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Planejamento Estratégico PDCA Raynayron Silva de Sousa Consultor Ad Hoc do GESPUBLICA.

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1 Planejamento Estratégico PDCA Raynayron Silva de Sousa Consultor Ad Hoc do GESPUBLICA

2 Análise do Ambiente externo Análise do ambiente interno Estabelecimento de objetivos e metas e a formulação da estratégia Declaração da identidade organizacional: MVV Elaboração de programas, projetos e planos de ação e seus orçamentos Execução Controle da execução e Reavaliação Análise DecisãoImplementação Modelo de Planejamento Estratégico BSC - Autores: Robert S. Kaplan e David P. Norton

3 Análise

4 Missão Para que nós existimos? O que fazemos Para quem Fazemos? Como Fazemos? Ex.: Criamos roupas, calçados e acessórios para um público jovem e de atitude, com alto padrão de qualidade.

5 “A equipe executiva deve lembrar-se constantemente dos fundamentos do que faz.” Visão Aonde queremos chegar? Deve ser orientada para o mercado Objetivo ousado Como quer ser vista pelo mundo? Definição de nicho Tem que ser mensurável Horizonte temporal Ex.: Estaremos entre as três maiores transportadoras de mercadorias e de pessoas da América do Norte até 2012.

6 Valores Em que nós acreditamos? “As pessoas precisam verificar o impacto desses valores na empresa.” Mantidos Igualdade Integridade Incorporados Credibilidade Inovação Resgatados Valorização das pessoas Ética Eliminados Responsabilidade Social Comprometimento

7 “Essa é minha identidade: Missão, Visão, Valores” Mas... Forças Em que internamente somos bons? Oportunidades O que há fora da empresa que possamos aproveitar para melhorar o desempenho? Ameaças O que pode influenciar de maneira negativa os resultados? Fraquezas Em que internamente precisamos melhorar? Como Estamos? S – Strenght: força W – Weakness: fraqueza O – Opportunities: oportunidades T – Threats: ameaças

8 Como os colaboradores nos enxergam? Como anda a Gestão? O que é importante para o cliente? E como está nosso Desempenho? ProduçãoTI RH Liderança Contabilidade ComprasFinançasMarketing Resultados Demanda pelos Serviços Prestados S – Strenght: força W – Weakness: fraqueza Análise Interna

9 Oportunidades e Ameaças EconômicaSocialTecnológicaAmbientalPolítica 5 Forças de Mercado FornecedoresClientes Rivalidades entre Concorrentes Novos entrantes Produtos substitutos O – Opportunities: oportunidades T – Threats: ameaças Análise Externa Michael Porter (1979)

10 Perspectivas/SWTOForçasFraquezasOportunidadeAmeaças Financeiro Clientes Processos internos Aprendizado e Crescimento Perspectiva BSC - Autores: Robert S. Kaplan e David P. Norton E consequentemente trará resultados Financeiros Que proporcionarão a satisfação dos clientes Para executar com excelência os processos estratégicos Capacitaremos nosso pessoal

11 Questões importantes... Qual nossa vantagem competitiva? Como competir melhor? Quais são os fatores críticos de sucesso? Quais são os processos- chave que promoverão diferenciação na estratégia?

12 Decisão

13 Estratégias Porter (1986) Liderança de Custo DiferenciaçãoFoco

14 Oportunidade s Ameaças Crescimento Manutenção Desenvolvimento Sobrevivência Análise Interna Predominância de: Análise Externa Predominância de: Pontos Fracos Qual postura adotar? Oliveira (2011) Força Oportunidade Ameaças Fraquezas Alavancar Problema Limitações Vulnerabilidade

15 Visão e Estratégia FINANCEIRA Para ter sucesso como devemos parecer para aos nossos investidores? PROCESSOS INTERNOS Para satisfazer os clientes, em quais processos devemos ser excelentes? APRENDIZADO E CRESCIMENTO Para sustentar nossa visão, como sustentar a habilidade de mudar e progredir? CLIENTES Para alcançar nossa visão, como devemos ser vistos pelos clientes Perspectiva BSC - Autores: Robert S. Kaplan e David P. Norton

16 Priorizar as decisões.. Matriz de Priorização ? G.U.T. ? para priorização de problemas Problemas GUTTotalPriorização Atraso na entrega do fornecedor 44311 2º Alto gasto com materiais de escritório 22154º Baixo índice de recompra entre os clientes 54413 1º Problemas disciplinares entre vendedores 32383º

17 PerspectivasObjetivosIndicadores Metas Iniciativas 1° ano2° ano3 °ano4° ano Finanças Aumentar lucro liquido Lucro liquido+20%---- Clientes Aumentar retenção de Clientes Giro de Cliente-25%--- Melhorar relacionamento com cliente Processos Prestar serviços pessoais responsivos Prazo de atendimento do pedido do cliente -30%--- Otimizar processo de atendimento Aprendizado e Crescimento Reduzir rotatividade Índice de rotatividade -20%---Investir nas pessoas

18 Mapa Estratégico

19 OrçamentosMapa Estratégico Recursos HumanosEquipe de Executivos Alinhamento da Estratégia Unidades de negóciosProcessosDepartamentos

20 Perspectiva Objetivo (o que será feito) Quem fará Quando Por que será feito Como será feito Quanto Custará MetaIndicador Plano de Ação...

21 Reuniões de análise e Promover melhorias Controlar Resultados Executar Agora é...

22 P Definir Meta Definir Métodos D Educar e Treinar Executar C Checar Metas X Resultados A Agir Ação Corretiva Ação Preventiva Método de Gerenciamento Adaptado de: Vicente Falconi  Identifique o problema  Planeje a partir de metas e ações  Capacite a equipe e execute os padrões  Acompanhe os resultados das metas por meio de indicadores  Tome um ação de melhoria

23 Definir objetivos desafiadores, horizontes de tempo específicos e comunicar a necessidade de mudança é uma das atribuições mais importantes da liderança... Robert S. Kaplan e David P. Norton


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