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A EXPERIÊNCIA DO ISEGI NO ENSINO DE GIS À DISTÂNCIA

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Apresentação em tema: "A EXPERIÊNCIA DO ISEGI NO ENSINO DE GIS À DISTÂNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 A EXPERIÊNCIA DO ISEGI NO ENSINO DE GIS À DISTÂNCIA
Marco PAINHO Miguel PEIXOTO Pedro CABRAL Novembro 2005 Miguel Peixoto

2 O que é o ensino à distância electrónico (EADE)?
Tópicos: Introdução O que é o ensino à distância electrónico (EADE)? O EADE na universidade O mestrado em C&SIG à distância Utilizadores e funções Comunidade Virtual de SIG A qualidade e o Mestrado em C&SIG Conclusão Miguel Peixoto

3 1. INTRODUÇÃO Programa de Mestrado e Pós-graduação em C&SIG integralmente disponibilizado via Internet desde 2002 (6ª edição em Setembro 2006). Aproveita o know-how adquirido em vários anos de ensino de SIG. Primeiro mestrado on-line atribuído por universidade portuguesa. Dirigido a pessoas que não podem ter acesso ao ensino presencial. Miguel Peixoto

4 2. O QUE É O ENSINO À DISTÂNCIA ELECTRÓNICO (EADE)?
Tira partido das novas tecnologias de informação. Definição “conjunto de metodologias e tecnologias que têm como objectivo a promoção do ensino e da aprendizagem através da utilização da Internet como dispositivo de mediação entre os intervenientes e de acesso a recursos “ Miguel Peixoto

5 2. O QUE É O ENSINO À DISTÂNCIA ELECTRÓNICO (EADE)?
Disponibilização de conteúdos multimédia com possibilidades de interactividade. Personalização da oferta de ensino. Inovação dos produtos educativos. Professor passa a ser um mediador de conhecimento. Miguel Peixoto

6 2. O QUE É O ENSINO À DISTÂNCIA ELECTRÓNICO (EADE)?
Alunos passam a ser participantes activos no processo de aprendizagem. Disponibilização da informação passa a ser realizada através de conteúdos em formato digital de maior interactividade. Salas de aula são substituídas por comunidades virtuais. Miguel Peixoto

7 2.1 Pontos fortes do e-learning
Redução global de custos. Atinge uma audiência que o ensino presencial não consegue atingir. Nº de estudantes chegando à universidade tem vindo a decrescer em Portugal. Produção de materiais pedagógicos consistentes por parte dos professores. Miguel Peixoto

8 2.1 Pontos fortes (cont.) Aprender em qualquer lugar e a qualquer hora. Criação de comunidades virtuais que partilham os mesmos interesses. A infra-estrutura tecnológica que suporta a plataforma é uma solução expansível. Miguel Peixoto

9 2.2 Pontos fracos do e-learning
Menor interacção entre estudantes e professores. Fontes de motivação para estudantes são reduzidas. Aprendizagem em grupo é mais difícil. A velocidade e custos de acesso à Internet. Pessoas sem qualificações tecnológicas são excluídas. Miguel Peixoto

10 3. O EADE NA UNIVERSIDADE Custos mais baixos de hardware, software e serviços de telecomunicações. Geração de pessoas mais familiarizada com computadores e Internet. Melhores acessos a computadores interfaces para os utilizadores. Universidades querem chegar a mais estudantes. Ensino ao longo da vida. Ainda existem preconceitos sobre este tipo de ensino. Miguel Peixoto

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12 4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA
5ª edições, mais de 160 alunos. 6ª edição, Setembro 2006. Utiliza o know-how adquirido ao longo dos anos no ensino de SIG; Pretende chegar a todas as pessoas geograficamente dispersas em Portugal, Brasil, PALP’s, Timor e todas as comunidades dispersas que falem português. Pretende atingir todas as pessoas que trabalham com SIG e queiram adquirir formação em C&SIG. Miguel Peixoto

13 4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA
1990 Seminário de SIG anual 1993 Parte de Sist. de Informação (Lic. 2 anos)/ SIG (Mestr.) 1995 SIG (Lic. 2 anos) 1998 Inf. da Est. e Gestão de Informação (Lic. 2 anos) 1999 Inf. da Est. e Gestão de Informação (Lic. 4 anos) 2000 Conceitos geográficos para SIG e SIG (Lic. 4 anos) 2001 Detecção Remota (Lic. 4 anos), SIA e ASDR (Mestr.) 2002 Mestrado em C&SIG (1ª e 2ª Edição) 2003 Mestrado em C&SIG (3ª Edição) 2004/5 Mestrado em C&SIG (4 e 5ª Edição) 2006 Mestrado em C&SIG (6ª Edição) Miguel Peixoto

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15 ESTRUTURA Mestrado C&SIG Disciplinas Módulos Exames Exercícios
Materiais Ferramentas Forum Bate-papo Ajuda Sessões síncronas

16 4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.)
2º Semestre Modelação em SIG Data Mining Geo-Espacial SIG nas Organizações Detecção Remota Aplicações de SIG II 1º Semestre C&SIG Dados Geo-Espaciais Bases de Dados Ciências Cartográficas Aplicações de SIG I Miguel Peixoto

17 4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.)
Módulo 1 Módulo 2 Módulo N Tema 1 Tópicos .... ..... Tema N Miguel Peixoto

18 4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.)
Características: Cada um trabalha ao seu ritmo. Exige auto-disciplina. Exige curiosidade e vontade de saber mais. Virado para a descoberta. Novidade absoluta em Portugal... e continua a ser. Exige capacidade de adaptação ao novo meio de comunicação.

19 4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.)
Fontes de informação para estudo Materiais Mestrado C&SIG / UNIGIS disponíveis para leitura e download. Leituras recomendadas nos materiais distribuídos. Materiais pesquisados independentemente pelos alunos.

20 4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.)
Avaliação Auto-avaliação (0%) – passagem de módulo. Avaliação (20%) – conteúdos + outras fontes. Trabalho / Projecto com discussão (80%) – seminário presencial.

21 4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.)
Carga horária: 750 horas por semestre. 14 horas semanais de estudo, acrescidas de mais 14 horas semanais para elaboração dos trabalhos para avaliação.

22 4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.)
Certificação e transferibilidade: Reconhecido em qualquer país da UE. Estruturação em ECTS. Possibilidade de o aluno realizar créditos noutras universidades.

23 Carga horária: 6,5 ECTS (European Credit Transfer System) - corresponde às seguintes horas de estudo: 90 horas leitura e estudo de documentos em casa e on-line. 8 horas interacção com o docente vias sessões sincronias na Internet, 4 sessões de duas horas. 4 horas auto-avaliação on-line 2 horas avaliação final on-line. participação no Fórum de discussão 30 minutos interacção individual presencial ou por método síncrono com o docente. interacção de grupo presencial ou por método síncrono com o docente. 50 horas elaboração dos trabalhos para avaliação

24 DE ONDE VÊM OS ALUNOS?

25 DE ONDE VÊM OS ALUNOS (5ª Edição)?
ALMADA 1 ALMEIRIM AMADORA AVEIRO BRAGA CAMINHA CASCAIS CASTELO BRANCO LISBOA 4 LOULÉ LOURES MONTEMOR-O-VELHO ODIVELAS OEIRAS PORTO 2 TAVIRA 1 TORRES VEDRAS 2 VILA NOVA DE GAIA VILA REAL FUNCHAL PONTA DELGADA TOTAL 26

26 DE ONDE VÊM OS ALUNOS DA 5ª EDIÇÃO?

27 DE ONDE VÊM OS ALUNOS?

28 QUEM SÃO OS ALUNOS? Formação: Profissão:
Arquitectura - Arquitectura Paisagista - Ciências Militares - Eng. Civil - Eng. Agrária - Eng. Agrónoma - Eng. do Ambiente - Eng. Electrotécnica - Eng. Florestal - Eng. Geográfica - Eng. Geológica - Eng. Informática - Eng. Silvícola - Eng. Zootécnica - Geografia - Ensino de Geografia - Biologia - Gestão de Empresas - Gestão de Recursos Humanos - Informática - Planeamento Regional e Urbano - Gestão e Desenvolvimento Social - Ordenamento dos Recursos Naturais Profissão: Empresas privadas – Organismos da administração central – regional e local – Ensino

29 5. UTILIZADORES E FUNÇÕES
3 PERFIS A. PROFESSORES B. ADMINISTRADORES C. ALUNOS

30 A. PROFESSORES Os docentes têm as seguintes tarefas:
Preparação dos materiais da disciplina. Realização de 4 a 6 sessões síncronas de 2 horas no início das aulas (uma por módulo). Responder aos s dos alunos num prazo de 48 horas (dias úteis). Estar presente nas 2 sessões presenciais anuais para a realização do seminário de defesa dos trabalhos. Interface semelhante ao do aluno.

31 B. ADMINISTRADORES O administrador dever realizar as seguintes tarefas: inscrição de alunos, suporte técnico e emocional, esclarecimento de dúvidas por , criação das disciplinas e publicação de materiais A gestão da plataforma que pode ser utilizada de forma remota via Internet.

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33 C. ALUNOS O aluno pode: Realizar os módulos das disciplinas através da leitura dos textos e realização dos exercícios; Comunicar com colegas e professores através das sessões síncronas, , “bate-papo” e do fórum; Visualizar e realizar download dos diversos materiais e aplicações.

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44 6. COMUNIDADE VIRTUAL DE SIG
Elo de ligação - SIG. Gerou uma nova comunidade (11+160) Todos os intervenientes (Professores e Alunos) passam a ser participantes activos no processo de aprendizagem. Existem semelhanças entre os relacionamentos interpessoais na comunidade virtual e no mundo real. Continuam a existir comportamentos colaborativos e não-colaborativos. Tendência para acentuarem esses comportamentos.

45 6. COMUNIDADE VIRTUAL DE SIG
MODOS DE INTERACÇÃO: ALUNO / PROFESSOR E ALUNO / ALUNO Sessão síncrona Fórum geral Fórum por disciplina Chat geral

46 7. A QUALIDADE E O MESTRADO EM C&SIG
A formação em ambientes de EADE depende essencialmente de cinco factores [Ryan et al 2000]: 1. Organização e gestão pedagógica (Professores) 2. Conteúdos e materiais dos cursos (Saber científico) 3. Motivação e empenhamento dos intervenientes no processo (Objectivos) 4. Acompanhamento tecnológico permanente (Ajuda e Sistema de interacção) 5. Avaliação dos alunos e dos cursos (Certificação). Miguel Peixoto

47 7. A QUALIDADE E O MESTRADO EM C&SIG
Qualidade desempenha um papel importante no sistema educativo do ISEGI. 40 alunos de 5 países diferentes na 1ª edição. Taxa de resposta de 65% (questionários enviados por ). Objectivo foi avaliar o grau de satisfação dos alunos. O ISEGI avalia anualmente todos os seus docentes. Miguel Peixoto

48 7. A QUALIDADE E O MESTRADO EM C&SIG
Miguel Peixoto

49 7. A QUALIDADE E O MESTRADO EM C&SIG
Miguel Peixoto

50 7. A QUALIDADE E O MESTRADO EM C&SIG
Miguel Peixoto

51 7. A QUALIDADE E O MESTRADO EM C&SIG
Miguel Peixoto

52 8. CONCLUSÕES Ensino ao longo da vida e e-learning são dois conceitos importantes para as universidades do século XXI. Estabelecimento de uma Comunidade Virtual de utilizadores de SIG. Resultados encorajadores com os questionários da 1ª e 2ª edição. Miguel Peixoto

53 8. CONCLUSÕES Certificação e transferibilidade correspondem às exigências da Sociedade da Informação. Estrutura de suporte e acompanhamento é fundamental. Não basta investir numa plataforma. A qualidade é a chave do sucesso. Miguel Peixoto

54 Miguel Peixoto

55 OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO !
QUESTÕES ? OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO ! Miguel Peixoto


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