A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Aula 6 – A Teoria Marxista e as Práticas de Educação Prof. Dr. Mauro Leão

2 Nesta aula iremos refletir sobre:
as relações entre a teoria marxista e a dinâmica cultural da sociedade. as relações entre os valores morais, as crenças, os princípios ideológicos e a base material da sociedade, na concepção de Marx; o conceito de alienação e suas relações com o projeto de educação sugerido por Marx.

3 KARL MARX E A SOCIOLOGIA
DA EDUCAÇÃO Karl Marx ( )

4 A LUTA DE CLASSES A presença de diferentes classes sociais nos diversos modos de produção, com interesses muitas vezes antagônicos, levou Marx a considerar a luta de classes como o motor das transformações da história humana. No capitalismo a duas classes predominantes são a burguesia e o proletariado.

5 Burguesia X Proletariado
Na sociedade capitalista, segundo Marx, este antagonismo de classes se daria entr Burguesia X Proletariado

6 Na visão marxista a consciência humana estaria ligada às condições materiais de vida, ou seja, às relações econômicas estabelecidas entre os homens. Em outras palavras o mundo das idéias, do conhecimento, das crenças seria influenciado, de forma determinante, por este mundo material representado pela produção e pelas diferentes formas de organização do trabalho social.

7 O CONCEITO DE ALIENAÇÃO
O trabalho na sociedade capitalista é considerado como algo sobre o qual o próprio trabalhador não possui nenhum controle. Este saber lhe foi expropriado num processo histórico, juntamente com os meios de produção. Este mecanismo é definido por Marx como alienação. Imagem retirada em site de pesquisa. 7 7

8 A IDEOLOGIA [Para a teoria marxista a ideologia seria] “o conjunto de proposições existentes com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe, tornando-se uma verdade absoluta e natural”. (Chauí, Marilena. O que é ideologia, São Paulo, Ed. Brasiliense, pg. 81).

9 DOMINADORES E DOMINADOS
De acordo com Marx, com a alienação no capitalismo o trabalho é percebido como algo fora de si, ou seja, que pertence aos outros. Para o autor, esta falta de consciência sobre o processo de organização da produção faz com que os trabalhadores formem uma falsa consciência, ou uma consciência invertida sobre sua própria realidade. Para a teoria marxista, no capitalismo, os dominados pensariam com a cabeça dos dominadores.

10 A EDUCAÇÃO NA INGLATERRA DO SÉC. XIX
A sala de aula tinha 15 pés de comprimento por 10 pés de largura e continha 75 crianças que grunhiam algo ininteligível (...) Além disso, o mobiliário escolar é pobre, há falta de livros e de material de ensino e uma atmosfera fétida exerce efeito deprimente sobre as infelizes crianças. Estive em muitas dessas escolas e nelas vi filas inteiras de crianças que não faziam absolutamente nada. E a isto se dá o atestado de frequência escolar; e esses meninos figuram na categoria de instruídos de nossas estatísticas oficiais. (Marx, Karl. O Capital, cap. XIII, item 9).

11 A EDUCAÇÃO PARA A TEORIA MARXISTA
Para Marx e Engels não existe educação em geral, ou seja, conforme o conteúdo de classe ao qual estiver exposta ela pode ser uma educação para a alienação ou para emancipação (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, pg. 49).

12 O INDIVÍDUO INTEGRALMENTE DESENVOLVIDO
Para Marx o objetivo das práticas de educação deveria ser o de romper com o processo de alienação, presente na sociedade capitalista. Segundo ele todos deveriam conjugar trabalho manual e intelectual e desta forma substituir o indivíduo com uma formação fragmentada por um outro integralmente desenvolvido.

13 A FORMAÇÃO INTEGRAL A análise das obras de Marx permite concluir que, para este autor, os conteúdos educacionais adequados devem contemplar três dimensões: uma educação intelectual, uma educação tecnológica e uma educação física.

14 Explorando o tema Karl Marx e a Educação (Prof. Dr. Antonio Joaquim Severino):


Carregar ppt "ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google