A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IFAL SATUBA CURSO TECNOLÓGICO EM LATICÍNIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IFAL SATUBA CURSO TECNOLÓGICO EM LATICÍNIOS"— Transcrição da apresentação:

1 https://sites.google.com/site/professoramorganna/
IFAL SATUBA CURSO TECNOLÓGICO EM LATICÍNIOS DISCIPLINA: NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PROFª Ma. TÁSCYA MORGANNA DE MORAIS SANTOS Nutrição e Dietética Disciplina de 40h. SIGAA

2 Introdução A disciplina Nutrição visa introduzir o aluno no estudo da nutrição, contextualizando a situação de nutrição dos diversos grupos populacionais no Brasil informando sobre a importância de uma alimentação saudável e os princípios de sua definição, nutrientes presentes nos grupos de alimentos e suas funções no organismo enfatizando a possibilidade do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis quando da sua ingestão inadequada.

3 Conteúdo Programático
Aula introdutória sobre conceitos de nutrição e contextualização da situação de segurança alimentar dos brasileiros; Cenário alimentar e nutricional da população brasileira; Guia alimentar da população brasileira; Seminários Avaliativos sobre carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais; Diferenças entre intolerância à lactose e APLV; Rotulagem Nutricional; DCNT e sua relação com a alimentação; Desnutrição Infantil – visita técnica; Temas atuais em Nutrição em forma de artigos científicos.

4 Metodologia de Avaliação:
Freqüência do aluno em atividades da disciplina; Apresentação individual/grupal de seminário sobre o tema sorteado; Estudos dirigidos passados durante leituras de artigos científicos; Avaliação escrita individual; Aplicação de uma avaliação de reposição- escrita e referente ao assunto perdido e será realizada no penúltimo dia de aula da disciplina no semestre. Avaliação final de semestre versará sobre todo o conteúdo da disciplina e será realizada no último dia de aula da disciplina no semestre.

5 Referência Bibliográfica Básica:
Material utilizado em sala de aula Cozzolino, Silvia Maria Franciscato. Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença. Manole. , 1ª edição, 2013. Phillippi, Sônia Tucunduva. Nutrição e Técnica e Dietética. Manole. 3° edição, 2014.

6 Normas de Organização Didática Portaria Nº 424, 15/04/2010
Seção IV: Da Avaliação nos Cursos de Graduação Art O registro do rendimento acadêmico nos cursos de graduação compreenderá a apuração da assiduidade e a avaliação do desempenho dos alunos em todos os componentes curriculares. Art. 71 – Serão obrigatórias, no mínimo, duas verificações de aprendizagem em cada componente curricular, durante o período letivo

7 Normas de Organização Didática Portaria Nº 424, 15/04/2010
Art. 72 – Tanto nos Cursos presenciais quanto nos Cursos da modalidade à distância, será concedida avaliação substitutiva, ao final do período, ao aluno que deixar de ser avaliado por ausência. § 1º - Será concedida apenas 01 (uma) avaliação substitutiva para cada componente curricular. § 2º - A avaliação substitutiva versará sobre o conteúdo programático referente à avaliação não realizada pelo aluno e ocorrerá no período previsto no Calendário Letivo.

8 Normas de Organização Didática Portaria Nº 424, 15/04/2010
Art. 73 – A frequência às aulas e demais atividades acadêmicas serão obrigatórias. § 1º - O controle da frequência contabiliza a presença dos alunos nas atividades programadas, das quais estará obrigado a participar de, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista no componente curricular. – 10 aulas.

9 Normas de Organização Didática Portaria Nº 424, 15/04/2010
Art. 74 – Para efeito de aprovação, são observadas as seguintes condições: I. Obter média semestral (MS), por componente curricular, maior ou igual a 7,0 (sete), e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento). II. Obter média final (MF) maior ou igual a 5,0 (cinco) e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular no qual foi submetido à prova final.

10 Normas de Organização Didática Portaria Nº 424, 15/04/2010
Art. 75 – A média semestral, por componente curricular, corresponderá à média aritmética das verificações de aprendizagem realizadas durante o semestre e será obtida através da equação.

11 Normas de Organização Didática Portaria Nº 424, 15/04/2010
Art Será submetido à prova final, por componente curricular, o aluno que obtiver média semestral maior ou igual a 4,0 (quatro) e menor que 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).

12 Normas de Organização Didática Portaria Nº 424, 15/04/2010
Art. 77 – A Média Final, por componente curricular, será obtida através da seguinte equação:

13 “ A educação faz um povo fácil de ser liderado, mas difícil de ser dirigido, fácil de ser governado, mas impossível de ser escravizado” Henry Peteri “ Não tenha pressa, mas não perca seu tempo” José Saramago


Carregar ppt "IFAL SATUBA CURSO TECNOLÓGICO EM LATICÍNIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google