A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
2012 2011 2010 2009 2008 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Em Sinergia com o Sistema de Gestão PARAISO

2 - Pode dizer-me que caminho devo tomar?
- Isto depende do lugar para onde você quer ir. - Não tenho destino certo. - Neste caso qualquer caminho serve. (“Alice no País da Maravilhas” - Lewis Carrol)

3 O PLANEJAMENTO NÃO DIZ RESPEITO A DECISÕES FUTURAS, MAS ÀS IMPLICAÇÕES FUTURAS DE DECISÕES PRESENTES
Peter Drucker

4 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
É um modelo de decisão, unificado e integrador, que: Determina e revela o propósito organizacional em termos de Visão, Missão, Valores, Objetivos, Estratégias, Indicadores e Táticas, com foco em priorizar a alocação de Recursos; Estabelece os domínios de atuação da Organização; Descreve as condições internas de resposta ao ambiente externo e a forma de modificá-las, com vistas ao fortalecimento da Instituição; Engaja todos os níveis da Organização para a consecução dos fins maiores.

5 MODELO de PLANEJAMENTO
1° Passo: Definição da VISÃO, MISSÃO E VALORES VISÃO: representa um estado futuro desejável da Organização MISSÃO: A Missão é uma declaração sobre o que a Organização é, sobre sua razão de ser. Serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas . VALORES: São idéias fundamentais em torno das quais a organização foi construída. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita. São elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na organização, contribuindo para a unidade e a coerência do trabalho.

6

7 MODELO de PLANEJAMENTO
1° Passo: Definição da VISÃO, MISSÃO E VALORES 2° Passo: Análise do Ambiente

8 MODELO de PLANEJAMENTO
2° Passo: Análise do Ambiente “ Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas” Sun Tzu

9 MODELO de PLANEJAMENTO
2° Passo: Análise do Ambiente É O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE FORÇAS, FRAQUEZAS OPORTUNIDADES e AMEAÇAS, QUE AFETAM A ORGANIZAÇÃO NO CUMPRIMENTO DA SUA MISSÃO

10 ANÁLISE DO AMBIENTE Forças (Pontos Fortes)
FATORES INTERNOS Forças (Pontos Fortes) Vantagens internas da organização Fraquezas (Pontos Fracos) Desvantagens internas da organização FATORES EXTERNOS Oportunidades Aspectos positivos do ambiente que envolve a organização com potencial de trazer-lhe vantagens Ameaças Aspectos negativos do ambiente que envolve a organização com potencial para comprometer as vantagens que ela possui.

11 ANÁLISE DA DIREÇÃO

12 PONTOS FORTES O CENÁRIO INTERNO TRAZ COMO PONTO FORTE UMA EMPRESA SÓLIDA, INVESTINDO EM TECNOLOGIAS, ATIVOS E PESSOAS, COM UM BOM AMBIENTE DE TRABALHO

13 PONTOS FRACOS O CENÁRIO INTERNO APRESENTA COMO PONTOS FRACOS: A CONCENTRAÇÃO NO AGRONEGÓCIO (SAZONALIDADE), ACIDENTES COM EMBARCAÇÕES, INTEGRAÇÃO COM AS TRIPULAÇÕES E EMPRESA, SALÁRIOS DOS EMBARCADOS, PROBLEMAS DE ERP E FALTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E POUCO CONTROLE DE RECURSOS

14 OPORTUNIDADES O SETOR FLUVIAL AINDA É POUCO EXPLORADO, O AUMENTO DO PETROLEO FAVORECE A NAVEGACAO, O SETOR TEM BARREIRAS DE MERCADO QUE IMPEDEM A ENTRADA DE NOVOS ENTRANTES, TEMOS ESTALEIRO PRÓPRIO, PODEMOS DIVERSIFICAR O CORE BUSINESS

15 AMEAÇAS SAZONALIDADE, MUDANÇAS CLIMÁTICAS, POUCO PODER DE NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES DE DIESEL E AÇO, CONCORRENCIA COM OUTRAS EMPRESAS DE NAVEGAÇÃO, PERDER COLABORADORES, CONCORRENCIA COM OUTROS MODAIS E NOVOS ENTRANTES

16 CENÁRIOS Limitações Alavancagem Problemas Vulnerabilidades
OPORTUNIDADES Limitações Alavancagem A M B I E N T X R O Problemas Vulnerabilidades AMEAÇAS AMBIENTE INTERNO PONTOS FRACOS PONTOS FORTES

17 ALAVANCAGEM USAR A SOLIDEZ E OS RECURSOS DA EMPRESA PARA EXPLORAR MELHOR O SETOR FLUVIAL, AMPLIANDO O CORE BUSINESS

18 PROBLEMAS A SAZONALIDADE ADVINDA DA CONCENTRAÇÃO NO SETOR AGRÍCOLA E A FALTA DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA PARA ATENDER A DEMANDA CRESCENTE (NOVOS ENTRANTES)

19 LIMITAÇÕES ESTÃO RELACIONADAS AOS PONTOS FRACOS, PORTANTO PARA SAIR DAS LIMITAÇOES DEVEMOS DIMINUIR: A CONCENTRAÇÃO NO AGRONEGÓCIO (SAZONALIDADE), ACIDENTES COM EMBARCAÇÕES, INTEGRAÇÃO COM AS TRIPULAÇÕES E EMPRESA, SALÁRIOS DOS EMBARCADOS, PROBLEMAS DE ERP E FALTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E POUCO CONTROLE DE RECURSOS

20 VULNERABILIDADES ESTÃO RELACIONADAS COM AS AMEAÇAS DO MERCADO, PORTANTO DEVEMOS NOS PREVENIR DE: SAZONALIDADE, MUDANÇAS CLIMÁTICAS, POUCO PODER DE NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES DE DIESEL E AÇO, CONCORRENCIA COM OUTRAS EMPRESAS DE NAVEGAÇÃO, PERDER COLABORADORES, CONCORRENCIA COM OUTROS MODAIS E NOVOS ENTRANTES

21 ANÁLISE DO AMBIENTE O Modelo das Cinco Forças de Michael Porter
A intensidade concorrencial de um setor depende de cinco forças básicas: 1- O número de concorrentes e a sua rivalidade em determinado momento 2- A entrada de novos concorrentes 3- O poder de negociação dos clientes 4- O poder de negociação dos fornecedores 5- O aparecimento de produtos substitutos

22 MODELO de PLANEJAMENTO
1° Passo: Definição da VISÃO, MISSÃO E VALORES 2° Passo: Análise do Ambiente 3° Passo: FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA

23 FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Consiste na determinação do curso de ações que possibilitará a realização da Visão Organizacional Oportunidades e ameaças Objetivos & Estratégias da Organização Onde a organização está hoje Estratégia Pontos fortes e fracos

24 MODELO ESTRATÉGICO

25 OBJETIVOS OS OBJETIVOS SÃO “O QUE” A ORGANIZAÇÃO
ESPERA OBTER PARA ATRAVÉS DE SUA MISSÃO, ATINGIR A SUA VISÃO

26 ESTRATÉGIAS AS ESTRATÉGIAS SÃO “O QUE É NECESSÁRIO FAZER” PARA A
ORGANIZAÇÃO ATINGIR OS SEUS OBJETIVOS

27 TÁTICAS AS TÁTICAS SÃO “COMO” FAZER PARA CUMPRIR
COM AS ESTRATÉGIAS DA ORGANIZAÇÃO

28 INDICADORES OS INDICADORES SERVEM PARA VERIFICAR SE AS ESTRATÉGIAS DA ORGANIZAÇÃO ESTÃO SENDO REALMENTE ATINGIDAS

29 INDICADORES

30

31 VANTAGENS DO MODELO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
EMBASADO COM AS TEORIAS MAIS ATUAIS E ACEITAS DE PLANEJAMENTO EMPRESARIAL “ESTADO DA ARTE EM GESTÃO” PRESENTE EM TODOS OS CURSOS DE GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO REQUISITO DO PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE - PNQ É EXIGÊNCIA DO PGQP CRITÉRIO 2 DO PQGQ Este critério examina como a organização define suas escolhas estratégicas e as desdobra em planos de ação para todas as áreas pertinentes, com o objetivo de dar sustentação às estratégias e conduzir a um desempenho cada vez melhor. Avalia também como a organização define um conjunto de indicadores que permitam acompanhar o seu desempenho.

32 VANTAGENS DO MODELO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTÁ TOTALMENTE ALINHADO COM A ISO 9001 E OHSAS VISÃO, MISSÃO E VALORES OBJETIVOS INDICADORES ESTÁ INCLUÍDO NA FERRAMENTA DE GESTÃO PARAISO

33 VANTAGENS DO MODELO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
INTEGRA OS COLABORADORES NA GESTÃO DA EMPRESA Envolvimento x COMPROMETIMENTO Maior participação de todos nos resultados. DÁ EMBASAMENTO AO BALANCED SCORECARD – BSC O BSC é nova abordagem para o planejamento estratégico desenvolvida no começo dos anos 1990 pelos Drs. Robert Kaplan (Harvard Business School) e David Norton O BSC co-relaciona os indicadores de modo a poder prever-se cenários O BSC alinha os indicadores com a Perspectiva Financeira da Organização.

34 INTEGRANDO PESSOAS AO SISTEMA DE GESTÃO
OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!! VR2 GESTÃO INTEGRADA INTEGRANDO PESSOAS AO SISTEMA DE GESTÃO

35 DÚVIDAS ??? ?


Carregar ppt "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google