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ANALYTICS DRIVEN.

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Apresentação em tema: "ANALYTICS DRIVEN."— Transcrição da apresentação:

1 ANALYTICS DRIVEN

2 INTEGRANTES PARTICIPANTES ÁREA Rafael Garey Rafael Pastor
Digital Analytics & MKT Clound Ecommerce B2C

3 ANALYTICS DRIVEN RESUMO DO PROJETO Categoria Vice-Presidência
Projeto que conectou a área de e-Commerce B2C junto com a seção de Digital Analytics & Mkt Cloud para uma ambiciosa atuação no principal momento do ano das vendas nos canais digitais. Integrando objetivos de negócio na mensuração do comportamento end to end do usuário (canal digital, backoffice e estoque), o projeto conseguiu entregar o que prometeu: dashboards automatizados em realtime, com dados do digital (lead) e backoffice (vendas). Foram 10 visões em dashboards com indicadores que otimizaram e tornaram a operação mais inteligente. O resultado final foi a maior ação de Black Friday da história para a Vivo, superando a meta de vendas da Loja Online em 116% no mês. Categoria Vice-Presidência Big Data e Inovação Estratégia Digital e Inovação Período do Projeto Diretoria Outubro e Novembro de 2016 Diretoria de Experiência Digital

4 ANALYTICS DRIVEN Objetivo Resultado
Com o objetivo de possibilitar o acompanhamento da jornada do cliente end to end durante o período da Black Friday 2016, a seção de Digital Analytics da Diretoria de Experiência Digital planejou e executou o projeto ANALYTICS DRIVEN. A ação, que aconteceu nos meses de Outubro e Novembro de 2016, analisou o comportamento dos usuários no canal digital em realtime. Para isso, utilizou dashboards automatizados, possibilitando um acompanhamento próximo à ação, com a finalidade de gerar maior taxa de conversão e, consequentemente, mais receita. Resultado Dashboards automatizados, com 09 visões operacionais e com 01 visão gerencial, além de análises diárias durante todo o mês de Novembro e de hora em hora durante o final de semana da Black Friday. Estas entregas viabilizaram uma atuação mais eficiente e eficaz com: Redução do volume de hora/homem em 72%, considerando a media de hora/homem por dia; 3.736 vendas de aparelhos na Black November, volume 374% maior do que em 2015; Superação da meta de vendas em 116%.

5 ANALYTICS DRIVEN Causa que motivou o projeto Solução encontrada
O período da Black November, que se estende durante todo o mês de Novembro, é o período mais forte de vendas no e-Commerce B2C. Com a possibilidade de escalar as vendas online, a empresa precisa estar pautada por dados íntegros em tempo real, que apoiem os planos de ação e torne a operação eficiente. Estruturar ações baseadas em dados é fundamental para ajudar a atingir as metas estipuladas. Solução encontrada Para entregar uma solução sólida e bem estruturada, três pilares de atuação foram abordados: Visão end to end da jornada do cliente no digital: foram mapeados as oportunidades e gaps na mensuração do e-commerce, atuando no tagueamento do canal para possibilitar a mensuração pré-click (mídia) e pós-click (e-commerce). Integração dos dados de venda: além dos dados dos canais digitais, utilizamos uma ferramenta de desenvolvimento ágil de dashboards e integração de bases de dados (Data Studio – Google 360). Integração de dados de Estoque: a visão da disponibilidade de estoque foi essencial para alteração em tempo real das vitrines do e-Commerce, garantindo a venda e entrega do produto ao cliente.

6 ANALYTICS DRIVEN em 116% Principais Indicadores
VENDAS DE APARELHOS RECEITA TOTAL VENDA DE APARELHOS (R$) Resultado final foi a superação da meta mensal de vendas para o período em 116% 374% Redução de custo operacional: R$ R$ ,44 Formato em 2015 proporcionais para 2016 sem inovação: 960h Automação e integração possibilitaram a otimização da operação, se considerarmos a proporção dos dias de atuação, com redução de 73% em horas/homem, gerando uma redução de custo de R$ R$ ,44. 2015: 04 dias de operação manual com 128 h/h 2016: 30 dias de operação automatizada com 264 h/h

7 ANALYTICS DRIVEN INFORMAÇÕES ADCIONAIS
Os ganhos do projeto frente ao volume de vendas e receita, além da otimização da operação, foram alcançados por uma série de valores que devem ser replicados para as demais ações. A partir da gestão a vista e do acompanhamento diário dos indicadores, foi possível entender o comportamento do usuário para alterar, constantemente, as diretrizes operacionais, adequando-se ao cenário encontrado. Os dashboards permitiram a alteração de ofertas frente à procura dos usuários, troca das vitrines frente à disponibilidade de estoque e otimização de mídia para aumentar a taxa de conversão. Nas palavras de um dos principais stakeholders do projeto, Rafael Pastor, “o projeto facilitou o acompanhamento e a tomada de decisão, contribuindo para que tivéssemos a melhor Black Friday da história da Vivo”. Dados para acesso aos dashboards: Login: Senha: Gauge2017#

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