A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Aula 1 – Evolução da Estratégia

2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESTA AULA
Compreender a importância dos conceitos de estratégia militar ao longo do tempo para a formação da estratégia empresarial. Entender o desenvolvimento da estratégia empresarial dentro do novo ambiente de negócios.

3 Reflexões Iniciais... Diante de tantas incertezas do mundo externo, principalmente depois do inicio do processo de globalização da economia, uma das palavras mais utilizadas no mundo empresarial é Estratégia. Os dirigentes estão percebendo a importância da análise e construção do futuro das empresas e instituições de quaisquer naturezas, estudando as estratégias empresariais a serem seguidas neste caminho.

4 Da Estratégia Militar à Estratégia Empresarial
Agora vamos conhecer o desenvolvimento da estratégia nos meios militares.

5 Vamos conhecer as reflexões do General Chinês Sun Tzu ?
Tem aproximadamente anos que o General Chinês Sun Tzu escreveu um livro denominado “A Arte da Guerra” cujo conteúdo trata da preparação de planos, da guerra efetiva, das manobras, da variação de táticas, do exército em marcha, do terreno, dos pontos fortes e fracos do inimigo e da organização dos seus exércitos. Muito autores e consultores transformaram as várias lições do general em versões contemporâneas.

6 Como Sun Tzu fazia a sua Análise Ambiental ?
O caminho Clima Terreno Doutrina E a Análise dos Potenciais e dos Recursos dos Adversários?

7 Também, vamos conhecer as reflexões do General Clausewitz ?
Um exemplo do ocidente de maior divulgação e estudos foi o livro “Da Guerra” do General Clausewitz. Desde a sua publicação é utilizado pelos estudiosos como manual de estratégia militar. Este general revolucionou a estratégia militar da época salientando que a tática envolve o uso de forças armadas no engajamento, enquanto a estratégia é o uso dos engajamentos com os objetivos da guerra.

8 O General Clausewitz primeiramente definia os seus objetivos...
Na área militar é imprescindível o Estabelecimento de Objetivos que devem ser alcançados. As operações militares são orientadas para atingir os objetivos traçados pelo alto comando militar. Esses objetivos são fragmentados em Objetivos Específicos e distribuídos ao longo da estrutura militar para planejamento das ações militares.

9 Depois aplicava os seus princípios táticos de guerra...
Principio da Ofensiva Principio da Manobra Principio da Massa Principio da Economia e dos Recursos Principio da Unidade de Comando Principio da Segurança Principio da Simplicidade

10 Como se deu a transição histórica para o ambiente empresarial ?
Os anos 60 do século passado foram os anos “dourados” do inicio do desenvolvimento da Estratégia. O seu conceito passou a ser associado ao que foi chamado de Planejamento Estratégico, Planejamento Empresarial, Planejamento Corporativo ou Planejamento de Negócios.

11 Definição de Michael Porter:
Estratégia competitiva são ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável numa indústria, para enfrentar com sucesso as forças competitivas e assim obter um retorno maior sobre o investimento.

12 Definição de Igor Ansoff:
Estratégia é um conjunto de regras de tomada de decisão em condições de desconhecimento parcial. As decisões estratégicas dizem respeito à relação entre a empresa e seu ecossistema.

13 Definição de Hamel e Prahalad:
Definem Estratégia como a construção do futuro, utilizando-se das competências essenciais da empresa. Uma empresa deve ser abordada como um conjunto de forças, capacidades e habilidades que podem ser reagrupadas e reutilizadas para criar novos negócios produtos e serviços capazes de antecipar desejos e necessidades.

14 Definição de Mintzberg:
Estratégia é uma força mediadora entre a organização e seu meio envolvente: um padrão no processo de tomada de decisões organizacionais para fazer face ao meio envolvente.

15 O Novo Ambiente Empresarial
Vamos conhecer o conceito atual de estratégia ? Captar e compreender os grandes cenários que estão se delineando para o futuro é tão vital para a Estratégia Empresarial quanto administrar os problemas do dia a dia. Dirigida sem um olho no amanhã corre o risco de ser apanhada de surpresa por transformações nos fornecedores, nos clientes, na competição, no ambiente como um todo, sem ter como reagir de forma eficaz. Conseguir “navegar” nas turbulências de curto prazo e enxergar as transformações mais amplas e consistentes que ocorrem no ambiente externo é algo essencial nos dias de hoje.

16 Formulação da Estratégia Empresarial
Agora vamos fazer a introdução do processo de elaboração da estratégia. As estratégias são formuladas com base na realidade identificada no diagnóstico estratégico e respeitando a visão, missão e fatores críticos de sucesso. A essência da formulação de estratégias consiste em lidar com a concorrência para consolidar uma vantagem competitiva. Verificou-se que a formulação de uma estratégia deve necessariamente ser baseada num inventário dos recursos disponíveis, no planejamento de sua utilização e na especificação de recursos ainda não disponíveis.

17 RESUMINDO... Compreender a importância dos conceitos de estratégia militar ao longo do tempo para a formação da estratégia empresarial. Entender o desenvolvimento da estratégia empresarial dentro do novo ambiente de negócios.


Carregar ppt "DISCIPLINA: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google