autoridade: funcional e hierárquica A autoridade maior é dividida entre a Presidência (cunho político) e o titular da área de projetos (cunho técnico) A sensação de “duas chefias” é permanente Permite maior mobilidade e flexibilidade que as outras, mas é mais difícil de implementar Difícil conciliar as duas estruturas Podem ocorrer atritos por questões de jurisdição

32 ORGANOGRAMA Técnicas para Construção
Representação dos órgãos 1. Assessores – ligados à linha 2. Assistentes – ligados ao órgão 2 Diretoria Diretoria Assessoria 1 (da pessoa) Assessoria (do órgão)

33 ORGANOGRAMA Técnicas para Construção
Linhas Tracejadas Para os órgãos que não existem formalmente ou deseja destacá-los, objetivando um estudo isolado. Manutenção Ônibus Tratores Caminhões Automóveis

34 ORGANOGRAMA Técnicas para Construção
● Os níveis superiores devem ser, discretamente, maiores que seus subordinados ● Para melhorar a estética usar a forma intercalada na elaboração do organograma clássico Diretoria Departamento Divisão Serviço Seção Setor

35 ORGANOGRAMA Técnicas para Construção
Representação das Linhas Órgãos de decisão – representada por linhas verticais Órgãos de assessoria – representada por linhas horizontais

36 ORGANOGRAMA Técnicas para Construção
Representação dos Tipos de Autoridade

37 ORGANOGRAMA Técnicas para Construção
Nível dos Órgãos 1º nível – órgãos deliberativos 2º nível – órgãos executivos 3º nível – órgãos técnicos 4º nível – órgãos operacionais Deliberativos Executivos Técnicos Técnicos Operacionais Operacionais Operacionais

38 ORGANOGRAMA Técnicas para Construção
Nomenclatura dos Órgãos Os órgãos que estiverem no mesmo nível hierárquico devem possuir a mesma nomenclatura. Professor: Solicitar aos alunos que elaborem o Guia de Estudo 3 (pág. 253 do livro)

39 RECOMENDAÇÕES FINAIS Além dos retângulos, podem ser usados círculos, retângulos com os cantos curvos e várias outras simbologias Esteticamente, deve-se buscar a simetria no diagrama Devem ser evitadas siglas e abreviações A linha de coordenação não deve ligar unidades diretamente O uso de nomes dos ocupantes dos cargos exigem constante atualização Durante a elaboração do organograma, podem surgir discrepâncias, provavelmente é a estrutura informal


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